terça-feira, 31 de outubro de 2017

CONQUISTA

Texto Motivador: Números 13. 25 – 30


E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão. Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.

Essa passagem nos mostra em viver por vista ou visão… Quando Moises pediu 12 espias para avistar a Terra! 10 deram uma visão baseado na vista e dois, Josué e Calebe viram uma visão. Os 12 espias, não eram qualquer pessoas! Aqueles homens eram a elite de Israel, doze príncipes, líderes das tribos, pessoas especiais. Sua convocação foi uma grande honra. Todos aceitaram e atenderam ao chamado. Naquele momento, todos os espias pareciam iguais, podendo ser considerados como exemplos de coragem. Entretanto, passariam por um teste, como acontece a todo servo de Deus em todos os tempos. O teste haveria de revelar o caráter de cada um.... Para melhor dizer! Eram príncipes, mas se viram como gafanhotos conforme o texto de Números 13. 33[1] que diz: Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos...

Preste atenção: O que aconteceu com os 10 espias foi... Autodepreciação que é quando a própria pessoa se desvaloriza. Não valoriza sua imagem, suas capacidades, suas qualidades, suas forças e inteligência etc. Só ver coisas negativas em si mesmo e se sente incapaz.[2]

A visão que vai determinar nosso destino... É a visão que pode determinar se vamos sentir saudades do Egito, ficar na mesma posição ou nos levar para lugares altos e de promessa. O problema e que a vista é o pior inimigo dos nossos sonhos e promessas...

Números 14. 6 – 9 diz: E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais.

A vista tem o foco no problema... A visão tem o foco na promessa. Olha que interessante.... 12 foram espiar a Terra prometida. Eles acreditavam no mesmo Deus, tinham o mesmo líder (Moisés), eles viram a mesma coisa, pisaram na mesma Terra,. Porém, os 10 viram com a vista e só falaram dos problemas e não falaram da Terra prometida. Os dez espias não foram derrotados pelos gigantes, mas por sua própria incredulidade, medo e covardia. Foram vencidos antes do combate, foram vencidos pelo espirito da intimidação.[3]

Por outro lado, Josué e Calebe quando trouxeram o relatório falaram da promessa. Ficaram focados na promessa e não nos problemas. E por isso, temos quer focar nas promessas... Principalmente nas Promessas de Deus que é muito maior e melhor do que as promessas de homens.

Pessoas com visão... Ver coisas que as outras não conseguem. Pois, eles estão focadas nas promessas. Assim, tem que ser o crente de hoje! Onde pessoas estão vendo gigantes e problemas, nós vamos enxergar promessas e conquistas. Pois, não adianta só ter as promessas... Temos que conquista-las.
Onde pessoas veem aflições e gigantes... Nós vamos ver promessas e Terra prometida que mana leite e mel. E se você crer! Dar um Gloria a Deus.

Josué e Calebe estavam tão focados nas promessas que não viram os problemas... Quando eles espiaram a Terra! Viram coisas que outros não viram. Os outros 10, foram pessoas que também carregaram grandes cachos de uvas. Todos viram o mesmo cenário, mas os espias dividiram-se em dois grupos: dez incrédulos e dois crentes.[4]

Os 10... Se viram como grilos e gafanhotos... Eles estavam focados nos problemas. Então... Em quem ou em que estamos focando as nossas dificuldades? Quando focamos em problemas.... A nossa vida muda. Até mesmo, na nossa intimidade com Deus.

Olha só... A diferença desses dois líderes foi... Que eles entenderam que eles iriam conseguir mais do que os 10, mesmo com gigantes e muralhas... Então! Fica outra lição aqui: Quando focamos nas promessas... Focamos menos nos problemas. Já que a vista de paralisa... Visão nos mobiliza. Então Visão sem ação e uma ilusão. [5]

Os 10 espias estavam paralisados e estagnados. Pois, a vista promove isso... Josué e Calabe estavam apaixonados pelo desafio e estavam entusiasmados. Ou seja, empolgado, arrebatado, extasiado, excitado, animado, enlevado e motivado. Uma pessoa motivada é aquela que busca agir em prol de atingir algum objetivo específico e no caso de Josué e Calebe! Era conquistar a Terra da Promessa.
E nesta noite! Qual é a nossa Promessa para avançarmos na nossa conquista? Lembrando que a visão alimenta a paixão... E um homem e uma mulher apaixonados por uma visão não tem limites. Já que A VISTA DE ENCHE DE TEMOR E A VISAO DE ENCHE DE VALOR.

Os 10 resolveram morrer no deserto... 2 resolveram morrer por um projeto. Então! Mais uma vez digo! Vamos caminhar por visão e não por vista.
Muitos pregadores! Gostam de fazer a seguinte comparação com esses dois animais “A Galinha e a Águia”... Dois animais fascinantes, porém, com objetivos completamente diferente no Reino animal quando fala de vista e visão. Nesta noite! Não poderia ser diferente.
Vamos fazer uma pequena comparação então?

GALINHA: Não voam, é caça, olhos laterais é alimento. Come restos, é domesticável, medrosa e se sujeita a ficar presa... Faz seu ninho ao nível do chão, existem várias espécies. Inclusive a Galinha D`Angola que só sabe gritar estou “Tô fraco, tô fraco e tô fraco”... Ela também só enxerga durante o dia. Seu ninho é pena e capim... Além de tudo! Morre cabisbaixa.

ÁGUIA: Voam alto, muito alto... É caçadora, olhos frontais. É devoradora, não se alimenta de nada em decomposição, é selvagem e corajosa.Não aceita ficar presa, constrói seu ninho nos penhascos. São espécies raras.Vê durante o dia e durante a noite. Seu ninho! Faz com pena, capim e espinhos. A Águia morre voando.

Outra comparação interessante é: A galinha quando ver uma tempestade ela se esconde... Quando a Águia ver a tempestade ela entra na tempestade e os próprios ventos faz ela voar mais rápido e ajuda ela passar por cima das tempestades.

A nossa tempestade vai nos ajudar a voar mais alto...

A vista olha o presente e a visão sonha com o futuro. Visão caminha com a lógica... Visão caminha por fé. A vista dizia para os 10 espias e impossível e a visão dizia crer e possível. Vista faz as coisas ser impossível e a visão faz ficar possível.

Os 10 queriam voltar para o Egito... E falaram isso para Moisés. Vamos voltar ser escravos... Se não temos visão para um futuro! Mais cedo ou mais tarde vamos voltar para o Egito. Nosso futuro não está no deserto e sim na Terra prometida. Então eu volto a dizer: Não valoriza seu deserto.
Pare e pense... Onde você está? Agradeça a Deus que hoje você não está mais no lugar que estava...  Só aqueles que entenderam aplauda o senhor por favor.

O futuro e melhor do que o passado... O passado não tem nada novo para dizer. Olha para o futuro e vamos acreditar em Deus.  Ele tem coisas grandes para nos. Vamos não mais caminhar por vista e sim por visão...

Talvez você chegou aqui com vista... Mas, hoje você vai sair com visão. Olha as promessas! Elas estão na frente e não a traz. E preste atenção o que nos disse o Mestre Jesus Cristo pequeno uma das Suas frases para um pretexto nesta noite que se encontra no Livro de Lucas 9. 62 que diz: Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus"...

Vamos fazer um ato profético: Vamos olhar para traz... O inimigo quer que toda hora olhamos para traz, olhar nosso passado e não quer que olharmos para o nosso futuro. Então! Repita comigo: Eu não quero viver mais do meu passado... Quero viver a mudança de Deus. 3x

O que Deus tem para gente não está no passado está no futuro... O que estamos vendo e ouvindo aqui hoje! E só uma preparação... Vamos viver uma vida transformada e cheios das promessas de Deus. Pois, Ele nos manda espiar e trazer relatórios favoráveis e otimistas.

Só para finalizar esse sermão! A atitude dos 10 espias... Atrasaram a entrada do povo de Deus na Terra Prometida. Onde o próprio Deus, queria acabar com o povo. Pois, gerou uma situação muito chata para Moisés junto ao povo e principalmente diante de Deus.

Preste atenção: A infidelidade e a incredulidade retardaram a nossa conquista... Não nos deixa avançar e ver as promessas de Deus. Temos que acreditar mais nas nossas capacidades, pois somos a única pessoa capaz de mudar o rumo da sua vida. Uma vez que, Deus não vai fazer aquilo que podemos fazer.Pois, ainda que sejamos pequenos, podemos enfrentar os gigantes porque grande é o nosso Deus.[6] 

Já que em 1 João 4. 4 diz: Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido (medo, angustia, depressão, desamino, autodepreciação, e falta de fé ) porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.




[1] http://www.lagoinha.com – Acesso em 27 de outubro de 2017.
[2] https://www.google.com.br- Acesso em 27 de outubro de 2017.
[3] http://www.lagoinha.com – Acesso em 27 de outubro de 2017.
[4] http://www.lagoinha.com – Acesso em 27 de outubro de 2017.
[5] Pastor Rony de Oliveira – Conferência Destino 2017.
[6] Pastor Anísio Renato de Andrade – Estudos – Acesso em 27 de outubro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário