sábado, 21 de março de 2015

OS IMINIGOS DE DEUS

Texto Motivador:

Primeira Epístola a Timóteo 1. 12 – 17 diz assim: Sou agradecido para com aquele que me deu força, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me julgou fiel, tomando-me para o seu serviço, a mim que outrora era blasfemo, perseguidor e insolente. Mas obtive misericórdia, porque agi por ignorância na incredulidade. Superabundou, porém, para mim, a graça de nosso Senhor, com fé e o amor que há em Cristo Jesus. Fiel é esta palavra e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. Se me foi feita misericórdia, foi para que em mim primeiro Cristo Jesus demostrasse toda a sua longanimidade, como exemplo para quantos nele hão de crer para a vida eterna.  Ao Rei dos séculos, ao Deus incorruptível, invisível e único, honra e gloria pelos séculos dos séculos. Amém!
           
Esse texto que acabamos de ler fala um pouco sobre o ministério de Paulo e como que começou a boa obra em sua vida. Todos aqui eu creio, sabe um pouco sobre a história de Paulo!

           Paulo antes do seu encontro com Cristo era um homem perseguidor de cristãos e cristãs. Surgiu dentro dele, uma vontade louca e absurda de seguir aqueles e aquelas que não andavam de acordo com a sua doutrina ou lei. Pediu para os sumos sacerdotes da época que lhes descem permissão para seguir os que eram do caminho (pois assim eram conhecidos/as todos aqueles/as que aceitaram e caminhou pelos ensinamentos que o Nosso Senhor Jesus Cristo deixou).

            Paulo ao conversar com um jovem discípulo dele, chamado de Timóteo que era companheiro de trabalho e auxiliar mais querido do Apóstolo em Éfeso. Esse jovem era considerado um dirigente da igreja em Éfeso. Ou seja, um Pastor, um líder que andava e seguias as ordens de Paulo e seguia principalmente a lei de Deus e os novos ensinamentos que através de Jesus Cristo, mudou toda uma geração.

            Essa leitura é atual para as nossas reflexões e caminhada de fé... Hoje estamos percebendo várias doutrinas, ensinamentos, palavras, estudos, reflexões, canções e até mesmo sermões bem elaborados e organizados que não levam a lugar nenhum.

            Digo isso por quê? Deste do inicio do evangelho, já havia homens e mulheres que faziam varias interpretações sobre o Novo Movimento que estava surgindo “cristianismo”... Mas, da mesma forma, estava surgindo no meio da comunidade de Éfeso certas doutrinas e ensinamentos errados sobre como as pessoas deveriam se comportar.

Os chamados gnósticos, ou seja, relativo à ação de conhecer, ter conhecimento, conhecer à ciência e à sabedoria.

            Os falsos mestres ou gnósticos que o Apostolo Paulo se referia a Timóteo dizia o seguinte: Que não podia comer certos alimentos e casar era errado... Amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus... Ainda hoje, percebemos homens e mulheres ensinando e falando coisas que não é a verdade de Deus. Sobre a questão dos alimentos, dos casamentos, de comportamentos, de usos e costumes.

            Conduto essas ideias e pensamentos se baseavam na seguinte historia... Que a salvação se alcança por meios de certas verdades secretas que somente poucas pessoas podem aprender e que o mundo material é mau...

            Amados/as quando Deus nos chamou... Ele nos chamou para uma nova vida. Uma vida de intimidade e caminhada com Ele. Aprender sobre Ele e entender Seus ensinamentos e mandamentos para que possamos combater os inimigos de Deus que se levante diariamente ao nosso redor e derredor. Ou seja, no nosso meio, existem pessoas que estão ao derredor dele para nos tirar do foco que é caminhar com Cristo Jesus.

            Paulo foi um homem que focou Cristo... Caminhou segundo os ensinamentos que lhe foi ensinado e que ao passar do tempo, foi digno de ensinar, fez novos/as discípulos/as, e  mostrou como caminhar numa direção correta no Reino de Deus.

            Paulo combateu todos os combates que os inimigos de Deus se levantaram contra a sua vida e também ministério... E cabia a ele a fortalecer a comunidade de Éfeso naquele momento, onde estava aparecendo essas doutrinas mentirosas e exclusivistas... No meio dessa comunidade, se levantaram pessoas que se acharam que já eram mestres e sábios. Que conheciam mais e por isso, se desviou da presença do Espirito Santo.

            Pois, começaram agir pelas suas razões, pelas suas verdades, pelas suas cabeças e também pelo seu coração. Existe uma frase que diz assim: A boca fala do que está cheio o coração.

Entretanto, vale a pena lembrar que o coração (representava no Antigo Testamento simbolizava a razão), mas, não era a razão de Deus... Pois, Deus não queria separação do seu povo, não pediu pelo menos nesta passagem que homens e mulheres não se casassem e que nem se alimenta-se com certos alimentos.

Podemos perceber que essas pessoas, saíram da visão e da direção, daquilo que estava sendo ensinado e compartilhado junto aquela comunidade de Éfeso.
            E eles, aquelas pessoas que se desviaram do “caminho” foram julgados pelo Apostolo que disse o seguinte: Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em loquacidade frívola, ou seja, que ou o que age incoerentemente, que ou quem se mostra inconstante, volúvel.

            Existem pessoas que não ensinam e nem falam em nome de Deus... Inventam coisas e lê coisas absurdas do Reino de Deus. E por isso amados e amadas temos que permanecer preparados/as pelos falsos ensinos e doutrinas.

            E Deus pede para cada um/a de nós para abrir os nossos olhos... O que tem entrado na nossa “casa” no nosso “coração” na nossa “mente”? O que estamos lendo? Ensinando para os nossas crianças, jovens, homens e mulheres? Qual é o nosso foco? Qual é o nosso caminhar?  Para onde queremos ir e chegar? São perguntas que não querem calar dentro de nós.

            Amados/as irmãos e irmãs em Cristo Jesus... Não deixe que acusadores levantem os dedos e te acusam pelo seu passado. Paulo deu o seu exemplo e não tinha vergonha de contar quem era e depois de um encontro com Cristo quem ele se tornou.

            As grandes obras e serviços para o Reino de Deus... Vamos prestar atenção na nossa vida espiritual. Lendo a Bíblia, ouvindo músicas que edificam e adorações que exalta ao Nosso Rei e Senhor.

Considerações finais:

            Amados/as... A Primeira epístola do Apostolo Paulo a Timóteo, não serve só para nós que é lideres da nossa comunidade de fé. Mas, cabe a toda a igreja local. Pois, somos responsáveis pela a pregação do evangelho em Caieiras, somos evangelistas do SENHOR aqui neste lugar.           

Existem homens e mulheres que querem vê em nós... As mãos de Deus, os Olhos de Deus, o Cuidado de Deus e principalmente o Amor de Deus. Por que o SENHOR quer homens e mulheres que pregam a verdade, ensinam a verdade, que mostram a verdade pura e verdadeira.

As pessoas não querem ser enganadas... E aquelas/es que estão se deixando enganar, estão saindo da igreja, estão saindo da presença de Deus, esquecendo de Jesus Cristo e da obra que o Espirito Santo tem para eles/as. Se sentindo incapaz e perdendo o foco pelos ensinamentos tortos e covardes que não tem nada a vê com o Reino de Deus.

Tem pessoas que vão à igreja, para ouvir aquilo que lhe agrada e não para ouvir aquilo que Deus tem realmente para falar com eles/as. Paulo fortaleceu a Timóteo e essa palavra profética de Paulo sobre a vida do seu discípulo, serve para nós hoje... Devemos acreditar em nós, temos que acreditar que a Bíblia é a Palavra de Deus. Mas, que ela dá base para as pessoas brincar em nome de Deus. E enganar aqueles e aquelas que estão descobertos espiritualmente por que estão fracos e novos na fé.

Seja forte meu irmão e minha irmã... Pois Deus tem uma bênção para cada um de nós. Que possamos ser discípulos/as que tenham fome e sede de aprender mais e mais em Cristo Jesus.

Quem éramos o que fazíamos... Aos Olhos do Senhor, isso não importa mais. Mas creia e siga em frente e vai com fé... Pois, repito, e afirmo que Em Nome de Jesus de Nazaré... Deus tem algo grande em nossas vidas.

Deixamos a coisas velhas para traz e seguimos em frente firme e forte em direção ao Reino de Deus... Sejamos otimistas, nada de negatividade, de murmuração ou de pessimismos. Uma vez que somos igreja forte, uma igreja que ora, chora, cai, levanta e permanece em Cristo, mesmo com tanta dificuldade e problemas.

Cuidado irmãos e irmãs com ensinamentos e doutrinas que não vão edificar a sua vida, seu ministério. Não seja como aquelas pessoas que começaram bem seu ministério diante de Deus... Mas, se desviaram por que foram fracos e covardes. E ai fica o ensinamento de Paulo e Timóteo para a nossa vida e ministério que diz o seguinte: Segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna. 1º Timóteo 6. 11 – 12.

Por que a Ordem de Deus é clara e direta... Ele não quer que ninguém se perca e que todos/as chegam ao conhecimento da verdade do Seu Reino. Que Deus nos abençoe e nos ilumine para uma verdade Santa e Pura em Nome de Jesus Cristo.


Seminarista Anderson Magno – Igreja Metodista em Caieiras/SP 26/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário