quarta-feira, 25 de maio de 2016

RESSURREIÇÃO DE UM MILAGRE

TEXTO MOTIVADOR: 2 REIS 4. 8 – 37

Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher importante, a qual o reteve para comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava por ali entrava para comer pão. E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro, e ali lhe ponhamos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se recolherá. E sucedeu que um dia ele chegou ali, e recolheu-se àquele quarto, e se deitou. Então disse ao seu servo Geazi: Chama esta sunamita. E chamando-a ele, ela se pôs diante dele. Porque ele tinha falado a Geazi: Dize-lhe: Eis que tu nos tens tratado com todo o desvelo; que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale por ti ao rei, ou ao capitão do exército? E disse ela: Eu habito no meio do meu povo. Então disse ele: Que se há de fazer por ela? E Geazi disse: Ora ela não tem filho, e seu marido é velho. Por isso disse ele: Chama-a. E, chamando-a ele, ela se pôs à porta. E ele disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. E disse ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva. E concebeu a mulher, e deu à luz um filho, no tempo determinado, no ano seguinte, segundo Eliseu lhe dissera. E, crescendo o filho, sucedeu que um dia saiu para ter com seu pai, que estava com os segadores, E disse a seu pai: Ai, a minha cabeça! Ai, a minha cabeça! Então disse a um moço: Leva-o à sua mãe. E ele o tomou, e o levou à sua mãe; e esteve sobre os seus joelhos até ao meio-dia, e morreu. E subiu ela, e o deitou sobre a cama do homem de Deus; e fechou a porta, e saiu. E chamou a seu marido, e disse: Manda-me já um dos moços, e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus, e volte. E disse ele: Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado. E ela disse: Tudo vai bem. Então albardou a jumenta, e disse ao seu servo: Guia e anda, e não te detenhas no caminhar, senão quando eu to disser.
Partiu ela, pois, e foi ao homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a o homem de Deus de longe, disse a Geazi, seu servo: Eis aí a sunamita. Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem. Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para retirá-la; disse porém o homem de Deus: Deixa-a, porque a sua alma está triste de amargura, e o Senhor me encobriu, e não me manifestou.
E disse ela: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes? E ele disse a Geazi: Cinge os teus lombos, toma o meu bordão na tua mão, e vai; se encontrares alguém não o saúdes, e se alguém te saudar, não lhe respondas; e põe o meu bordão sobre o rosto do menino. Porém disse a mãe do menino: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te hei de deixar. Então ele se levantou, e a seguiu. E Geazi passou adiante deles, e pôs o bordão sobre o rosto do menino; porém não havia nele voz nem sentido; e voltou a encontrar-se com ele, e lhe trouxe aviso, dizendo: O menino não despertou. E, chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama. Então entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor. E subiu à cama e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu. Depois desceu, e andou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele, então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos. Então chamou a Geazi, e disse: Chama esta sunamita. E chamou-a, e veio a ele. E disse ele: Toma o teu filho. E entrou ela, e se prostrou a seus pés, e se inclinou à terra; e tomou o seu filho e saiu.


INTRODUÇÃO: O texto logo de cara nos mostra que essa mulher observava um homem de Deus... E um dia, ela sentiu no coração de chama-lo para comer um pedaço de pão. Porém, dias passaram até que ela chegasse na conclusão que precisa fazer algo a mais para aquele homem. E disse para seu marido o seguinte: Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro, e ali lhe ponhamos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se recolherá. Nada acontece por acaso, Deus, quando tem milagres para liberar sobre nós, Ele age nos mínimos detalhes.

            Porém, ao passar do tempo, esse homem de Deus, chamado Eliseu, juntamente com o seu servo Geazi tiveram uma conversa... E Eliseu queria retribuir a honra que aquela família tinha o dado e chamou seu servo e pediu para chamar a mulher e perguntou se poderia fazer algo para ele. Ela, imediatamente disse que não...

Pois, morava com o seu povo. No seu coração, percebemos que, está bem casada, morar numa boa casa e conviver com o seu povo já era motivo de ser grata. Mas, mesmo assim, Eliseu sentiu que precisava liberar uma palavra ou um milagre na vida daquela mulher e conversou novamente com o seu servo Geazi e Geazi lhe vez uma observação: Ora ela não tem filho, e seu marido é velho.

            Ouvindo isso, Eliseu libera uma palavra sobre ela e diz que em breve, no tempo de Deus, ela iria abraçar seu filho... Entretanto, temos que observar que a resposta dela veio de uma pessoa que vivia no mundo físico... Mas ela, estava falando com um homem que vivia no espiritual é era um homem de Deus.

DESENVOLVIMENTO: E aqui, chamo atenção para algo que: Quando conversamos com pessoas que entram no sobrenatural de Deus o ambiente muda, a nossa realidade muda e os milagres acontecem pela fidelidade de um homem ou de uma mulher que vivem os princípios de Deus.

            Porém, o texto nos mostra que no tempo de Deus, essa mulher deu à luz um filho e essa criança cresceu e era a alegria daquela família... Ou seja, era o milagre daquela casa. Ei! Preste atenção: Qual é o milagre que você precisa nesta noite? Quais os sonhos, projetos ou realizações que você e a sua família precisam?

            Por outro lado, voltando o texto, a Palavra de Deus nos revelou que um dia, essa criança sentiu uma forte dor de cabeça e foi reclamar para o seu pai e seu pai que estava trabalhando, jogou a responsabilidade para seu criado que levou o menino até a mãe e chegando lá, essa mulher cuidou do seu filho... Mas, em seguida, essa criança veio a falecer.

            Portanto, a Bíblia não nos revelou que essa mulher entrou em desespero... Ao contrário, ela tomou uma atitude que para nós parecia loucura que foi o seguinte: E subiu ela, e o deitou sobre a cama do homem de Deus; e fechou a porta, e saiu. E chamou a seu marido, e disse: Manda-me já um dos moços, e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus, e volte. E disse ele: Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado. E ela disse: Tudo vai bem.

            Olha só, existem pessoas dentro da nossa casa, que tentam nos paralisar e olha o caso desse homem que em nenhum momento se preocupou com a realidade que estava acontecendo dentro da sua casa.

Primeiro um filho que vai lhe pedir socorro e ele joga a responsabilidade para seu criado e depois, ao chegar em casa, tenta paralisar a sua esposa por que ficou preso numa realidade temporal e religiosa.

OBSERVAÇÃO: Para as mulheres, o Rosh Chodesh, o primeiro dia do novo mês, é considerado um mini-feriado como um prêmio pelo qual não quiseram participar do pecado do Bezerro de Ouro quando Moisés subiu e demorou um pouco para receber os 10 mandamentos de Deus (...) As mulheres têm a habilidade de enxergar além de toda situação assustadora que o povo judeu passou após Moisés ter subido para receber a Torá e atrasado à sua volta (...) Quando as coisas parecem escuras e sem esperança, elas sabiam que a luz estava no final do túnel.  [1]

            E assim foi com essa mulher... Mesmo sabendo que a situação da sua casa estava complicada e difícil, não desistiu e foi a luta para mudar a sua realidade e a realidade da sua família... Você deseja mudar a realidade da sua vida e da sua família? Então diga bem alto: Vai tudo bem, vai tudo e vai tudo bem.

            Pois, as batalhas não está só dentro da nossa casa, mas, pessoas que estão de fora e que muitas vezes não sabendo da nossa realidade tentam nos paralisar e tentar travar o nosso milagre. Assim como foi com Geazi que tentou impedir essa mulher chegar aos pés do Homem de Deus, ou seja, chegar aos pés de Eliseu. Em outras palavras, ela não desistiu de chegar aos pés de Deus e pedir que aquela situação mudasse... Pois, ela se apegou ao seu milagre e não podia aceitar que seu milagre morresse.

REPETE COMIGO: Eu não vou, deixar, que meu milagre... Morra.

Não deixe que seu milagre morra, mesmo que a sua família não acredite e que algumas pessoas tentam te paralisar... Não desista e vai aos pés de Deus, ou seja, no Altar do SENHOR.

Já que Deus não é Deus de confusão... E sim de milagres e de verdade, Ele ainda precisava do Profeta Eliseu para ajudar essa mulher... Eliseu, mesmo agindo de boa vontade ao mandar seu servo Geazi ir tentar mudar aquela realidade, aprouve Deus que ele fosse e mudasse a realidade daquela família. Lembra-se: Existem coisas que, Deus vai fazer, existem coisas que precisamos fazer e existem coisas que os outros vão precisar de fazer por nós. Essa história nos mostra essa realidade. Onde cada um fez a sua parte e Deus fez o grande milagre naquela casa e essa casa ficou conhecida como a casa que Deus fez um GRANDE milagre.  
     
CONCLUSÃO: Quando Eliseu voltou para a casa daquela mulher ele orou ao Senhor... A oração é o princípio para receber milagres e maravilhas da parte de Deus... Não como uma obrigação da parte d`Ele... Mas, como uma GRAÇA que é o favor não merecido.

            Mas, todavia, a oração que é uma conversa e uma ação do homem e da mulher quando querem conversar com Deus pode mudar a realidade mesmo que tudo parece que vai mal. Uma vez que, essa mulher, mesmo que não diretamente assumisse que um dos seus milagres, seria um “filho” ela lutou e foi atrás para que esse sonho não morresse.

            Preste atenção mais uma vez: Deus nos deu uma voz de comando... Ele nos mostrou uma rota... Por causa disso, não podemos parar no caminho e murmurar... Pois, Deus ainda não disse para nos pararmos.

            A mulher não parou e lutou... Assim como Jacó lutou pela sua bênção e não desistiu ela disse: Porém disse a mãe do menino: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te hei de deixar.

           Saia daqui hoje entendendo o seguinte princípio que é: Muitos homens e mulheres de Deus receberam suas bênçãos e milagres por que lutaram... Não é hora de parar, não é hora de se apegar a realidade do tempo e a religiosidade, mas, entrar no SOBRENATURAL de Deus e agir.


            É hora de dizer... Vai tudo bem, vai tudo bem e vai tudo bem...

         Mesmo que pareça loucura aos olhos humanos, que precisamos fazer coisas que assim como Eliseu fez, deitar sobre a promessa, andar de um lado para o outro entrando numa guerra particular e voltar e deitar de novo... Faça...  Pois, o “não” já temos e o “sim” é a consequência da obediência.

          Essa mulher... Mesmo sem apoio do seu marido, que em momento nenhum o texto nos mostrou uma atitude dele, mesmo que algumas pessoas tentam de paralisar como foi o caso de Geazi... E mesmo que você faça algo que aos olhos naturais possa parecer loucura aos olhos humanos ao deitar sobre a sua promessa, andar na sua casa de um lado para o outro orando e pedindo direção a Deus... Faça.

            Pois, é hora de se prostrar e ouvir que: Toma o teu milagre... E ver que a sua casa vai ser um ambiente e um endereço de milagres. Você crer nisso? Deseja realizar seu milagre? Então venha no Altar do SENHOR e mesmo que você ainda não viu seu milagre! Agradeça e mergulhe no SOBRENATURAL de Deus dizer, “tudo vai bem”...  

          Que Deus venha nos abençoar na leitura desse texto e nos mostrar que as promessas de Deus não morre e nunca falha... Mesmo que direto ou indiretamente, não seja o nosso sonho e a nossa vontade, lembra-se sempre... Os Sonhos de Deus são melhores e maiores do que o nosso.






[1] http://www.webjudaica.com.br – Acesso em 25 de maio de 2016. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário