terça-feira, 26 de setembro de 2017

NOVO NASCIMENTO

Texto Motivador: Tiago 1. 1 - 27

Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde. Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que dúvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, e o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos. Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

INTRODUÇÃO: Quem era Tiago? Um servo fiel de D-us e do nosso Senhor Jesus Cristo.... Ao qual exortou várias cidades com as suas cartas.... Uma vez que, suas cartas eram escritas como cartas circulares. Ou seja, cartas que poderiam ser lidas por diversas comunidades. EsseTiago! Que escreveu essa carta, segundo especialistas é filho de José e Maria. Pais Terrenos de Jesus e sendo assim, esse Tiago é irmão de Jesus Cristo. Na sua carta... Ele se refere às Dozes Tribos que estavam dispersas. Por causa das tentações que foram surgindo com o tempo e também, por causa das perseguições com os primeiros convertidos. Tanto da época de Cristo Jesus e dos Seus Apóstolos, assim como do próprio Apostolo Paulo que também, tinha a pratica de escrever para algumas comunidades.

DESENVOLVIMENTO: Ser provado diante de D-us e tudo. A grande dificuldade do povo de D-us é não saber ser provado nas grandes tribulações e dificuldades do dia a dia. Já que ser cristão, na hora boa é muito fácil. O difícil é quando a dificuldade vem e temos que ter jeito e postura de um filho de D-us.

Preste atenção: Adão pegou no paraíso e Jesus Cristo venceu no deserto. O problema não está no lugar e sim nas escolhas. (Pastor Lucinho) ... O salmo 24 nos mostra algo interessante quando diz: Do SENHOR é a terra e a Sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque Ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no Seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a Tua face, ó Deus de Jacó. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.

Ter sabedoria para agir em tempos de provação e tentações e fundamental para uma vida santificada em Cristo Jesus Cristo. Pois, em 1 Pedro 1. 16 diz: Sede santos, porque Eu (O Senhor) Sou santo. Muitos crentes.... Acham que é difícil ser ou viver a santidade plena. Viver a santidade num todo. Entretanto, Tiago alerta para pedir com fé. Pedir com fé.... Exige uma experiência, intimidade, compromisso, fidelidade ao Eterno em que tudo dar liberalmente. Sem barganha.... Simplesmente por que Ele nos ama e a Sua Graça deseja nos alcançar todos os dias.

A dúvida no meio da Igreja do SENHOR.... Tem levado, até os dias de hoje, muitos irmãos e irmãs serem inconstante. Ou seja, não é quente e nem frio e mormo que segunda a Palavra do próprio D-us Ele tem vontade de vomitar. Conforme o texto de Apocalipse 3. 15 – 16 que diz: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Temos que ter noção quem somos.... Somos filhos e filhas de D-us e não filhos das trevas. Somos Templo do Espirito Santo e não Templos de satanás. Um homem ou uma mulher que não sabe onde está! Que neste caso e a Casa de Duas.... Qualquer lugar serve e que vira atrativo para tirar o crente da Casa do Pai. E por isso, que Tiago escreve para os crentes fieis que mesmo sob pressão ficaram firme e inabaláveis.

Olha que interessante quando Tiago comenta: Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Lembrei de Jó! Ele foi tentado, questionado, humilhado, perturbado e foi alvo de uma discursão entre D-us e satanás que estava dando uma volta no mundo e chegou diante do SENHOR para prestar contas do que estava fazendo.

Jó! Ganhou sua coroa pois, soube vencer e ficar na posição diante das suas dificuldades e aflições. Ele não maldiçoou a D-us, ele não desejou matar seus amigos e muito menos de trocar de mulher por ela não ter ficado na posição ao pedir para ele amaldiçoar o seu D-us.

Olha que Jó venceu no mesmo lugar da sua dor e das suas tentações...

D-us não atenta ninguém... E isso tem que ficar muito claro para os crentes em Jesus Cristo.  Já que, o próprio Tiago alerta: Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência (que é a cobiça de coisas pessoais e também de desejos carnais). Depois, havendo a concupiscência concebida, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.  Assim, como foi com Davi! Uma olhada na janela, uma conversa, uma intimidade, uma gravidez indesejada, a morte de um homem fiel e guerreiro e depois, a morte da criança.

Muitas coisas que não conseguimos vencer.... Tenho entendido que já e gerado nos nossos corações. Ninguém pergunta ou questiona algo, daquilo que ele tem a certeza que é Santo e Nobre. E tudo que gera dúvida, não vem de D-us. Pois, a palavra do SENHOR e sim, sim ou não, não. Não tem talvez ou talvez seja.

E aí vem Tiago completando essa linha de pensamento quando diz: Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do Alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Então! O que é sombra de variação: E “a Palavra de Deus na Sua realidade por completa”.


NÃO ERRAR! É fundamental para aqueles que estão em Cristo Jesus. Porém, se erramos que venha ser por um acidente de percurso do que por uma pratica voluntaria. Pois, segundo Tiago, o próprio Cristo Jesus nos regenerou pela Palavra da verdade (v. 18). Em Colossenses 1. 4 - 5 diz: Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho. O Evangelho, é o ensinamento de Yeshua deixado para cada um de nós que desejamos viver em novidade de vida e abundância na Presença do Eterno. Pois, Ele mesmo declarou isso ao dizer que Ele veio para nos dar vida e vida com abundância.


Então! Temos que aprender a sair do raso e mergulhar no mais profundo com D-us.


Todos os dias, passamos por provas e tentações... Isso é fato. Entretanto, para nós que somos crentes!  Toda provação toca na nossa fé. Pois, quando aceitamos a Ele como nosso único e suficiente Salvador! Pecar nunca mais é a mesma coisa. Doe demais, incomoda, gera falta de sono, de paz, tristeza, doenças emocionais e pode gerar até a morte não só física como espiritual.

 

Tiago! Quando escreveu essa carta! Que é tão atual hoje quando era naquela época. Ele estava nos direcionando pelos mandamentos deixados por D-us para que o homem e a mulher pudessem viver uma vida plena. Ou seja, completa e não mais ou menos.

 

CONCLUSÃO: Três coisas podemos aprender neste sermão hoje que são:


1 - Perseverança que é a qualidade de quem persevera ou constância. É vencer as lutas mesmo em provações prolongadas. Pois, em 2 Tessalonicenses 3. 5 diz: Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo.


2 - Sabedoria que é a qualidade ou caráter de quem é sábio e esse alguém sou eu e você... Amém! Pois, vamos viver uma vida que segue os Ensinamentos deixados por Yeshua e seus discípulos como uma regra de fé e de moralidade. Pois, não podemos ser vacilantes segundo Tiago! Já que, pode nos impedir de atingir o “alvo” que a vida eterna do lado do Nosso Pai.


3 - Provação que é o ato ou efeito de ser provado. É quando na dificuldade, situação aflitiva ou sofrimento muito grandes, que põem à prova a força moral, a fé religiosa que no nosso caso é sermos evangélicos e as convicções de um indivíduo. Muitos homens e mulheres de D-us venceram suas batalhas físicas no mundo espiritual. Com intimidade com D-us, leitura da Palavra, devocionais, ouvindo e vendo coisas que edificam e se afastando da aparência do mal e fazendo uma higienização total nas suas mentes e também no seu coração.


Em 1 Pedro 1.22 - 25 nos chama atenção para algo poderoso quando diz: Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.           



A regeneração é o novo nascimento do qual Jesus falou a Nicodemos, quando lhe disse em João 3. 3 – 7 que fala que é “necessário nascer de novo”, pois …” aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Pense nisso! Pense no seu novo nascimento em Jesus Cristo “O Nosso Salvador e Senhor” que morreu pelos nossos muitos pecados naquela Cruz.


Que D-us nos abençoe e nos ajuda a vencer todos os mal que tem tentado nos tirar do foco que é a salvação eterna.

Amar a Jesus Cristo é mais que um sentido... É uma atitude que gera vida e vida em abundância que gera paz, saúde e reconciliação primeiramente com a gente e segundo com o próximo.

Do seu amigo e Pastor Anderson Magno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário