terça-feira, 29 de novembro de 2016

AGRADECER A DEUS POR TUDO


Texto motivador: Deuteronômio 8. 1 – 18

INTRODUÇÃO: Ação de Graça é geralmente um ato de gratidão a Deus. Por tudo que Ele fez, por tudo que Ele faz e vai fazer nas nossas vidas. Percebemos que deste os tempos mais antigos, homens e mulheres já se preocupavam em abrir seus corações e mentes, para agradecer a Deus.
           
Porém o SENHOR, às vezes era e é obrigado a entrar com a Sua Justiça para nos lembrar certas coisas, usando de estratégia para com o povo. Às vezes ao ponto de até endurecer os corações humanos para mostrar quem Ele era e É. O texto que acabamos de ler nos chama atenção para dois pontos fundamentais que são: Os mandamentos e as promessas de Deus. O primeiro ponto, nos chama atenção para os mandamentos de Deus, que através da vida dos Patriarcas, de Moises e de outros homens que Deus levantou para mostrar os seus ensinos e leis diante d`Ele e também com o próximo. E o segundo, as promessas, onde Ele diz que podemos ficar numa terra boa e agradável.

DESENVOLVIMENTO: Não podemos esquecer que tanto os mandamentos como as promessas andam juntos. Para nos ensinar e entender seus planos sobre as nossas vidas. Portando todo esforço, carinho, compreensão e santidade que temos diante do SENHOR é bom e aceitável diante de Teus Olhos.
           
Entretanto, creio verdadeiramente que a primeira coisa que Deus quer perceber em nós é a gratidão. A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou devolver o favor que fizeram por nós. Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida. Pois a expressão  “gratidão a Deus é um dos temas centrais do cristianismo[1]
           
O texto de Deuteronômio 8. 1 – 6 Deus lembra o povo para recordar... E aqui faço um convite muito especial para todos! Será que lembramos dos caminhos que Ele nos guiou? Será que somos gratos pela nossa vida? Nossa família? Nosso emprego ou até mesma a falta de um? Infelizmente, hoje, muitas pessoas não tiveram condições de agradecer a Deus, é só olhar a grande tragédia que todo o mundo hoje, ficou sensibilizado com a queda do avião que levava jogadores, reportares e tripulantes.
           
Muitas vezes, costumamos lembrar e murmurar das dificuldades que passávamos, nas humilhações e até mesmo da fome que tivemos em comer ou ganhar alguma coisa. O povo murmurava diante de Deus... E Deus sempre ajudando e querendo simplesmente a gratidão. Mas mesmo com carinho e respeito, Deus não privou o povo de passar durante quarenta anos no deserto.   

O deserto durante um tempo foi o lugar onde o povo teve que aprender sobre o seu cuidado e ser dependente de Deus já que Ele é amor, mas é também é um Deus de justiça. E aqui, pego uma frase do Pastor Judeu Messiânico Matheus Zandona que diz: o amor sem obediência não é válido, a obediência é uma demonstração do amor, apenas por obediência o amor não é visto!!! Mas sem obediência o amor não é comprovado! [2]

Já o versículo 10 mostra uma realidade que creio que Deus quer que vivemos e diz assim: “Comerás, e ter fartarás, e louvarás o SENHOR, teu Deus, pela boa terra que lhe deu”. Será que eu e você temos:
·   
    Fome?
·   Sede?
·   Estamos sem roupas?
·   Sem calçados?


Pela Graça de Deus NÃO... O versículo 10 ainda fala sobre o alimento... Quando damos graças a Deus antes e após as refeições diárias... Seu propósito era alertar os israelitas e serve para nós hoje a não se esquecer de Deus quando as nossas vontades e desejos fossem satisfeitos. Que as nossas orações à mesa e principalmente nos nossos cultos sirvam de constante lembrete da bondade de Deus para conosco e também para aqueles menos afortunados! Ou seja, aqueles que tem menos que a gente.[3]

E por isso que estamos aqui para agradecer o seu Grande amor e cuidado por nós. Por que entendemos da sua mensagem onde nos lembra que devemos agradecer por tudo e não por algumas coisas... Assim como nos lembra um casamento:
·   
  Na alegria e na tristeza.
· Na riqueza e na pobreza.
· Na saúde e na doença.

   Devemos agradecer a Deus por que Ele é um Deus de aliança. E através da Vida de Jesus Cristo, sempre nos ensinou que o Amor de Deus é bem maior do que imaginamos ou pensamos, e um Amor que nos constrange. E aí! Temos que entender o seguinte: viva, não como se você estivesse no céu, mas como o céu estivesse dentro de você! (Pr. Matheus Zandona) [4]

Já os versículos de 11 – 17 são o que temos que prestar bastante atenção para não pecar diante de Deus. Não podemos deixar que o sucesso, as riquezas, os bens materiais, até mesmo romances, venham nos tirar da presença d`Ele.

           
E preste atenção nisso: Às vezes é bom olhar para trás e ver o que éramos e hoje no que somos. Porém, olhar para traz é uma opção e não uma decisão. Eu agradeço a Deus de onde Ele me tirou e onde Ele me colocou...  Sou grato a Deus, pois, mesmo não tento a melhor família do mundo, eu os amos e os respeito pelo que são... Sou grato a Deus, por cada dia que Ele me permite abrir os olhos e levantar e fazer as coisas que gosto de fazer... Sou grato a Deus, mesmo não comendo tudo que gosto a nível de uma alimentação saudável, Ele me sustenta e me dar o necessário para minha sobrevivência... E vocês é? Pois sem Ele não somos nada... Pois mesmo com toda a força do nosso corpo e inteligência não somos capazes de caminhar sem a ajuda de Deus nesta vida.

Vamos lembrar sempre do SENHOR... É Ele que nos ajuda e nos protege, cuida e nos sustenta e nos dá capacidade e inteligência para sair de uma situação de desgraça e tristeza para uma situação de paz e alegria.

Agradecer a Deus por tudo é objetivo aqui hoje! 
·   
      Tá chateado? Dá GLORIA a Deus.
·     Tá triste? Dá GLORIA a Deus.
·     Tem sucesso? Dá GLORIA a Deus.
           
Sabe por que? Pois, essa é a Vontade de Deus em 1 Tessalonicenses 5. 18 que diz: Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Tem motivos para agradecer? Dá um GLORIA a Deus bem auto ao Nosso SENHOR e uma salva de palmas também... Ele com certeza vai se agradar da nossa atitude de Honra e Louvor para com Ele.

CONCLUSÃO: Que Deus seja louvado por tudo... Que Ele venha ser o nosso Grande MESTRE e AJUDADOR naquele momento de tristeza e também alegria. Que os Seus ensinos e mandamentos venham fazer parte verdadeiramente das nossas vidas.
           
E que nunca, nunca mesmo vamos esquecer-nos do nosso passado... Lembrar e agradecer a Deus sempre pelas conquistas e vitória é o princípio de honra ao SENHOR. Pois tivemos um coração puro e honesto para aprender e dar-lhe GLORIA pelo seu amor e cuidado por nós.

Oração: Amado Deus, damos GLORIA ao Seu Nome, pelo cuidado e também ensinamentos para cada um aqui hoje. Que possamos sair daqui com a certeza do Seu amor e cuidado para com todos... Todos os dias em Nome de Jes
us Cristo. Amém...



[1]  http://pt.wikipedia.org – Acesso em 22 de novembro de 2011. 
[2] https://pensador.uol.com.br – Acesso em 29 de novembro de 2016.
[3] Bíblia de Estudo: Aplicação Pessoal. P. 244.
[4] https://pensador.uol.com.br – Acesso em 29 de novembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário