domingo, 22 de abril de 2018

A GRAÇA DE DEUS SOBRE NÓS




Texto Motivador: 1 Samuel 1. 4 – 5
E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas. Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre.

INTRODUÇÃO: Creio que um dos textos Bíblicos mais lidos no Brasil nas Igrejas Evangélicas é o Texto Bíblico de 1 Samuel 1... Pois, relata a história de uma família que vivia a Poligamia que é a união de uma pessoa com várias outras. Entretanto! Sempre podemos observar na Palavra de D-us... Que até mesmo grandes homens como Abraão, Jacó, Davi e Salomão, viram o resultado das aflições que as suas famílias passaram devido a Poligamia. Uma vez que! A Palavra de Deus é imparcial. Retrata o homem como ele é. Mas registra também os resultados da sua poligamia, onde os ciúmes, a indiferença, inveja e até mesmo a morte chegou nestas famílias atrapalhando várias gerações e até mesmo os Projetos de D-us. [1]

DESENVOLVIMENTO: A história de Alcana não foi diferente... Como todos aqui já sabem, Elcana (D-us criou ou D-us possuiu) tinha duas mulheres. Uma se chamava Penina (Jóia) que deu a ele muitos filhos e filhas e a outra chamava Ana (Graça) que não tinha filhos.

PRESTE ATENÇÃO: Que o significado do nome Ana é “Graça” e “Graça” ao contexto Bíblico e favor imerecido da parte de D-us.

Quando lemos esse texto, gostamos muito de enfatizar o sofrimento de Ana, pois, ela queria se igualar a Penina. Ou seja, ter filhos. Entretanto! Algo externo acontecia com Ana que era um desejo “Anelar”, isto é! Desejava ardentemente, ansiava por isso, almejava constantemente e aspirava para conseguir ter um filho de qualquer jeito. Mas, o Nosso D-us não é um D-us emocional e sim um D-us de atitude.

Bispo Paulo Rangel... Em um dos seus Encontros com os Pastores dos Distritos disse: Aquilo que eu “temo” é o que controla meu caráter... E o que tem isso a ver com Ana? Simples... O seu desejo de ter um filho estava acima de todas as coisas. Por isso! Que aos olhos do Sobrenatural, creio que pela “fé”... Que foi por causa disso que D-us fechou seu ventre por um tempo para não engravidar, pois, queria trata-la no particular.

Quando os nossos desejos e vontades, ficam acima da vontade e desejo de D-us... Pode crer que a tendência nossa é ficarmos paralisado, estéril, sem produtividade e cansado com as coisas.
Era o que estava acontecendo com Ana... Ela focou tanto em ter um filho, que não estava mais aguentando a pressão de não ser mãe...  

A SD Distrital Sandra Fidelis... Ministrou algo Poderoso da parte de D-us para nós neste texto... Ela comentou! Por que Ana queria algo tão precioso para ela e depois devolver para D-us? Por qual motivo ela faria isso? O que está por trás desse ato?

Creio aqui... Que Penina! Não era o grande problema de Ana, e sim D-us que queria o coração dela em primeiro lugar em sua vida e nas suas atitudes. Pois, o próprio D-us, queria ter algo profundo com Ana e era no particular. E isso significa que, ela deveria tirar seus olhos das e nas coisas e bênçãos dos outros, que neste caso era Penina, para receber as coisas que D-us tinha para ela.

PRESTE ATENÇÃO MAIS UMA VEZ QUE! Deus queria um novo profeta e Juiz naquele momento... Pois! Eli e seus filhos já não estava trabalhando direito no Tabernáculo de D-us. E aí! Entra a grande sacada de D-us, ao perceber que Ana, era a mulher ideal para isso.

Ana para nós hoje! Representa a Igreja do Altar... Pois, é no momento de oração que Deus age. Uma vez que, alinhamos os nossos projetos e desejos com os projetos e desejos de D-us. Isto é! Ana se entregava... E talvez! Só está faltando isso para cada um aqui, receber de D-us de vez a sua vitória e a sua conquista. Se entregar no “Altar”. 

Penina! Mostra para gente o seguinte: Quando somos desafiados... Temos que clamar.

Deus falou não para Ana e ela não reclamou. Não fez biquinho ou saiu da Presença. Ao contrário, ela buscava mais e mais de D-us indo buscar no Tabernáculo e ofertando ao SENHOR.

A gravidez de Ana não iria ser no primeiro momento ao modo natural... E sim no ESPIRITUAL. 

Já que, no ver. 7 e 8 vemos que as vezes Ana era humilhada... Porém! Tem hora que a adoração fica difícil quando alguém nos desafia e perdemos o foco da “Presença de D-us”. Já que o problema de Ana! O marido dela  não poderia resolver... Era somente no ESPIRITUAL. E aí! Temos que parar de sermos religiosos nesta hora. Ou seja, não podemos ser naturais...

O marido de Ana queria resolver no natural... Ele amava ela, dava porções dobradas para ela, sentia prazer e vontade de estar com ela e ainda lhe faz um desafio carnal como prova do seu amor dizendo: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? (Conf. vers. 8)

O que estava por trás desse discurso era: Amor! Vou comprar a roupa mais cara, o sapato mais caro, além de dar mais dinheiro para você sair dessa angustia, sofrimento e tristeza. Além! De pegar você e viajar para onde você quiser. Mas, além disso amor! Eu acho que, eu e você já somos o suficiente, já que estamos bem assim e um filho a essa altura não vai dar certo e a essa altura do campeonato na sua situação de angustia e tristeza não seria legal um filho não.

REPITAM COMIGO: Os alvos naturais tem limites... Porém! O Sobrenatural tem sacrifico.

Tudo que aconteceu com Ana fez ela se achegar no Altar e a partir desse ato a D-us, Ele começou a agir na vida de Ana. Pois, foi o Próprio D-us que cerrou o seu ventre para não gerar filhos e ... E não Penina. Penina! Foi uma ponte para ela se aproximar de D-us e acalmar seu coração em D-us, para aí sim! D-us entrar com providencia e ser com ela no seu momento de angustia e dor.

CONCLUSÃO: Tem muitos “Evangélicos” assim nos dias de hoje dentro e fora das Igrejas locais... Querem resolver no “carnal” e não no “sobrenatural”...

Para isso, vamos pegar esses três personagens, Elcana, Penina e Ana e ver o que cada um representa para nós:

ELCANA: É o crente que tenta resolver tudo na carne... Ver as coisas pela ótica carnal. Não é só ofertar e se dedicar mais tempo a uma pessoa como prova de amor. Ou seja, o “Amor Eros”. Elcana! É o crente que tem que entender as coisas do e no “Mundo Espiritual”. Uma vez que, D-us! Possui a resposta para todas as coisas e foi Ele próprio que cuidou de Ana.

PENINA: Já é o crente da exposição e da quantidade. O verdadeiro quanto mais melhor. Porém! Quais os nomes dos filhos de Penina? O que eles fizeram? Quais heranças que eles deixaram para nós? Ninguém sabe. Por isso, que a Palavra de D-us condena o soberbo e o arrogante. Pessoas assim, sofrem, são esquecidas e não gera nada de bom enquanto não se quebrantar diante do SENHOR.

ANA: É a Igreja do Altar. Aqueles/as que buscam suas respostas em D-us e não em homens. Deixando serem curados nos sentimentos in-fe-ri-o-ri-da-de, de inveja e de incapaz. Além! De querer dar jeito com as próprias mãos... Quando ela entendeu que D-us tinha que ser o Centro na sua vida... Algo mudou poderosamente. Aí! A grande pergunta desse sermão: Por que pedir algo a D-us e depois devolver? A resposta é: Foi no Altar que D-us revelou para Ana que ela, não precisava de um “filho” e sim de D-us.

Por isso! Ela devolveu. E a partir dai! Deus abriu seu ventre e ela gerou nada mais e nada menos que Samuel que foi Juiz e Profeta nesta Terra e nada abalou seu Ministério Profético aqui.
Que possamos gerar “Algo” para Eternidade... Que os nossos projetos e desejos estejam respaldados com os projetos e desejos de D-us para nós nesta Terra.

E que todo “espirito maligno de Elcana e Penina” que agiram no carnal contra a vida de Ana... Caia por Terra em nossa vida e Ministério.

Se sinta desafiado nesta noite... Saia do seu lugar e venha no Altar de D-us e deixa Ele te revelar o grande segredo desse sermão: Que nós precisamos é de D-us e quando o Buscarmos de todo o coração... E as demais coisas nos serão acrescentados... Conforme o texto de Mateus 6. 33. Que D-us nos abençoe grandemente em Nome de Jesus de Nazaré. [2]



[1] http://novotempo.com – Acesso em 22 de abril de 2018
[2]  Sermão Inspirado na Ministração da SD Distrital Sandra Fidelis para os Pastores e Pastoras de Barra Mansa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário