terça-feira, 31 de outubro de 2017

ENTENDENDO A FELICIDADE

TEXTO MOTIVADOR: SALMO 1
Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido. Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

INTRODUCAO: Ser bem bem-aventurado e desfrutar nesta vida uma felicidade incontestável da Graça e da Santidade de Deus. Pois, em Gênesis nos mostra isso, quando Deus criou o homem e a mulher e os colocou num Paraiso para viverem felizes e além de tudo! Ter a Presença de Deus sempre na virada do dia... Então! Ser bem-aventurado é ser uma pessoa muito feliz, que nomeia aquele que tem a glória dos céus dentro de si.
A expressão bem-aventurado (feliz),é fundamentada na fé e na obediência à palavra de Deus. Então! O Salmo primeiro nos dar uma base o que é a felicidade quando nos chama atenção para aquilo que evitamos, fazemos e pelo que somos.

DESENVOLVIMENTO: Em situações ao quais passamos por dificuldades e problemas... Temos a tendência de nos corromper e desviarmos para o mal. Abrindo o nosso coração para pessoas que não estão nem aí para os nossos problemas e dificuldades. Entretanto, damos ouvidos aos conselhos e recebendo direcionamentos ao qual como homens e mulheres de Deus não devemos ouvir de pessoas que não crer, não sabe e não vive a mesma fé e não segue o mesmo Deus que o nosso. 
Preste atenção que, no Salmo Primeiro nos chama atenção para três tipos de pessoas que devemos evitar para sermos felizes e saudáveis nesta Terra:
1: O Ímpio eles não levam a Deus em conta. Uma vez que, são pessoas que demonstram indiferença ao sofrimento de outras pessoas; que é desumana, cruel e  bárbaro.
2: O Pecador que além de não viverem os princípios de Deus... São pessoas que cometes pecados e possuem defeitos no seu caráter...
3: O Escarnecedor... Esses desprezam a Deus em todas as áreas, além de serem afrontadoras, difamadoras e fofoqueiras.
Na nossa caminhada de fé... Não é difícil encontrarmos pessoas assim! Tanto fora, como dentro da Igreja. Infelizmente, num ambiente profético que deveria ser um lugar Santo, muitas vezes se torna um lugar para maledicência. A maledicência dentro da Igreja tem destruído relacionamentos e amizades que até então eram saudáveis. Matando profetas no ventre e tirando pessoas da Rota de Deus.


Entretanto, a Palavra de Deus nos mostra que um homem e uma mulher feliz... Tem o seu prazer na Lei do SENHOR... Ou se preferir, nos Ensinos do SENHOR. Pois, a Lei de Deus não e para nos condenar e sim para nos proteger. Ela ensina o verdadeiro caminho para a felicidade. Além de chamar atenção que precisamos meditar de dia e de noite na Sua Palavra...
Meditar é na verdade estudar o pensamento, o conteúdo, pensar sobre e ponderar que e examinar com cuidado. Além de, preparar e desenvolver alguma coisa com aquilo que se aprendeu ao meditar na Palavra de Deus. Infelizmente! Ouvi algo do Pastor Hermanes dias Lopes que verdadeiramente mexeu comigo: Estamos vivendo um tempo que pessoas estão colecionando Bíblias. Mas, ele nunca viu uma geração tão analfabeta espiritualmente. Pois, um crente analfabeto espiritualmente... E aquele que não sabe o que a Palavra fala sobre ele, pensa sobre ele e acha sobre ele.
Neste Salmo, Deus nos mostra duas realidades de pessoas: Os Justos e os Ímpios. Ser justo diante de Deus! É andar conforme a justiça e a razão d`Ele, que através do Seu Filho Jesus Cristo nos deixou princípios de sabedoria, amor, justiça e igualdade. Além é claro, de nos ensinar a ter o coração ensinável.
Mas, vamos focar no versículo três desse Salmo que nos alerta como um homem e uma mulher de Deus, quando obedece os Seus ensinos! Veja o que acontece: Ele é como árvore plantada junto à corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.
Quatro coisas nos chamam atenção neste versículo para quem segue os princípios do SENHOR:
1: A ARVORE PLANTADA: Em Jeremias 17. 8 diz: Ele será como uma árvore plantada junto às boas águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Uma árvore que não se afligirá quando chega o calor, porque as suas folhas estão sempre viçosas; não sofre de ansiedade durante o ano da seca nem deixará de dar seu fruto!”(BKJ). Na verdade! A arvore aqui representada somos nos, que precisamos receber de Deus o alimento para permanecermos vivos e constante. Já que, Jesus no texto de João 15. 5 nos revela que: Ele era a videira, nos, os ramos. Quem permanece n`Ele, e Ele em nos, esse dá muito fruto; porque sem Ele!  Nada podemos fazer.
2: O RIO: Que neste texto significa Jesus Cristo manifestado que é a fonte da água viva para nós... Toda nossa sede e saciada por Ele. Já que, tudo que sai do Nosso Salvador vem direto do trono de Deus. Ou seja, é uma fonte segura. É Ele que nos abastece de vida, mesmo quando estamos no meio no Deserto (que pode ser as tentações e provações diárias)... Lembrando que no Deserto! Nós só vamos ter o que necessitamos para vencer o Deserto. Pois, o que vem depois é a nossa Bênção.
Por que! Mesmo no deserto Ele (Jesus) se revela como um Oasis para nos...Olha o que nos revela o texto de João 4. 9 – 15 quando Jesus Cristo pede um pouco de água com uma mulher Samaritana! Vamos Le – lo...
Desejo lembrar nossa comunidade o seguinte: Cuidado com as fontes que estamos bebendo e aprendendo. Nossa Fonte e Cristo Jesus. E tudo que não vem d Ele! E do diabo...
3: O FRUTO: O Fruto são as nossas obras, que fazemos em Cristo. Só podemos dar frutos quando estamos ligados diretamente n`Ele, pois sem o mesmo nada podemos fazer conforme já aprendemos aqui...Por que, fomos chamados para que demos frutos, e frutos que permaneçam. No entanto muitas pessoas encontram-se sem forças e sem vida, por falta de estarem ligados na verdadeira videira que e Cristo Jesus. É importante ressaltar que os frutos têm um tempo determinado para brotar, isso significa que às vezes temos que esperar um pouco para que as promessas se cumpram em nossas vidas e também ministério.
Pois há um tempo determinado para todas as coisas debaixo do céu conforme o Texto de Eclesiastes capitulo 1 explica... Sejamos então pacientes quanto as promessas de Deus em nossa vida... Mais não deixe que o tempo venha lhe tirar a visão... Pois, a visão tem o foco nas promessas.

4: AS FOLHAS: Quem confia em Deus, não caem como as folhas que não estão mais nos galhos das arvores... Preste atenção! Pesquisando um pouco, por que as folhas caem de uma arvore! Entendi que, isso acontece, uma vez que, torna-se mais difícil para as plantas ou as arvores “retirarem” água do solo e, com menos água as suas folhas mudam de cor e acabam por morrer e cair. Assim, é o homem e a mulher que se afasta da Fonte da Vida, saem de perto da Videira e caem... Porém, quando estamos na Fonte e na Videira, simbolizamos a beleza e o vigor espiritual de uma bela arvore. Que está tudo certo com ela, plantada, cuidada, recebendo calor e a chuva no Tempo certo...

Existe um ditado popular que diz: Diga-me com quem você anda... Que eu lhe direi quem é.

Por isso! A felicidade está baseada em quem vive os princípios de Deus. Já que, esse Salmo nos revela essa sabedoria. Quanto mais eu conheço a Deus na Sua extensão através da Palavra d`Ele... Mais, princípios vamos ter para não cairmos nas armadilhas diárias sentando com ímpios, pecadores e escarnecedores. Dando ouvidos para a maledicência e expondo a nudez diárias nossas e as dos outros. Deus na verdade! Não julga as pessoas pela cor, raça, etnia... Mas, Ele julga-as segundo a nossa fé e obediência revelada n`Ele. Ele não faz acepção de pessoas, mas, de atitude sim. Pois, os que não confiam n`Ele! Não tem raízes profundas e toda arvore que não tem raízes profundas “morrem”

CONCLUSÃO: Em Provérbios 11. 30 diz: "O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio"... Por isso, no Salmo 1. 5 – 6 diz: Que os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Vamos tomar cuidado para quem estamos dando ouvidos e recebendo direcionamento. Já que nesta vida existem apenas dois caminhos (Morte e Vida) a ser seguidos, e nossa atitude com Cristo é que irá determinar a nossa sorte pela eternidade.

            Entender a felicidade e entender que precisamos nos desviar do mal... Daquilo que não vem de Deus para as nossas. Uma vez que, quando entendermos esse princípio! Seremos muito felizes... Pois, as bênçãos vêm por causa de comportamento adequado, apropriado para pessoas civilizadas e temerosas da Palavra do SENHOR e na Sua Palavra medita de dia e de noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário