terça-feira, 10 de janeiro de 2017

NÃO É O HOMEM QUE TE DEFINE



Texto Motivador: Números 12:3
         Ora, Moisés era homem muito manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.

Certa vez li uma devocional que dizia: Quando a nossa vida chegar ao fim, como queremos ser lembrados? Que legado estamos deixando para deixar uma boa impressão para as pessoas em nossa volta? E se pudéssemos escolher uma frase para a nossa lápide, ou uma coluna ou obelisco! O que gostaríamos que estivesse escrito nela? As respostas para essas perguntas dão uma definição sucinta, ou seja, abreviada, precisa, resumida em quem nós somos...

Porém, pessoas tem o prazer em nos definir, nos julgar e achar algo sobre nós... Mas, nem sempre, as pessoas tem uma definição sobre nós corretamente.

Moisés é descrito de muitas maneiras na Bíblia. Ele é chamado de "homem de Deus, o maior profeta a chegar em Israel, um servo do Senhor, vicioso, cruel e manso". Mas, uma das descrições mais interessantes de Moisés é a de ser "amigo de Deus".

A Bíblia diz em Êxodo 33. 11 o seguinte: "Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo". Moisés manteve um relacionamento íntimo com Deus - tanto que ele seria conhecido como amigo de Deus e para sermos conhecidos como amigos de Deus, temos que ter intimidade com Ele. Já que é impossível você ser amigo de alguém se você não tem intimidade... Ouvimos todos os dias pessoas falando que são amigas de Deus!

Mas, foi exatamente neste momento que essa devocional me chamou atenção quando desafiou os leitores para dizerem o seguinte agora: "eu desejo e quero ser amigo de Deus".

Quando temos um amigo de verdade, é natural obedecer a voz de comando ou direcionamento que sai da sua boca... Porém, desejar ser amigo de Deus é mais amplo, pois, não envolve só ouvir a Sua voz... Envolve obediência, caráter, compromisso, responsabilidade e atitudes. Além claro, de ouvir a Sua voz e direcionamento.

No relacionamento de Moisés com Deus, não era somente Moisés que falava. Ao contrário, ele ouvia a voz de Deus. Coisas que muitos estão deixando de fazer por esses dias. E aí vai de sacerdotes a ovelhas. Ou seja, sem exceção. 

O homem ou mulher de Deus é aquele que é amigo Dele; um homem ou uma mulher que tem aprendido a ouvir e comunicar-se num nível íntimo com Deus.

Os grandes ladrões de tal intimidade são uma agenda cheia e muitas responsabilidades. Geralmente, elas impedem um nível profundo de comunicação. Ou seja, Facebook, Whatsapp, Instragran e por aí vai... Esses meios de comunicação são bênçãos, porém, tem atrapalhado demais nossa intimidade com Deus.

Contudo, Moisés recusou-se deixar isso acontecer. Ele era um homem extremamente ocupado com as coisas de Deus. Ele foi responsável por quase 3 milhões de pessoas. Ele tinha o fardo de alimentar, vestir, dar moradia e transportá-los e ainda por cima ser marido e pai. Responsabilidades essas ao qual creio que ele não foi muito feliz.

Como Moisés poderia cuidar dessas responsabilidades e, simultaneamente, ter tempo suficiente para ser "um amigo de Deus"?

Simples. Conforme a Palavra de Deus mostra em Êxodo 33. 7 que diz: Ora, Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento e a chamava de Tenda do Encontro. Todas as pessoas que tinham uma questão para formular a Yahweh dirigiam-se à Tenda do Encontro, que ficava armada fora do acampamento.

Ele tinha uma tenda e ele a montava fora do acampamento (local onde a multidão morava). Ele ia lá e se encontrava com Deus. Era um lugar retirado o suficiente para permitir que ele tivesse uma conversa íntima com Aquele que ele amava e queria estar junto.

O amigo de Deus vai encontrar um lugar e um horário onde ele vai ficar sozinho e ouvir o coração de Deus. Ele vai chegar com uma Bíblia na mão e ouvidos espirituais para ouvir a voz de Deus. E Deus pode confiar a Ele os segredos íntimos de Seu coração, pois, vai mostrar detalhes e segredos que muitos ainda não sabem, pois, não tem intimidade.

O amigo de Deus não é aquele que se apressa para entrar e sair da presença de Deus. Leva tempo para se comunicar. Muitos de nós temos uma resposta oposta às muitas responsabilidades e agenda cheia. E a primeira coisa que fazemos é cortar nosso tempo íntimo com Deus.

Mas, se nós verdadeiramente desejamos ser homens ou mulheres de Deus, vamos aprender que não podemos passar sem um tempo bom de comunhão com o nosso Pai. Ou seja, a nossa devocional diária é importante demais. E o tempo que o Bispo Mano chama de Tempo Sozinho com Deus.

Vamos repriorizar nossas prioridade... Nossa amizade com Deus tem que ficar em primeiro lugar nas nossas vidas. Por isso, a pergunta nesta noite? Que legado você quer deixar para seus filhos e netos? Isto depende do que é importante. E nós sempre separamos tempo para as coisas que são importantes. Quão importante é para você ser amigo de Deus então?

Martin Luther costumava dizer que, quanto mais ocupado ele ficava, de mais tempo ele precisava para orar. E para fechar esse sermão, pego uma frase de John Wesley que diz o seguinte: Faça todo o bem que puder, Por todos os meios que puder, De todas as maneiras que você pode, Em todos os lugares que você puder, Em todas as vezes que você puder, Para todas as pessoas que você puder, Enquanto você pode sempre. John Wesley

Por isso, fique preocupado do que Deus pensa sobre você e não os homens... Quem lhe define é Deus.[1]
Texto Adaptado




[1] http://pt.sammytippit.org – Acesso em 20 de dezembro de 2016. Texto adaptado por Pastor Anderson Magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário