terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

DURA É A PALAVRA DE D`US... MAS, JUSTIÇA PARA NOSSA VIDA


Texto Motivador: Provérbios 6. 12 – 19

Os homens maus e sem valor vivem dizendo mentiras. Piscam e fazem gestos para enganar os outros. As suas mentes perversas estão sempre planejando o mal, e eles espalham confusão por toda parte. Por isso a desgraça cairá de repente sobre eles, e não poderão escapar. Existem sete coisas que o SENHOR Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.

INTRODUÇÃO: A Palavra de D`us nos mostra que Salomão, enquanto andou com D`us foi o homem mais sábio que existiu na Terra.
            
Salomão! Antes de ser um grande rei e sábio em Israel, conta a história
 Bíblica que ele certa vez, pegou seus oficiais e saiu para oferecer sacrifícios no altar de bronze, que havia sido feito por Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, que estava em frente da Tenda Sagrada. O rei Salomão e todo o povo de Israel foram lá para adorar a Deus. Ali, no altar de bronze, Salomão ofereceu a Deus em sacrifício mil animais, que foram completamente queimados. (Conforme 2 Crônicas 1. 5 – 6).
            
E diz a Palavra do SENHOR que, nesta mesma noite o Próprio D`us apareceu para Salomão e perguntou o que poderia fazer para ele e logo em seguida Salomão relembrou o SENHOR o seguinte: Tu sempre mostraste um grande amor por Davi, o meu pai, e deixaste que eu ficasse como rei no lugar dele.  E agora, ó Senhor Deus, cumpre a promessa que fizeste ao meu pai. Já que me fizeste rei de um povo tão numeroso como o pó da terra, dá-me sabedoria e conhecimento para que eu possa governá-lo. Se não for assim, como poderei governar este teu grande povo? (Conforme 2 Crônicas 1. 8 – 10)
            
O Coração do Eterno Bradou forte neste momento e D`us lhe disse: Visto que você pediu sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, de quem eu fiz você rei, em vez de pedir riquezas, bens, ou honras, ou a morte dos seus inimigos, ou vida longa, eu lhe darei sabedoria e conhecimento. E lhe darei também mais riquezas, bens e honras do que qualquer outro rei teve antes de você ou terá depois. (Conforme 2 Crônicas 1. 11 – 12)
            
E logo em seguida, Salomão e todo aquele povo que estava com ele, saiu dali e voltaram para Israel onde Salomão durante muitos anos governou com sabedoria e conhecimento.
            
Mas, nada disso seria provável se ele não tivesse escutado seu pai Davi quando esse disse: Seja forte e seja homem... Obedeça ao SENHOR e os Mandamentos de Moises que D`us vai cumprir as promessas liberada sobre a nossa geração que se fossem fieis nunca iria faltar um dessedente deles no Trono de Israel. (Conforme 1 Reis 2.)

DESENVOLVIMENTO: O livro de Provérbios nos mostra a fidelidade daqueles que andam no caminho certo e se desviam do mal. Consegue nos orientar ao sair dos caminhos das Trevas e nos conduz a um caminho de Luz e Paz Eterna.
            
Salomão... Já naquela época, exortava a nação de Israel e dava instruções sobre as atitudes não só para com D`us, mas, também com o próximo. Ou seja, para vivermos uma vida de propósitos de vida eterna, temos que seguir alguns princípios.
            
E o texto que pegamos como texto motivacional, nos dar uma direção das coisas que temos que evitar em nossas vidas, se não as destruições pessoais e até mesmo familiares nas partes espirituais, sentimentais e financeiras podem chegar a qualquer momento se não vigiarmos no Mundo Espiritual e carnal.
            
Salomão disse que tem Sete coisas que D`us detesta e que não pode tolerar... Preste atenção! A palavra “detesta” tem a ver com horror ou aversão por alguém. Assim como, “não tolerar” tem a ver com não suportar.
            
Duas palavras fortes, que nos dar direcionamento para fulgir dessas coisas... Pois, são justamente essas coisas que tem acabado e dividido o Reino de D`us hoje.
            
Salomão então! De uma forma poética segundo os Teólogos, seleciona apenas sete daquilo que é a-bo-mi-na-ção diante d`Ele e cita cada uma delas ao dizer que são: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.
            
Sete coisas, que todos os dias e momentos estamos fazendo, praticando e vivendo como se fosse a coisa mais natural do mundo... Mas, não é.
            
Sobre o olhar orgulhoso D`us não gosta desse tipo de pessoa uma vez que, passa uma impressão que somos melhores do que os outros.
            
Língua mentirosa é aquela que é cheia de malédica.... Que só fala besteira e toda hora está falando mal de alguém ou alguma coisa do que viu ou sentiu e deseja espalhar de uma forma muito sutil para não aparecer que essa pessoa que levanta mentira a todo tempo não é uma pessoa triste, infeliz e tenta maquiar a Palavra de D`us quando nos alerta que o pai da mentira é o diabo (Conforme João 8. 44).
            
Mãos que matam... Ninguém tem o direito de tirar a vida de alguém. Pois, um dos grandes Mandamentos de D`us é não matar. Porém, matamos muitas pessoas todos os dias. Seja ela na forma física, espiritual e sentimental.
            
Mente que faz planos perversos... A natureza do pecado está dentro de nós. Porém, temos que ter controle sobre ela todos os dias e não deixar que a nossa mente e o nosso corpo sejam controlados por ela. Nós, não podemos ser agentes do mal para prejudicar pessoas.
            
Pés que correm para fazer o mal... Sabe aquele irmão que sai da casa dele e vai na sua e diz: Ficou sabendo? Hummmm tenho algo pra te contar... E por aí vai. São pés que anunciam tragédias e não salvação.
            
Testemunhas falsas... Vira e mexe, estamos sendo convidados a sermos testemunhas de muitas pessoas que no fundo no fundo sabemos que não tem caráter. E como não sabemos dizer “não” compactuamos com o ou os erros dessas pessoas. Pois, em Provérbios 19. 9 diz que: A falsa testemunha não viverá sem castigo, e o que profere mentiras perecerá.     
             
E aqueles que semeiam contendas entre irmão... Diz a Palavra do SENHOR que essa atitude D`us a-bo-mi-na que tem a ver com am-ti-pa-ti-a ou seja, indiferente.
            
PRESTE ATENÇÃO: Para um Pai (Divino), tratar indiferente... Pouca coisa não fizemos.  
           
CONCLUSÃO: Todo pecado é gerado no íntimo... Que depois, passa pelas nossas ações.
            
E a nossa “língua” é a grande inimiga desses princípios. Pois, ela tem poder de amaldiçoar ou abençoar E no Salmo 19. 14 diz: Que as palavras da minha boca... Sejam agradáveis a D`us. Pois, Tiago já no alertava que a língua ela também tem poder de fogo, pois, pode causar muito estrago, onde são geradas, até mesmo essas ações que acabamos de ler.
            
Já que, toda ação gera uma reação.
            
O Nosso D`us é um D`us de simplicidade das coisas... Nada é impossível para Ele.
            
Uma vez que, aprendemos no sermão passado, que Jesus Cristo, resumiu todo mandamento em dois que são: Amar a D`us sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo.
            
Partindo dessas primícias! Creio que não temos como errar e vivermos uma vida de santidade diante de D`us.
            
Uma vez que, a Palavra de D`us nunca vem ou é vazia... Assim, são as nossas atitudes nos falar, agir e pensar com Ele e com o próximo.
            
Salamão entendia tanto isso que ele deixa claro em Provérbios 6. 2 o seguinte: Estás enredado com o que dizem os teus lábios, está preso com as palavras da sua boca...
            
Pois, Jesus Cristo já alertava o povo dizendo fortemente: Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. (Conforme Mateus 12. 34)
            
As palavras e as nossas atitudes hoje, nos comprometem para o mal ou para o bem com o nosso futuro que é o desejo de morar no Céu... E não adianta chegar lá no Céu e dizer: SENHOR! Eu preguei, ensinei, cantei, dancei, fiquei sentado em todos os Cultos oficiais ouvindo vários pastores, jejuei, orei e até salvei fulano que entrou antes de mim aí...
            
Naquele dia Ele pode nos dizer conforme em Mateus 7. 23: Nunca os consegui... Afasta-se de Mim você que praticou o mal.

            
Meu D`us... Dura é a Sua Palavra, mas, justiça para a nossa vida... 

Que a Sabedoria de Salomão... Enquanto caminhava com D`us venha nos impactar nesta noite e nos dar direcionamento Eterno e de GRANDEZA vinda dos Céus sobre a nossa vida e ministério.

Um abraço fraterno!

Pastor Anderson Magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário