sexta-feira, 1 de agosto de 2014

CONQUISTANDO PELA FÉ E PELA HONRA


Texto Bíblico Motivador: Josué 1. 8 – 9

Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

 
 
INTRODUÇÃO:
 
Como sabemos, Josué era chefe da tribo de Efraim... Foi nomeado por Moisés para ir à conquista da terra de Canaã. Nome antigo da Palestina, terra do cananeus. Josué foi conhecido como o corajoso espião devido a sua valentia e postura mediante a um pedido de seu líder Moisés que pediu para ele e mais onze chefes de tribos espiarem uma terra que Deus já havia prometido a dar para eles.

Porém, dos dozes que foram enviados, dois voltaram empolgados e dez desaminados com a situação que eles viram naquela terra. Ou seja, os dez voltaram dizendo que a terra é cheia de dificuldades e de gigantes. E ainda vieram dizendo o seguinte: Que eles não poderiam atacar aquela nação, pois era mais forte do que eles (Cf. Números 13. 31). Esses homens se sentiram como gafanhotos. Sabendo o seguinte: Que algumas espécies de gafanhotos eram usadas como alimentos. E ai fica uma observação, além de se sentirem derrotados, ainda tinha medo de ser comidos. Os feches dessas tribos, estavam com medo de ser mortos e comidos pelos gigantes da terra.

Entretendo, Josué e Calebe chegaram com uma perspectiva diferente: Eles disseram que poderia tomar aquela terra. Que Deus, que tudo fez e tudo faz, estava com eles e com toda a certeza iria com eles para a batalha...

Por certo, uma coisa fica muito clara para cada um de nós aqui nesta noite. O avanço espiritual requer fé.


DESENVOLVIDO:

Sendo assim, observamos algumas atitudes de Josué e algumas características da sua vida e ministério... Não foi fácil para Josué assumir a responsabilidade de levar o povo para conquistar a terra. Ele estava compreensivelmente amedrontado, dominado pelo medo, incerteza e por tudo que envolvia ser um líder.

Logo Deus entrou na historia e aqueceu o coração de Josué dizendo para ele: Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

Foi assim que Deus agiu com ele e é assim que Deus quer agir nesta noite... Vamos ser fortes e corajosos, o SENHOR Nosso Deus está conosco! Amém. Pois, Ele é Deus de milagres e de conquista...

Josué descobriu que a verdadeira coragem vem de Deus... É confiar em Deus... E ter maturidade total e se entregar aos sonhos e projetos que Deus sonhou para ele. Quando ele entendeu isso, creio que veio a sua memoria as mãos do seu líder Moisés, quando transferiu para ele, sabedoria necessária para liderar o povo.

E durante 25 anos de liderança, segundo pesquisadores e estudiosos da Bíblia Sagrada, ele viu um rio secar, muralhas ruírem, o sol ficar parado e ainda conquistar mais de trinta reinos. Que líder, que homem, que espetáculo Deus fez através da vida desse homem que simplesmente obedeceu e escolheu crer.

Preste atenção numa coisa: Prepara-se para uma conquista vindo do Eterno para sua vida e ministério. Não importa se você tem vinte, trinta ou setenta anos de vida ou ministério. Deus precisa de você e quer você ainda na batalha para salvar vidas e conquistar territórios para eles.

Não desvalorize todo esforço e dedicação vinda de Deus e também do seu líder espiritual investiu em você nesses anos todo... Talvez, você hoje se encontra na posição daqueles dez que foram ver a terra e voltaram desaminados... Porém, vale a pena lembrar que não era qualquer um que era levantado como chefe de uma nação. Para receber esse titulo você tinha que ser um herói na sua tribo.

Ei! Preste atenção, você é um herói na sua igreja.

Você é um valente.

Você é forte e corajoso.

Josué teve sucesso na sua vida e ministério por causa desses princípios:

Honrava a Deus
 
Honrava seu líder
 
Conhecia a Palavra de Deus
 
E vivia a Palavra de Deus

Hoje como cristãos, devemos ser forte no SENHOR e também ser forte Através do Seu Filho Jesus Cristo e também ser forte através da Ação do Espirito Santo em nossas vidas... Eles são à base da nossa força e coragem... Uma vez que, nossas mentes são vocacionadas, nossos pensamentos já são consagrados, Deus nos fez nascer de novo para uma nova direção e uma nova conquista.

Deus ensinou algo tremendo para Josué... Para ter sucesso na conquista, Josué precisava ser:
 
Ser forte e corajoso porque a tarefa que Deus tinha para ele não era fácil.
Obedecer aos ensinamentos d`Ele.
Ler e estudar constantemente o Livro da Lei – A Palavra de Deus.
 
Vamos seguir esses passos... Vamos voltar à essência do primeiro Amor. Talvez não vamos ter o sucesso que o mundo a cada dia e momento tenta induzir na nossa mente e também no nosso coração... Mas, quando seguimos o principio que Deus deu para Josué, com certeza e creio que aos olhos de Deus seremos uma bênção. Glória a Deus e Aleluia.


CONCLUSÃO:

Objetivo desse sermão é que saímos daqui encorajados a prosseguir na fé e continuar conquistando território para o Senhor Jesus... Seja fortalecido pelo Deus da Palavra e pelas Suas promessas... Continue valorizando tudo aquilo que você aprendeu na sua caminhada de fé e ministério. Que possamos sair daqui com a certeza de quatro conceitos: Manejando bem a Palavra de Deus
 
1- O falar, que é natural àquele que medita na palavra.
2- O meditar, que é natural àquele ama a palavra.
3- O obedecer, que é natural àquele que ama, medita e fala a palavra.
4- O ser bem sucedido, que é natural àquele que obedece ao chamado e a Palavra de Deus, através do Seu Filho Jesus Cristo...
 
 
Que o Eterno venha trazer clareza e entendimento ao nosso coração. Pois, você é um conquistador e Deus precisa de você. Amém, amém e amém.


Frase motivacional: A honra, embora seja uma virtude quase extinta nos tempos no século XXI, este conceito ainda tem poder de nos comover. (John Bevere)
 
Pastor Anderson Magno - Ministração do Culto da Sociedade Metodista de Homens - Distrito de Barra Mansa


Nenhum comentário:

Postar um comentário