segunda-feira, 28 de novembro de 2016

SACRIFICIO QUE GERA VIDA

Texto Motivador: João 3. 6

Um dos diálogos mais interessante que Jesus teve segundo a Palavra de Deus. Pois, Jesus antes de declarar e afirmar que Seu Pai, iria dar o Seu Filho único em sacrifício por amor de todos aqueles que receberem a Ele como único e suficiente Salvador, precisou de conversar com um doutor da lei (um Fariseu) da sua época que tinha muita vontade de caminhar com Ele, mas, devido a posição religiosa o impedia de encontrar a Jesus Cristo de dia. Já que de dia, os encontros com os religiosos eram sempre tensos e perigosos e talvez seus amigos Fariseus poderiam questionar sua posição em frente a corte religiosa que era um lugar chamado de (O Sinédrio).

Nesta passagem de João 3. 1 – 21 percebemos o diálogo entre Jesus e Nicodemos que na verdade era um crente secreto. E aí, percebemos o amor e a misericórdia de Deus com esse homem. Pois, estava limitado pelo medo de ser publicamente descoberto e exposto como seguidor de Jesus e aí! Fica sempre aquela pergunta: Será que acabou os Nicodemos de hoje? Que são pessoas secretas que muitas vezes só querem encontrar Jesus Cristo num Domingo à noite por exemplo?

Na verdade, seguir a Jesus Cristo, requer muito sacrifício na sua época e é ainda hoje. Pois, muitos não querem abrir mão do seu status e condições, sejam elas financeiras ou pessoais. Nicodemos, na verdade ele sabia que um encontro com Jesus Cristo mudaria a sua vida e até mesmo seu jeito de pensar e agir em prol do Reino de Deus e a sua justiça.          

E aí! Nicodemos, foi desafiado a ter uma postura diferente.... Uma postura de uma nova vida. E uma vida nova em Cristo Jesus é uma vida de paz, alegria, amor, salvação, santidade, serviço e as vezes até perseguições por uma ou várias causas do Reino de Deus.

E olha que interessante... Tempos atrás preguei sobre a essência de Paulo e hoje, podemos olhar a essência de Nicodemos que era também um homem forte da sua época e tinha poder de persuasão diante do povo e tinha voz cativa na Poderosa Corte dos Judeus (O Sinédrio). Ao primeiro momento, podemos achar que ele é um homem fraco e medroso, mas, não.... No percorrer desse sermão, vamos ver que ele foi usado de uma forma muito poderosa para poder ajudar o Nosso Salvador e Senhor.

O que está por trás desse discurso entre Jesus Cristo e Nicodemos é... Que nem todos que se dizem religioso é espiritual. Uma pessoa religiosa, na verdade não é uma pessoa ruim. Ao contrário, se mostra muitas vezes uma pessoa zelosa e capaz de cuidar das coisas de Deus.  Porém, o grande problema do religioso é quando querem ser conhecedores do bem ou mal e não abrem a possibilidade para o Novo de Deus. E Nicodemos era uma dessas pessoas que acreditavam que a salvação era somente para os Judeus e não havia outra solução. 

Esse era um dos pensamentos dos religiosos da época de Jesus Cristo.... Pois, no contexto do Antigo Testamento, percebemos um Deus Todo Poderoso que defendia o povo Judeu das perseguições e das humilhações. Porém, todas as vezes que Deus libertava Seu povo ao qual Ele mesmo escolheu para ser Seu, eles caiam em adoração a deuses estranhos, idolatria, feitiçaria e atitudes que desagradavam a Deus como fazendo alianças a povos ao qual Deus não se agradava. E a prova disso, é a própria campanha que acabamos nesta semana ao qual era sete nações que estavam atrapalhando o povo de Deus avançar e conquistar.

Aqui! Entra a figura dos religiosos que se manterão firmes em cumprir os mandamentos da Antiga Aliança feita na época de Moises, mas, que não renovaram suas mentes e as suas atitudes. 

E aí! Nicodemos começou a ter seu Encontro com Jesus Cristo e passou a ter a sua história de salvação e mudança de vida ao ser desafiado por Jesus Cristo e o desafio de Cristo foi: Se não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. Preste atenção que: Jesus começa esse dialogo dizendo: na verdade, na verdade de digo... Ou seja, não existia outra possibilidade uma vez que Ele deu ênfase na Sua verdade e no direcionamento a Nicodemos. Ou seja, não existia outro caminho.

E a grande simbologia disso tudo é que a expressão “água” representa o nascimento físico e também a regeneração simbolizada pelo batismo cristão e o “Espirito” representa o renascimento espiritual de cada indivíduo... Isso tudo, podemos ver no livro de Tito 3. 5 diz: Não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espirito Santo.

Não é por força, não é por simplesmente vontade ou por querer dar jeitinho.... É simplesmente querendo ter uma mente renovada conforme o texto de Romanos 12. 2 que diz: E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Jesus Cristo explicou para Nicodemos a importância do renascimento espiritual que é uma das faces mais importante para aqueles que querem caminhar com Cristo Jesus e mudar de vida. Uma vez que, o diálogo entre Jesus Cristo e Nicodemos nos mostra a mensagem das “Boas Novas” da salvação, onde o amor de Deus não é estático, ou seja, que mostra amor só para alguns ou egoísta. Ela alcança todos uma vez que, a salvação vem para todas as pessoas, porém, a resposta é sempre do ser humano se deseja ser salvo ou não.

Nicodemos! A sua essência e a sua influência dentro da corte suprema dos Judeus o levou a defender a honra de Jesus Cristo, já que estava presente quando levaram Jesus Cristo para ser julgado e condenado diante dos religiosos da época dizendo que: Porventura, condena a nossa lei um homem sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que fez? Esse texto você pode ler em João 7. 52 que mostra que Nicodemos confrontou os religiosos da sua época e afirmando que eles falharam em seu julgamento, falharam em suas ações e falharam como defensores da justiça Divina.

Hoje! Precisamos de Nicodemos dentro das nossas Igrejas e fora dela também. Homens e mulheres que defendem a honra de Cristo Jesus e lutam pela Sua causa e justiça... Por outro lado, vamos perceber que também, vamos encontrar religiosos que lutam com todas as suas forças para difamar ou acabar com o Projeto de Deus em alguns lugares, já que não abre as suas mentes para o renovo ou o novo de Deus.

E aqui, quando lemos a Bíblia, percebemos que essas pessoas se tornaram obcecadas para se livrarem de Jesus Cristo que estava mudando e confrontando os pensamentos religiosos da sua época que estava muito voltado para dentro do que para fora. Já que muitos religiosos estavam falando uma coisa e fazendo outra completamente diferente. E aqui, entra aquela frase que tem um tempo que não cito ela na nossa igreja que é: Palavras falam... Atitudes gritam.

E o que tem haver o texto que lemos como motivador nesta noite? Tem a ver com o seguinte:  Que Deus entregou Seu Filho a morte de Cruz por mim e por você e que Ele está esperando uma decisão verdadeira de cada um de nós.

Nicodemos arriscou sua posição e também a sua reputação em prol de uma causa! E qual é a causa que estamos dispostos a lutar e defender para Deus? Será que ainda vamos continuar sendo crente secreto? Será que vamos achar que a salvação é só para nós? Será que vamos jogar fora tudo aquilo que Jesus Cristo fez na cruz? Será que estamos dispostos a defender a honra e a causa de Cristo? Mesmo sendo perseguido ou humilhado? Vamos sair da nossa zona de conforto ou vamos continuar da mesma forma?

E mais uma vez, quero chamar atenção para algo...  Não podemos amar mais a escuridão do que a luz. Deus não enviou Seu Filho amado para ter um dedo acusador e condenador de pessoas. Isso é tão sério que o primeiro homem a entrar no Paraiso com Jesus Cristo foi um ladrão que defendeu a honra de Cristo Jesus e ele entrou junto com o Salvador na Gloria.

REPETE COMIGO: Há esperança para mim.... Há solução para minha vida.... Eu quero nascer de novo.

E finalizando esse sermão... O “Amor” de Deus entregando Seu Filho para a morte, mostra um amor ao qual nós não somos capazes de entender, uma vez que, nenhum ser humano é capaz de entender esse amor e mesmo se algum ser humano, quisesse ter a mesma pratica, hoje, não teria o mesmo efeito já que o grande sacrifício já foi feito por toda a humanidade.

E para finalizar esse sermão... Desejo colocar um vídeo onde nos mostra a postura de um pai e a atitude de seu filho e a decisão que eles precisaram tomar diante daquela circunstância.

OBS: Sabemos que o Amor de Deus foi maior que a atitude desse pai... Mas, representa bem o que Deus fez por mim e por você... E por isso, quero desafiar você a sair do seu lugar e ser grato a Deus no Altar d`Ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário