domingo, 15 de abril de 2018

LIVRES




Texto base: João 8. 36
            Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.   

INTRODUÇÃO: Nesta Palavra, podemos observar Jesus Cristo tendo um grande debate sobre ser livre no SENHOR.
Ser livre na verdade e saber conquistar a liberdade... Uma vez que, muitos querem o bônus da liberdade, mas, não querem o ônus que ela exige... Ou seja, não querem pagar preço. Pois, vivemos no Tempo da Graça, mas a Graça não é de graça.
O povo de Israel, viviam debaixo de uma promessa que foi liberada pelo próprio Eterno que eles seriam livres... Mas, o grande problema era a mentalidade do sa-u-do-sis-moque eles tinham. Essa palavra, sa-u-do-sis-mo tem a ver com tendência, gosto fundado na valorização demasiada do passado. E também, fidelidade a princípios políticos, ideais, usos e costumes que já não são aceitos.
DESENVOLVIMENTO: Jesus Cristo... Muitas vezes falava no Espiritual. E nesta passagem, Ele estava falando no Espiritual para aqueles que estavam Lhe ouvindo.
Uma dessas conversas espirituais, foi quando uma mulher foi pega em adultério... Os homens falavam no carnal... Jesus Cristo no Espirito quando disse: Se alguém não tem pecado, que atire a primeira pedra...Na mesma passagem! Ele disse que era Luz. E quem andasse sobre essa Luz que era Ele... Nunca mais andaria nas Trevas. Além de enfatizar a Sua obediência ao Pai.
Jesus! Falava e explicava coisas do Reino e as pessoas continuavam entendendo as coisas no mundo físico.
Jesus conversava com homens da Lei, conhecedores da Palavra, pessoas cultas e muitos fiéis ao Judaísmo da época. Porém! Tudo que Ele ensinava era novo e as pessoas tinham uma grande dificuldade de entender Seus ensinos.
Ao ponto d`Ele mesmo, Jesus Cristo declarar o seguinte em João 8. 28 – 30: Por isso Jesus disse:Quando vocês levantarem o Filho do Homem, saberão que “Eu Sou Quem Sou”. E saberão também que não faço nada por minha conta, mas falo somente o que o meu Pai me ensinou. Quem me enviou está comigo e não me deixou sozinho, pois faço sempre o que lhe agrada.Quando Jesus disse isso, muitos creram nele.
Jesus Cristo! Na verdade, estava querendo liberar os Filhos de D-us das prisões emocionais, psicológicas e espirituais que estava atrapalhando as coisas Eternas naquela Nação... Pois, muitos Judeus conheciam coisas sobre D-us, mas, não guardava coisas Eternas no seu coração.
Ou seja, Jesus Cristo, queria que eles tivessem intimidade de verdade e não coisas superficiais... As pessoas naquela época! Valorizavam demais Abraão, Moises e outros grandes líderes religiosos e revolucionários da época, como o próprio João Batista. Mas, estavam com dificuldade de reconhecer o Filho de D-us que veio em forma de homem e estava ali, operando grandes sinais e maravilhas como D-us.
Olha que Jesus Cristo disse para essas pessoas depois que Ele comentou sobre Abraão em  João 8. 39 – 43: O nosso pai é Abraão! Responderam eles. Então Jesus disse: Se vocês fossem, de fato, filhos de Abraão, fariam o que ele fez. Mas eu lhes tenho dito a verdade que ouvi de D-us, e assim mesmo vocês estão tentando me matar. Abraão nunca fez uma coisa assim! Vocês estão fazendo o que o pai de vocês fez. Eles responderam: Nós não somos filhos ilegítimos; nós temos um Pai, que é D-us!Jesus disse a eles: Se Deus fosse, de fato, o Pai de vocês, então vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por minha própria conta, mas foi Deus que me enviou. Por que é que vocês não entendem o que eu digo? É porque não querem ouvir a minha mensagem. 
Particularmente! Eu gosto quando Jesus Cristo nos confronta na Palavra... Pois, ainda hoje, tem muitas pessoas querendo viver nas Trevas, vivendo dos seus achismos e conceitos. Não liberando perdão e também não sendo perdoados, vivendo para lá e para cá, recebendo várias digitais e ensinamentos que não são bíblicos e muitos estão até dentro da Igreja... Mas, como disse um dia o Bispo Paulo Rangel numa reunião de discipulado: Vivem como zumbis dentro da Igreja... Andam pra lá e pra cá e nada recebem...

Jesus Cristo não tinha pecado sobre Ele... Por isso, Ele ensinava o que ensinava, falava o que falava e fazia o que fazia... Um homem ou uma mulher, quando está debaixo da Luz que é Cristo Jesus, não tem que se envergonhar. Pois, o próprio D-us lhe respalda e lhe protege de toda fúria do inimigo.
Os Judeus era como o Jovem Rico... Conheciam a Palavra, tinha promessa sobre a sua vida, conhecia os Mandamentos e muitos eram cultos e tinham até dinheiro... Mas, só sabiam e viviam de passado... Porém, não viviam e não guardavam em seu coração coisas atuais e coisas Eternas.

Jesus Cristo! Confrontava esses homens e mulheres no seu caráter... Pois, o Próprio Jesus resumiu mais de 613 mandamentos, leis e ensinos em apenas 2 que era: Amaras Seu D-us sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.

Esses homens e mulheres... Estavam esquecendo um MANDAMENTO DIVINO nesta passagem... Que era não MATAR. Já que, todas as vezes que eram confrontados, o homem carnal aparecia e a sede de vingança era maior do que o quebrantamento e coração ensinável.

PRESTE ATENÇÃO NESTA FRASE DE CRISTO JESUS EM JOÃO 8. 42: Se Deus fosse, de fato, o Pai de vocês, então vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por minha própria conta, mas foi Deus que me enviou.
Jesus Cristo... Estava querendo liberar aquelas almas dos cárceres... Pois, Jesus os alertou que todo espirito de rebelião vem das Trevas... Ele estava alertando que esse comportamento de rebeldia... Era comportamento de filhos do diabo que deste o início da Criação foi assassino e mentiroso (João 8. 44)

CONCLUSÃO: O que podemos aprender com esse texto!
Podemos aprender três conceitos Bíblicos para vivermos uma vida de paz e harmonia nesta Terra que são:

1º Gálatas 5. 1: Foi para a liberdade que Cristo nos libertou! Portanto, permanecei firmes e não vos sujeiteis outra vez a um jugo de escravidão...Palavra Eterna para vivermos uma vida plena diante de D-us... Foi para nos libertar que Cristo Jesus veio nesta Terra e morreu pelos nossos pecados. Por isso, temos que nos desviarmos do mal e caminharmos na Luz que é Cristo Jesus.

2º 1 Pedro 2. 16: Considerando que sois livres, não useis a liberdade como pretexto para fazer o que é mal, mas vivei como servos de Deus: Como eu disse... Vivemos na Graça... Mas, essa Graça não é de graça. Tem um preço para continuar neste favor imerecido de D-us que é continuar nos Caminhos Eternos e hoje! Depois de salvos... Sermos servos do D-us Altíssimo, através do Seu Filho Jesus Cristo e também pela Ação do Espirito Santo.

3º João 8. 32: E conhecerão a verdade e a Verdade os libertará: Sobre qual verdade que estamos ensinando aqui! “Jesus Cristo”... Ele que É a Luz desse mundo e é Sobre essa Luz que temos que andar todos os dias e momentos.

Pois, quando saímos fora dessa “Verdade” vivemos num caos... Vivemos num lugar, mesmo em meio as multidões, sempre nos sentimos sozinhos e abatidos. Não temos forças, não temos clarezas e muitas vezes, damos lugar as Trevas.

Quando aceitamos a Jesus Cristo... As coisas com Ele é no Espiritual. Pois, se focarmos nas Terrenas, não vamos receber e ver os milagres e maravilhas que Ele nos deixou.

Por isso, vivam hoje como homens e mulheres “Livres No Senhor”... Vivam a Vida de D-us e os Seus Mandamentos que é Vida Eterna.

Seja livre de todo mal, doenças e maledicências que tem atrapalhado o crescimento espiritual de muitos crentes nesta Terra... Vivam como Filhos e Filhas de D-us em Nome de Jesus Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário