domingo, 18 de novembro de 2018

TEREIS CUIDADO DE O FAZER


Texto Motivador: Mateus 8. 1 – 4

Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiram. E eis que um leproso aproximou-se e o adorou, dizendo: — Senhor, se quiser, pode me purificar. E Jesus, estendendo a mão, tocou nele, dizendo: — Quero, sim. Fique limpo! E, no mesmo instante, ele ficou limpo da sua lepra. Então Jesus lhe disse: — Olhe, não conte isso a ninguém, mas vá, apresente-se ao sacerdote e faça a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho ao povo.

INTRODUÇÃO: Até o capitulo 7... Mostra toda uma trajetória do início da vida e Ministério de Jesus.

Ao descer do Monte, uma multidão estava seguindo Jesus Cristo, e a Palavra de Deus nos revela que neste exato momento quando Ele estava descendo o Monte, um leproso aproximou Dele e o Adorou.
Aqui! Deixo uma observação. Não importa o estado que você se encontra, quando estiver na Presença de Jesus Cristo, simplesmente o Adore em Espírito e em Verdade.

DESENVOLVIMENTO: Esse homem, ao qual a Bíblia não fala o nome, estava com uma doença, que naquela época era a pior doença que alguém poderia ter. Que era lepra. Uma doença considerada nesta época como imunda.

Vejamos em Levítico 13. 2 – 4 que diz: 2 Quando uma pessoa tiver na sua pele inchação, pústula ou mancha lustrosa, e isto se tornar na sua pele como praga de lepra, essa pessoa será levada a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, sacerdotes. O sacerdote examinará a praga na pele, e, se os pelos na praga se tornaram brancos e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote examinará a pessoa e a declarará impura. Se a mancha lustrosa na pele for branca e não parecer mais profunda do que a pele, e os pelos não se tornaram brancos, então o sacerdote encerrará por sete dias a pessoa que tem a praga.

Uma pessoa com praga, não tinha uma vida social tranquila, não poderia ter contato com outras pessoas, tinha que ficar insolado... Mas, esse homem num ato de desespero, pede uma ajuda ao Senhor dizendo: Senhor, se quiser, pode me purificar.

Aqui! Tem algo extraordinário! Quando esse homem pede ajuda ao Senhor, ele sabia que ali existia alguém que era capaz de mudar o destino dele. A Palavra de Deus, não explicou por qual motivo esse homem ficou contaminado, mas, ele sabia que Jesus Cristo poderia mudar o seu destino de várias formas:

1.      Curando
2.      Livrando ele da contaminação
3.      Recuperando seu sentido moral
4.      Purificar de iniquidade
5.      Livrar da contaminação do pecado
6.      Anunciar que está limpo no sentido levítico

Então! O destino desse homem estava nas mãos do Senhor.

Ele! Antes de pedir qualquer coisa ao Senhor, simplesmente o Adorou que tem haver como se ajoelhar, prostrar-se, prestar uma homenagem, uma reverência ou simplesmente respeito diante do Senhor.

Jesus! Sem medo da doença ou nojo, lhe estende a mão e o levanta...

Assim também, Ele faz com cada um aqui... Ele não tem problemas em estender Suas mãos em nossa direção, a partir do momento que chegamos a Ele com o coração quebrantado.

Muitas doenças não estão sendo curadas dentro da Casa do SENHOR, simplesmente pela falta de Adoração... Não é aquela adoração de pular ou sentir uma emoção dentro de um Culto. Mas, aquela Adoração, de uma mulher que se jogou nos Seus pés e o Adorou sem reservas, mesmo sendo humilhada e questionada por aquele gesto.

Muitas vezes, as pessoas vão nos chamar de loucos ou pedir para ficarmos quieto numa situação de dor e sofrimento... Mas, a Palavra de Deus nos mostra que temos que clamar conforme o texto de Jeremias 33. 3 que diz: Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. 

Esse homem... Talvez ouvindo ou vendo Jesus Cristo curar muitas pessoas, percebeu de onde poderia vim o seu socorro. E não correu para homens ou deuses pagãos daquele lugar, foi para os pés de Jesus Cristo.

Ao perceber esse gesto de grandeza, Jesus então, estendendo a mão, tocou nele, dizendo: — Quero, sim. Fique limpo!

Uma Palavra... Mudou o destino de um doente, de um afastado, de um excluído da sociedade para uma nova vida em Cristo Jesus e pode ser considerado como uns dos primeiros Evangelistas da Bíblia, pois, depois que foi curado, saiu anunciando a sua cura.

Esse personagem e a sogra de Pedro! São duas pessoas que me chamam atenção, estavam doentes, impossibilitados de fazer alguma coisa, mas, quando foram curados, já saíram trabalhando e fazendo coisas pra Deus, através de Jesus Cristo que liberou cura física e cura da alma.

CONCLUSÃO: Jesus Cristo! Não quebrava a Lei da época, deixou bem claro, que mesmo Ele sendo Rei, Senhor, Filho de Deus e Salvador daquela nação, Ele não quebrou princípios e disse: vá, apresente-se ao sacerdote e faça a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho ao povo.

Jesus Cristo! Não queria holofotes... Jesus Cristo queria Salvar a nação de Israel, foi para isso que Ele veio. Queria que o povo, voltasse a Adoração ao Deus Vivo de verdade e não de mentira. Mas, muitos não entenderam.

Mas, os que entenderam, receberam suas curas, milagres, promessas, vidas e orientações e ensinos.
Quando mais o Senhor fazia isso, Sua Gloria ia crescendo. O Nome do Senhor, precisa ainda ser exaltado entre as nações e principalmente aqui na Colônia. Pois, Ele ainda É um Deus de Milagres...

E três coisas desejo deixar para nossa reflexão neste sermão:

1.                  Qual é o tipo de seguidor que sou?: Muitos, hoje seguem ao Senhor, por meios de homens que lhe tragam revelação. Como se num ato desesperado, ficassem pedindo para Deus usar alguns dos Seus aqui na Terra para lhes mostrar algo que eles mesmo sabem. Ou seja, suas lepras emocionais, espirituais e carnais.

2.                  Qual é o tipo de Adoração estamos prestando?: Jesus teve um ato nobre... De estender a mão em direção aquele que estava precisando, pois, viu ali um gesto de amor e zelo por Ele. Mas, qual é a nossa adoração aqui! O que eu veio pedir ou buscar, será que vai Glorificar o nome de Jesus Cristo? Será que o Nome Dele vai ser Exaltado e Glorificado nesta Terra?

3.                  Qual é o tipo de oferta que estamos levando ao Senhor pelas nossas bênçãos?: Em Levitico 14 fala da oferta que uma pessoa curada tinha que levar diante de Deus e do sacerdote... Deus! É justo. Ele se importa com cada um aqui sim, mas, como eu vivo falando aqui nesta igreja, Deus não faz acepção de pessoas, mas, de atitude sim. Muitos, foram curados, libertos, restaurados e perdoados por Deus através do Seu Filho amado. Mas, a ingratidão ficou visível e a cura dessas coisas, não ficou clara, pois, faltou honra.

Há, pelo menos, duas lições espirituais das ordens sobre a lepra: 

1. A importância da obediência. Entre as últimas orientações dadas por Moisés ao povo de Israel são estas palavras: “Guarda-te da praga da lepra e tem diligente cuidado de fazer segundo tudo o que te ensinarem os sacerdotes levitas; como lhes tenho ordenado, terás cuidado de o fazer” (Deuteronômio 24:8).

2. A necessidade de distinguir entre o limpo e o imundo. A chave ao entendimento deste significado da lepra aparece em Levítico 14:54-57 – “Esta é a lei de toda sorte de praga de lepra, e de tinha, e da lepra das vestes, e das casas, e da inchação, e da pústula, e das manchas lustrosas, para ensinar quando qualquer coisa é limpa ou imunda. Esta é a lei da lepra.”

Deus usou coisas físicas – sejam doenças, questões de higiene ou diferenças entre animais – para ensinar princípios espirituais [1] que diante Dele não muda... Em João 5. 23 diz: para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.  Sejamos grato ao Filho de Deus, por tudo que Ele tem feito, em nossas vidas e vamos a Adora-Lo sem reservas e sem mentiras.

[1]  https://www.estudosdabiblia.net – Acesso em 13 de novembro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário