domingo, 11 de junho de 2017

EU CLAMO A TI SENHOR...

Texto Motivador: Salmo 5

Dá ouvidos às minhas palavras, ó SENHOR; atende à minha meditação. Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei. Pela manhã, ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã, me presentarei a ti, e vigiarei. Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal. 5 Os loucos não pararão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a maldade. Destruirás aqueles que proferem a mentira; o SENHOR aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento. Mas eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.  SENHOR, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplana diante de mim o teu caminho. Porque não  retidão na boca deles; o seu íntimo são verdadeiras maldades; a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua. 10 Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se revoltaram contra ti. 11 Mas alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome. 12 Pois tu, SENHOR, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo.


INTRODUÇÃO: Davi na verdade! Era um homem com muitas limitações, conforme nos mostra a Palavra do SENHOR. Mas, uma das coisas que nos chama atenção neste homem é... Que ele não perdia sua intimidade com o SENHOR.

Mesmo com todas as dificuldades e problemas... Ele! Sabia de onde viria o socorro. Sendo assim, vamos ver, como a atitude de Davi, pode nos ajudar com os nossos problemas e dificuldades que passamos no dia a dia.

DESENVOLVIMENTO: A grande questão desse Salmo é! Entender Deus ouve as orações daqueles que o tratam como Pai, SENHOR, Rei e principalmente como Seu Deus. Pois, somente quando entendemos a Soberania de Deus em nossas vidas, que entendemos a questão de sermos submissos a Ele.

Uma pessoa que tem dificuldade com submissão, ela não tem o entendimento e a clareza do cuidado de Deus em suas vidas... Pois, Davi! Mesmo num momento ao qual estava sendo perseguido, humilhado e esquecido. Não deixou de orar a Deus e o buscar. Já que no Salmo 3. 4 diz: Com a minha voz clamo ao SENHOR, e Ele do Seu Santo Monte me responde. O que precisamos atender é que: O Nosso Deus não é surdo e muito menos cego. Porém, a nossa atitude diária em ganhar um tempo com Ele, vai determinar as respostas daquilo que estamos conversando com Ele.

Eu mesmo! Já tive várias experiências complicadas, quando negociei meu Tempo com Deus... Parece que as coisas não fluem, não desatam e parece que fica um vazio dentro de mim. Onde as preocupações faziam mais parte da minha vida do que a Doce Presença do SENHOR.   
            
Um verdadeiro Adorador de Deus... O Adore em Espirito e em Verdade em meio as lutas e dificuldades do seu dia a dia. Já que no versículo 3 nos mostra que: Pela manhã, ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã, me presentarei a ti, e vigiarei. Entendo que, pela manhã... Vai determinar o que pode ser o restante do nosso dia. Uma vez que, o nosso Tempo Sozinho com Deus é tudo. Na verdade! Esse é um princípio natural daqueles que querem ter intimidade com Deus..

Entretanto!  Aqueles que são ímpios... Que entre os seus muitos significados estão aqueles que são: Desumanos, desnaturados, insensíveis. É aquela pessoa que não tem piedade, que age cruelmente. Um indivíduo impio é uma pessoa indiferente, intolerável, que pratica barbaridades, que tortura.... É também o indivíduo que possui valores contrários aos estabelecidos pelo senso comum e principalmente pelas coisas de Deus.

Esses! Nunca iram Ouvir a voz de Deus... Uma vez que, não tem intimidade com Deus. Pois, vamos observar os versículos 4 ao 6 que nos revelam algo poderoso nesta noite: Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal. Os loucos não pararão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a maldade. Destruirás aqueles que proferem a mentira; o SENHOR aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.

A palavra iniquidade significa uma ação ou coisa contrária à moral e à religião. Assim! Como a palavra maldade é a qualidade de alguém que faz ou é má. Já o mentiroso é aquele que vive e se baseia nas mentiras... E aí! Vem o Salmista e diz que: O SENHOR tem horror, desgosto e desagrado por homens sanguinários, ou seja, para pessoas violentas e ladronas.

Essas pessoas, por se comportarem assim, não conseguem ver a misericórdia de Deus... Uma vez que, a Palavra de Deus em Lamentações 3. 22 – 23 diz: As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Elas se renovam a cada manhã; grande é a tua fidelidade. 

O entendimento de Davi é que o ímpio só aproxima de Deus por interesse e o próprio Deus sabe disso e no Salmo 55. 23 comenta mais uma vez, sobre o homem sanguinário e fraudulento dizendo que eles não chegaram a metade dos seus dias.

Hoje! Muitos estão na Igreja pelo que Deus pode dar e não pelo que Deus é... A grande maioria das pessoas acham que Deus não faz acepção de pessoas e isso é verdade... Porém, a atitude de um filho legitimo é tudo. Basta olhar as atitudes de Caim e Abel sobre a oferta ao SENHOR... Olhar as atitudes de Sem, Jafé e Cam, quando o seu pai, num momento de alegria ficou embriagado e um dos seus filhos ficou mostrando a nudez do seu pai para os outros irmãos que não gostando da atitude dele, resolveram cobrir a nudez do seu pai... E entender também, a rebeldia dos filhos de Davi Amnon, Ansalão e Adonias... Filhos que foram criados no palácio mas, tinham atitudes cruéis e pensamentos de morte para com o Rei.

Porém, Davi nos dar uma grande lição... Ao reconhecer que o Nosso Deus é Rico da Sua Misericórdia e é capaz de liberar perdão, graça, clemência para cada um dos seus filhos.

Davi! Não era o cara mais perfeito da sociedade local ao qual ele vivia. Porém, no Salmo 51. 1 nos mostra o diferencial de Davi ao declarar diante de Deus o seguinte: Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

Davi era um homem que reconheceu seus erros... Ele era fiel em princípio de honra. Ao não matar Saul e esperou o tempo certo para assumir o Trono. Sendo considerado até hoje como o maior rei de Israel. Entretanto, era uma cara mulherengo, violento, vingador, não foi um bom pai e muito menos bom marido. Mas, no meio disso tudo! A sua atitude em reconhecer suas limitações bradava o coração de Deus ao reconhecer em Davi que ele era um homem Segundo o coração de Deus.

Precisamos Compreender que Davi foi um homem segundo o coração de DEUS, mas isso não significa que fosse isento de falhas... Ser usado por Deus, nem sempre quer dizer que é aprovado em atitudes e comportamento diante d`Ele.

E aí! No próprio Salmo 51. 10 diz que Davi declara dizendo: Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto, inabalável. Pois, Davi sabia que para um homem ruim, haveria o fogo da Lei (Cf Dt 32. 2).

Então! Vamos aprender três coisas importante nesta noite que é:

1º Pedir a Deus que Ele nos guie na sua Justiça (v. 8)... A justiça de Deus é diferente da justiça dos homens... Ela pode até demorar, mas, não falha. E mesmo se estamos sendo humilhados, castigados ou estão tentando nos tirar a Shalom do SENHOR! Lembra-se, Deus está no Seu Trono e vai julgar as causas dos Seus justos aqui na Terra... Viva e creia nisso.

2º Precisamos nos afastar de pessoas que tem atitudes de morte (v. 9)... Isto é! Mesmo vivendo no meio de pessoas que não confessam ou acreditam no Nosso Deus. Não podemos viver segundo seus costumes e mania. Pois, em Provérbios14. 12 – 13 diz:  Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Até no riso o coração sente dor e o fim da alegria é tristeza. Então! Vamos tomar cuidado com homens e mulheres que tem retidão na sua boca. Em algumas versões por exemplo, falam de pessoas que tem em suas gargantas um sepulcro aberto.

3º Não se revolta contra Deus (v. 10): Uma vez que, muitos caíram pelos seus próprios conselhos e não os conselhos de Deus. Se acharam autossuficiente e caíram nos seus próprios planos. E esquecem da promessa em Jeremias 29. 11 que diz: Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.    
           

CONCLUSÃO: Todos que confiam no SENHOR tem alegria... Já que no próprio texto nos mostra que Deus abençoa o justo e faz questão de nos cercar e nos proteger das injustiças e do homem mal. Pois, o homem que confia em Deus e o Ama de verdade, vai receber alegria, proteção e benção da parte d`Ele. Quantos querem receber essas bênçãos e promessas nesta noite? Venha no Altar e agradeça ao SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário