domingo, 31 de julho de 2011

“TENHA FÉ...”



Texto motivador: Gálatas 2. 16


Como que é interessante, observar a mudança de vida que Deus, através da vida de Jesus Cristo fez na vida de Paulo. Um homem que era extremamente perseguidor, acusador e também ajudou levar alguns homens e talvez algumas mulheres a morte, por causa do amor de Cristo e pelo que Cristo fez naquelas cidades e também na vida delas.
Paulo, sempre que podia, lembrava a sua antiga situação na época e também depois do seu encontro com Jesus Cristo. Ele que naquele momento estava a caminho de Damasco para perseguir mais cristãos e cristãs daquela região.
Em Gálatas, lemos e observamos o cuidado dele, em explicar a sua antiga situação e a que ele estava vivendo nessa época. Ele parou de agradar homens para agradar a Deus. Deus foi o seu foco, Deus foi seu sentido de vida, foi sua filosofia, foi o seu viver. De perseguidor foi perseguido, da vontade de prender as pessoas, foi preso por anunciar o amor e os cuidados de Deus, o amor e os ensinamentos de Jesus Cristo e os Dons do Espírito Santo. Ele não teve oportunidade de conhecer Jesus Cristo pessoalmente, mas ouviu a voz de Cristo e levou os ensinamentos e os cuidados de Cristo por onde passou. Pois ele teve a oportunidade de aprender e principalmente ouvir mais sobre a vida de Cristo Jesus junto aquelas pessoas.
Paulo, não ficou parado em Jerusalém para anunciar as mensagens de Cristo. Era muito cômodo ficar lá, pois ali já estava tudo preparado, as pessoas tinham mais acesso aos apóstolos e estavam na fonte, pois ali já havia um grupo que estava seguindo a filosofia de vida e ensinamentos de Cristo, através da vida e dos ensinamentos dos apóstolos que ali ficaram e evangelizaram. Paulo foi um missionário itinerante e incansável nas suas jornadas e pregações. Assim como João Wesley, o homem que incansavelmente saia para pregar às boas novas às pessoas que estavam distantes, e que também não tinham acesso a igreja e principalmente de ouvir a palavra de Deus.
Voltando sobre o texto de Gálatas, ele escreveu esta carta para a igreja de Galácia, pois ali existia um grupo de pessoas que estava acusando o apostolo Paulo de falsos ensinos. Essas pessoas eram mestres judeus. Pois eles tinham a convicção que só eram salvos as pessoas que eram obedientes as leis mosaicas. Tinham a certeza que a fé em Cristo, só era valida se obedecer à lei acima de tudo. O judaísmo eles tem muito isso na sua vida e doutrinas. Ser obediente a lei até o fim. Através disso a sua salvação é garantida e eles podem ficar despreocupados.
Paulo, com a sua sabedoria que veio do alto e não por homens, como ele mesmo gostava de dizer. Explicou o sacrifício de Jesus Cristo por nós. Seu sacrifício foi para os meus e os seus pecados. E ele quer que você reconheça isso na sua vida e também no seu ministério.
Certas leis eram validas e procedem para a caminhada de respeito e justiça diante de uma situação. Porém outras eram de práticas duvidosas e não combinavam realmente com os propósitos de Deus. Jesus lutou muito contra essas leis.  Foi perseguido e morto pelos seus opressores.
Ele como nos foi ensinados, não veio para acabar com as leis da época, mas sim de dar um sentido diferente e colocar mais amor em seus atos. Assim, foi com Paulo. A sua preocupação era de continuar o sentido do sacrifício de Cristo por nós.
As pessoas que viviam em Galácia acreditavam que poderiam ser salvas obedecendo à lei, porém Paulo nos ensinou também que era para nos guiar no sentido da fé. Temos que reconhecer que a lei de Deus é na verdade para nos levar a uma vida mais santa e agradável diante da sociedade e de Deus também.
Paulo citou Abraão pela sua fé. Abraão é na verdade o grande exemplo de fé pelo ouvir. Saiu de sua terra e acreditou cegamente nas promessas de Deus... Este homem que realmente pela fé saiu da sua terra e foi para a terra que Deus lhe mostrou e lhe prometeu. Isso é fé, isso é obediência, isso é a certeza que Deus estava com ele.
Já observamos e também tivemos oportunidades de conhecer homens e mulheres que acham que vão ser salvos e salvas pelas obras. Mas sabemos que sem fé, nada adianta. Fé e lei, na verdade elas podem e caminham juntas sim. Mas sempre observando e interpretando de maneira que, não deixa você contra Deus. Mas principalmente o cuidado de querer pensar em cima dos pensamentos d`Ele e de fazer julgamentos contra o próximo. Pois quando eu e você nos baseamos muito pela lei, na verdade você pode estar fazendo um julgamento injusto com você mesmo e também com o outro.
Os judeus se consideravam um povo exclusivo de Deus. Mas Jesus veio por todos, judeus e não judeus os chamados gentios. Isso causava um alvoroço nas cabeças dos judeus. Pois como podia Deus amar essas pessoas que não praticavam e não se baseava pela lei mosaica.
Queridos amados e amadas de Deus...Quero deixar claro para cada um de vocês que, a Salvação não pode ser ganha por boas obras, escolas sábias ou trabalho árduo. Isso não pode ser uma troca com Ele. Mas a salvação é um presente da Graça de Deus e quando alguém crê em Jesus Cristo que é Filho de Deus e colocamos a nossa fé Nele (Bíblia de estudo Plenitude – Pg. 1509).
Quando aceitamos Jesus Cristo, automaticamente mudamos de vida... As leis e a observâncias delas ficam claras para cada um de nós. A fé é à base da certeza do Amor de Deus por mim e por você. Seu cuidado também fica claro com isso também.
Jesus Cristo e Paulo, eles entenderam muito bem que a fé é importante para a caminhada com Deus.
Tenha fé meu irmão, tenha fé minha irmã. Pois Ele quer o seu melhor. Anda nos caminhos em que Ele quer que você vá. Assim como Abraão obedeceu a Deus, sem lei. Siga a Deus verdadeiramente pelo seu amor e cuidado.
Somos justificados pela fé por que o que importa é a nossa fé em Cristo Jesus. Pois tudo que Ele fez e nos deixou, foi para honrar o nosso Deus. Por que Ele se preocupa comigo e com você também.
E quer que você saia de uma situação de escravo que pode ser do:
·        Medo
·        Da corrupção
·        Da ignorância
·        Da arrogância
·        Da covardia
·        Da falta de entendimento
Nesta noite quero lembrar cada um de vocês que a promessa de Deus está sobre a sua vida também. Saber que está na presença de Deus e saber que vamos ter dificuldades também. Mas estar com Ele é melhor do que sem Ele. Pois a caminhada fica mais fácil, os fardos são mais leves...
Falar de Deus e de Jesus Cristo, muitas vezes de deixa cansados, oprimidos e inquietos. Mas as perseguições quase sempre de deixam chateados. Tenham argumentos pela a palavra de Deus, pelos seus ensinamentos e pela doutrina correta e sadia.
Deus ama seu povo...  Pois o que precisamos d`Ele é o seu amor, o seu cuidado, seus olhos sobre nós.
Que nesta noite o Espírito Santo de Deus, venha nos ajudar a ser mais sensível a sua voz. Que o sacrifício de Jesus Cristo pelos pecados que circulavam nos corações humanos e principalmente no coração de Paulo. Possam realmente nos trazer a memória tudo o que foi feito para que hoje possamos estar aqui hoje.
Seja obediente, seja observador e seja humilde diante de Deus. Paulo foi e entendeu o sacrifício de Jesus Cristo depois do seu encontro tremendo com Ele. Jesus mudou a vida de Paulo e Paulo mudou a vida de muitas pessoas também.
Seja um defensor de Deus e de Jesus Cristo, fala e ensina a verdade d`Ele para as pessoas que lhe cercam. Pessoas estão precisando ouvir da palavra e salvação de Deus. Tenha fé no ministério que Deus lhe deixou. Mesmo com toda dificuldades e perseguição, creia na sua transformação e na mudança que Ele causou em você.
Paulo como foi lembrado, sempre gostou de lembrar a sua antiga face e gostava de mostrar a sua nova face. Mesmo questionado, ele ensinou as comunidades por onde passou com sabedoria.
Deus quer de usar... Se por um acaso você observar alguns dos seus filhos a se desviarem da sua presença, seja um instrumento na vida dessa pessoa. Deixa o Espírito Santo agir na sua vida agora. Tenha fé em Deus, tenha fé em Cristo e tenha fé no Espírito Santo de Deus.  Pois devemos amar o próximo como a nos mesmo.
Esse foi os mandamentos de Cristo “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. Nunca esquecer isso. Amar as pessoas e respeitar os limites de cada um.
Porém tem que haver na sua vida fé. Não perca isso na sua vida. Acredita nos dons e na alegria que Ele colocou em você. Pois a palavra na verdade ela tem que ser uma boa noticia e não uma má noticia. Por que com fé podemos mudar a nossa vida e também o mundo. Que a mudança que Ele e Jesus Cristo causaram em Paulo, possa causar em nós também. Deus seja louvado em Nome de Jesus seu Filho Amado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário