segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

BATISMO - Nova vida, nova história.

Hoje, a Igreja Metodista em Colônia está em festa... Deus tem nos dado a graça de ver pessoas se quebrantando diante d`Ele e reconhecendo O Senhorio de Jesus Cristo. Quando reconhecemos a Jesus Cristo como O nosso único e suficiente Salvador, é entender que a nossa salvação passa por Ele conforme nos mostra a Palavra de Deus em João 14. 6 que dize: Que Ele (Jesus Cristo) É o caminho a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai, senão por Ele.

Para isso, vamos ler o texto Bíblico de Gálatas 3. 23 – 29 que nos mostra a seguinte afirmação da nossa salvação por Cristo Jesus:

Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que, pela fé, fôssemos justificados. Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.

INTRODUÇÃO:

A palavra “Batismo” ela é um verbo que no Grego, significa mergulhar, afundar, imergir, submergir. [1] Isso representa para nós, o sinal exterior do abandono do mundo e da servidão do pecado. Uma vez que, saímos de escravos para filhos de Deus.
          
Esse texto que acabamos de ler lembra que: Antes de passar pelo processo do batismo, estávamos sujeitos ao pecado, ao erro, a ignorância das coisas que nos seduziam. Sendo assim, o batismo, passa pelo processo do “NOVO” de Deus. Uma nova vida, uma nova história, uma nova visão e a restituição de sentar do lado do Eterno e do Seu Filho Jesus Cristo no Grande dia que há de chegar.

Ei! Preste atenção nisso: João Batista, que batizava as pessoas no Rio Jordão, tinha como princípio pregar o arrependimento dos pecados. Fazendo as pessoas confessarem publicamente seus erros e levando cada uma delas a se prepararem para a vinda do Messias. Certo dia, Jesus saiu da Galiléia e foi para o Jordão a fim de que João Batista (seu primo) o batizasse. Chegando lá, quando João Batista viu a Jesus, ele disse: Que Jesus que tinha que batiza-lo... Entretanto, Jesus comenta que precisava se cumprir toda a justiça e que João Batista lhe batizasse.

Logo em seguida em que Jesus foi batizado, desceu sobre Jesus Cristo, em forma de uma pomba (que representa a mansidão e sacrifício), o Espírito Santo. E dos céus se ouviu uma voz que dizia sobre Jesus Cristo: Este é o Meu Filho amado, em quem me comprazo. (Cf. Mateus 3. 13 -  17).

DESENVOLVIMENTO:

Enfim... Existe uma simbologia no batismo como explicamos que é o arrependimento dos pecados, mas é também um sinal de um novo início de vida. É o nascer de novo. O batismo é um padrão de mudança, pois quando aceitamos esse desafio, verdadeiramente entendemos o que é ter um Super-herói... E esse Super-herói é Jesus Cristo de Nazaré. Que curou, libertou, ensinou, parou tempestade, andou sobre as àguas, multiplicou alimentos, alimentou multidões, ressuscitou mortos e quando foi pregado numa cruz... Teve poder de perdoar um ladrão e salvar o outro antes de morrer... Porém, no terceiro dia, Ele ressuscitou e está Vivo entre nós... E é por esse Super-herói que eu quis mudar de vida, pois o Seu amor me constrangeu. O Seu amor é inexplicável e incomparável.

Eu creio que o Deus que nós pregamos, juntamente com o Seu Filho Jesus Cristo e também pela ação do Espírito Santo, é um Deus de começo... Não importa como começamos, mas sim como vamos terminar. Em outras palavras, através de uma pequena decisão de mudança de vida, coisas grandes começam a acontecer.

Por outro lado, temos que ter a compreensão que ser batizado não é só ter história de sucesso e paz. É na verdade uma luta constante entre o velho homem e o novo homem. Vamos ter lutas, batalhas, fraquezas, derrotas, tentações, vamos ouvir muitas vezes não e até chorar.

Mas, olha só: O próprio Jesus Cristo, teve dificuldades na Sua vida e no Seu ministério... Entretanto, a Palavra de Deus afirma no Salmo 30. 5 que nos mostra o seguinte: O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem de manhã. Amém?

Por outro lado, vale a pena está em algumas guerras e batalhas, pois, nos mostra que somos totalmente dependentes da Graça de Deus. Olha só, a Lei e a Graça de Deus andam juntas.

Sabe por quê?

1)      A Lei de Deus, diferente das leis dos homens, nos mostra que temos que ter limites. E quando nos é tirado esse limite, somos destruídos. Por isso, a Lei de Deus era e é necessário. Ela não tirava e não tira a nossa liberdade, mas, o seu verdadeiro sentido de nos proteger.

2)      Já a Graça de Deus que é um favor não merecido de Deus para nós. Mas que, através de Jesus Cristo nos alcançou...


Jesus Cristo mostrou concretamente a forma graciosa de Deus agir em favor daqueles que nada tinham para oferecer. Onde o próprio Apostolo Paulo reconhece que a graça de Deus está na base da salvação dada por Deus ao ser humano, através de Jesus Cristo, Seu Filho amado.   [2]

Em outras palavras, quero mostrar para cada um de nós o seguinte: A importância do batismo é essa nova oportunidade de sair das trevas e entrar na luz. É um “renovo” (que na palavra hebraica coincide com a palavra necer que é um dos títulos do Messias). [3] E fazer parte de filhos legítimos do Eterno.

CONCLUSÃO:

Só para terminar esse sermão sobre o batismo, reflito sobre os pensamentos de Gary Fisher que nos mostra uma coisa muito interessante sobre as águas onde diz:

Muitas vezes Deus fez uso da água como linha divisória. Nos dias de Noé, a água do dilúvio separava o mundo pecaminoso da nova vida num mundo purificado (Gênesis 6-8). No êxodo, a água do mar Vermelho era a linha divisória entre a escravidão e a liberdade (Êxodo 12-15). Nos dias de Naamã, a água do rio Jordão era a linha divisória entre a lepra e a purificação (2 Reis 5). Nos dias do cego, a água do Tanque de Siloé era a linha divisória entre a cegueira e a capacidade de ver (João 9). Por que Deus usou a água nesses casos, eu não sei. Mas, sem dúvida, não nos deve parecer estranho que Deus tenha feito a água no Novo Testamento ser a linha divisória entre a velha vida de pecado e a nova vida em Cristo. O batismo não é o único requisito para a salvação hoje, mas não podemos ser salvos sem ele. "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus" (João 3:5). [4]

Que Deus na Sua graça e Sabedoria nos dê o entendimento dessa palavra.



Sermão pregado no dia 20 de Dezembro 2015 na Igreja Metodista em Colônia - BM




[1] FILHO. Fernando Bortolleto. Dicionário Brasileiro de Teologia. São Paulo: ASTE, 2008. pg. 84.
[2] FILHO. Fernando Bortolleto. Dicionário Brasileiro de Teologia. São Paulo: ASTE, 2008. pg. 461-462.
[3] Bíblia Shedd. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. 2. ed. rev. e atual. No Brasil. São Paulo: Vida Nova; Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1997. pg. 1330.
[4] Http://www.estudosdabiblia.net – Acesso em 21 de Dezembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário