domingo, 4 de fevereiro de 2018

PROPÓSITO OU PROPOSTA



Texto Motivador: Lucas 18. 18 – 23

18 Certo líder judeu perguntou a Jesus: — Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? 19 Jesus respondeu: — Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 20 Você conhece os mandamentos: “Não cometa adultério, não mate, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, respeite o seu pai e a sua mãe. ” 21 O homem respondeu: — Desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos. 22 Quando Jesus ouviu isso, disse: — Falta mais uma coisa para você fazer. Venda tudo o que você tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga. 23 Quando o homem ouviu isso, ficou muito triste, pois era riquíssimo. 24 Vendo a tristeza dele, Jesus disse: — Como é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus! 25 É mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha.

INTRODUÇÃO: Recentemente! Fui impactado com essas duas palavras: Propósito e Proposta.
            
Na verdade! Li uma frase que dizia o seguinte: Esteja com alguém pelo propósito, e não pela proposta. (Apostolo Tarcizio Araujo) uma vez que, uma proposta pode ser algo passageiro e um propósito coisa eterna.

DESENVOLVIMENTO:  Na passagem que acabamos de ler, nos mostra um homem, que segundo a Palavra de D`us era Judeu, líder, jovem e possuída muitos bens... Além, de achar que conhecia todos os mandamentos da época.
            
A Palavra nos mostra, que esse jovem, tinha uma proposta de vida que era a vida eterna. Uma vida com proposta é uma vida de sugestões, ou seja, aquilo que é sugerido, conselho, ideia e até mesmo inspiração.
            
A grande verdade é que a grande maioria das pessoas vivem com proposta e não pelo propósito que tem a ver com determinação e futuro.
            
No versículo 18, observamos esse jovem pergunta para Jesus Cristo o seguinte: Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? Preste atenção! Que esse jovem tinha desejo de um futuro e de eternidade, pois, desejava morar no céu. Já que, deste de criança ouvia falar e foi ensinado das coisas maravilhosas que o Eterno tinha e continuava fazendo não só na sua vida, como naquela nação.
            
Jesus Cristo! Conhecendo o coração desse jovem diz:  Por que você me chama de bom? Só D`us é bom, e mais ninguém. Jesus Cristo, nunca quis tomar o lugar do Seu Pai, Ele simplesmente queria implantar uma nova mentalidade de vida naquele lugar. Pois, na verdade! Jesus Cristo tinha uma um projeto em Israel e Ele veio com um propósito que era “salvar os Judeus”. Entretanto! Muitos o negaram. Já que no próprio texto de João 1. 11 diz: "Veio para o que era Seu e os Seus não o receberam."
           
            
Na verdade! Jesus Cristo, já chegou para muitas pessoas, mas, elas ainda não entenderam, não reconheceram o Seu propósito de vida que Ele quer propor... Que muitas vezes é estreito. Pois, vem e para de sofrer, vem e receberá sua bênção, vem e receberá seu milagre, vem e receba sua prosperidade, não é o grande objetivo do Reino de D`us... Mesmo sendo promessas, mas, não é objetivo, não é o propósito para Segui–lo e muitos deixam Ele, pois, colocam toda sua força nestes objetivos e não o céu.
            
O propósito é a vida eterna...

O jovem rico, ele também tinha esse desejo no seu coração... Mas, não conseguiu entender o direcionamento que Jesus Cristo deu a ele ao dizer: Você conhece os mandamentos!
            
O jovem rico, sendo líder daquela nação e judeu, era impossível não saber.... Entretanto! Saber e praticar são coisas completamente diferente para aqueles que desejam a vida Eterna.
            
Jesus Cristo era jovem, líder, Judeu e conhecia os mandamentos. Não citou os Dez Mandamentos que são os pilares para outras Leis que eram mais de seiscentas, segundo a ordem que estamos acostumados a ler, mas, citou algumas para ele lembrar e dar seguimento no Seu direcionamento.
            
Esse jovem, quando ouviu Jesus Cristo citar algumas Leis disse: Desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos... Porém! O Salmo 139 deixa bem claro algo para cada um de nós que diz o seguinte: SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. E quando Jesus Cristo ouviu isso, lhe disse: Falta mais uma coisa para você fazer... Fico imaginando o semblante de assustado desse jovem quando Jesus Cristo disse isso... Porém, Jesus Cristo não vai deixar de nos revelar algo pelo nosso semblante ou pelo momento que nos encontramos. E logo em seguida, deu-lhe um direcionamento: Venda tudo o que você tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.
            
Esse jovem! Teve a oportunidade de ser convidado pessoalmente pelo nosso Senhor Jesus Cristo! Mas, o desafio que foi lançado sobre a sua vida, para ele era muito difícil. Já que, largar mão daquilo que muitas vezes conquistamos com suor, esforço e dedicação, para seguir a Cristo pode ser muito difícil.
            
Tem muitos “jovens ricos” se perdendo por aí.
            
Tem muitos !jovens ricos” não querendo abrir mão de um pouco que tem, comparado com a riqueza e a grandeza de D`us.
            
Tem muitos “jovens ricos” conhecedores e não praticante dentro e fora da Igreja.
            
O grande problema desse “jovem rico” foi somente um...
            
E não era deixar suas coisas! Foi negar o Primeiro Mandamento que é: Amar a D`us sobre todas as coisas.
            
O nosso grande problema é entender que quando D`us olhar para dentro de nós... Será que Ele vai achar coisas boas? Será que o nosso coração está disposto a Obedece-lo e largarmos tudo para Segui-lo? Será que estamos dispostos a abrirmos mãos dos nossos achismos e dos nossos querer e sermos transformado pelos propósitos de vida que Ele deseja para cada um de nós?


CONCLUSÃO: Então! O que o texto que acabamos de ler tem para nos ensinar?
            
1º Conhecer e diferente de praticar: O jovem rico tinha tudo para ser um excelente Discípulo e quem sabe um Apostolo. Uma vez que, ele tinha toda qualidade para ser. Mas, o amor a outras coisas, tem matado profeta já no ventre e muitos se perderam pelo caminho.
            
2º Caminhe com um propósito e não pela proposta: Em Romanos 8. 28 diz: Sabemos que D`us age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Um homem ou uma mulher que não entendem as coisas Sobrenaturais de D`us dificilmente vai herdar os céus. E podem ficar frustrados quando D`us! Através do Seu Amado Filho Jesus Cristo de Nazaré e também pela Ação do Espirito Santo nos pedir algo que aos olhos naturais pode aparecer loucura, mas, para Eles! Tem a ver com o Poder de D`us que são “salvação e mudança de vida”.  Já que, mais uma vez, eu cito o texto de Jeremias 29. 11 que diz: Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o SENHOR, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro... E esse futuro é a Eternidade.
            
Já que prosperar tem a ver com salvação... Esse jovem, poderia salvar muitas pessoas com seus bens, além de salvar a si mesmo. Já que o próprio Senhor Jesus Cristo, nos ensinou algo Poderoso quando resumiu todos esses mandamentos em dois quando nos revela em Mateus 22. 37 - 40 o seguinte: Amarás ao SENHOR Teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. “Este é o grande e primeiro mandamento. “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. ”
            
O que é impossível para os seres humanos é possível para Deus: No diálogo com o Jovem rico! Muitos discípulos e seguidores viu e ouviu o que tinha acabado de acontecer ali. E no percorrer dessa cena, percebemos que muitos ficaram assustados e perguntaram a Jesus Cristo! Quem pode ser salvo? Ele, dar uma bela resposta e diz: Os impossíveis dos homens são possíveis para D`us.
            
Talvez! Alguém achou que eu e você não teríamos mais jeito... Mas, D`us dar jeito sim. 

E Jesus Cristo nos dar uma pista quando ensina a Pedro depois que o jovem rico foi embora quando ele questiona a Jesus: Veja! Nós deixamos a nossa família e seguimos o Senhor. Jesus respondeu: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, por causa do Reino de Deus, deixar casa, esposa, irmãos, parentes ou filhos, receberá ainda nesta vida muito mais e, no futuro, receberá a vida eterna. 

Caminhar com Cristo Jesus é saber que muitas vezes vamos largar mão das nossas propostas para viver os propósitos de D`us.
            
Por isso, caminhe sempre com Cristo Jesus que tem propósito de vida e de eternidade...  E volto a repetir: uma proposta pode ser algo passageiro e um propósito coisa eterna.

            
E só para entender o que está por traz desse texto que tiramos como base para o sermão. Veja o que nos diz o texto de Mateus 7. 13 – 14: Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos que encontram... Encontre seu propósito “Jesus Cristo” e viva a vida Eterna do lado d`Ele. 

Pois, a consciência é o juiz supremo de nosso comportamento. (C.I.D)

Nenhum comentário:

Postar um comentário