domingo, 30 de dezembro de 2018

ADORANDO EM TEMPO DE CRISE


Texto Motivador: Atos 16. 19 – 26

19 Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades; 20 e, levando-os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade, 21 propagando costumes que não podemos receber, nem praticar, porque somos romanos. 22 Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. 23 E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 24 Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. 25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. 26 De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os

alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.

INTRODUÇÃO: Muitas vezes, estamos Adorando, porém, por dentro, estamos com as nossas crises... Paulo e Silas, depois de um desentendimento com Barnabé, por causa de João Marcos, um discípulo que parou com a viagem Missionaria por algumas questões pessoais e espirituais, que deste a Panfília, não mais os acompanhavam pelo trabalho.

Paulo e Silas, preferiram seguir um rumo diferente... Indo para Síria e Cilícia.

DESENVOLVIMENTO: Vejo nesta história, algo que podemos ver muito nos dias de hoje. Que é a Paixão, mesmo que seja de uma forma exagerada, ao ponto de se separar por causa de um projeto ou questões pessoais.

Muitas vezes, desejamos que as pessoas usem de misericórdia com nós... Mas, nós não a usamos com elas. E foi exatamente isso que aconteceu aqui.

Paulo! Simplesmente, por questões pessoais, de não concordar com a postura de João Marcos que no meio de uma viagem missionaria, abandonou o projeto, não achou apto naquele momento do seu discipulador, ter um cuidado com ele. Isso ficou tão forte, que preferiram se separar.

Barnabé... Era um homem apaixonado por vidas, acreditava até o último momento, que qualquer pessoa poderia mudar. Vejo aqui, o coração desse líder, triste, ao perceber que um dos seus discípulos que mais investiu, naquele exato momento, preferiu ficar cego com os seus achismos e conceitos.

Pois, quando a Igreja desconfiava da conversão de Saulo ele o acolheu. Vejamos no texto de Atos 9. 26 – 28 que diz: 26 Quando chegou a Jerusalém, Saulo procurou juntar-se aos discípulos de Jesus. Porém todos tinham medo dele, não acreditando que ele fosse discípulo. 27 Mas Barnabé, tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos. Contou-lhes como Saulo tinha visto o Senhor no caminho, e que o Senhor tinha falado com ele. Também contou como, em Damasco, Saulo tinha pregado ousadamente em nome de Jesus. 28 E Saulo ficou com eles em Jerusalém, entrando e saindo, pregando ousadamente em nome do Senhor. 29 Falava e discutia com os helenistas, mas eles procuravam matá-lo. 30 Quando isto chegou ao conhecimento dos irmãos, levaram Saulo até Cesareia e dali o enviaram para Tarso... Apenas alguém cheio de fé poderia fazer isso.

Paulo e Silas, mesmo seguindo caminhos diferentes, Deus, não deixou de estar com eles... Até por que, na própria Palavra de Deus mostra em Eclesiastes 3. 1, 5 o seguinte: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu... tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar.

Depois que Paulo, expulsa de uma mulher, um espirito de adivinhação, ao qual segundo a Palavra de Deus, ela dava muito dinheiro aos seus senhores... E isso, causou uma fúria neles, e denunciaram eles perante as autoridades daquele local. Uma vez que, eles estavam propagando costumes que não podemos receber, nem praticar, porque eles era romanos.

Depois que foram presos... Foram açoitados, ou seja, bateram neles com vara, além de coloca-los numa prisão, que para nós hoje, é como se fosse segurança máxima.

Mas, mesmo em meio à crise de um desentendimento, de uma discursão, de alguns açoites, além de uma prisão... Não se abalaram e começaram a orar e cantar louvores ao Deus vivo.

Igreja! Não existem tempos difíceis... Existem tempos de oportunidades.

E foi exatamente isso, que eu vejo neste texto... Eles poderiam ter parada e murmurado. Por que não seguimos Barnabé, por causa de que, não fomos para o outro lado, por que, não deixamos aquela mulher quieta no seu canta.

Nada disso! Eles ficaram firmes num proposito.

E aí! Será que a minha e a sua crise, vai nos tirar do foco daquilo que Deus colocou em nossas mãos?
Paulo e Silas apanharam e foram presos... E quais são as surras que nós estamos levando e por causas delas, vamos ter que orarmos e cantarmos, para que, as portas das prisões se abram e logo em seguida a Gloria de Deus?

CONCLUSÃO: Ser usado por Deus, requer disposição.

As pessoas que estavam responsáveis por cuidar de Paulo e Silas, sabiam que aquela situação, se todos fugissem, era um caso de morte... Mas, no meio da crise da morte, surge a esperança que dizia: Não lhe faça nenhum mal... Se você crer no Senhor Jesus Cristo, e será salvo tu e a tua casa.

Olha Igreja... Esses homens não deixaram que questões emocionais os parassem, que incômodos lhes parassem, agressões lhes parassem e até mesmo prisões. Sabe por quê! Prega a Palavra, insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e encoraja com toda paciência e sã doutrina. (2 Timóteo 4. 2)

Existem uma canção, muito especial que diz: Está sofrendo mas também tá aprendendo, né? Tá machucando, mas também tá te ensinando, então. Toda promessa tem o tempo de espera. Mas Deus já decretou vitória nessa guerra. Fica tranquilo, não se desespera, se foi Deus quem prometeu, a promessa está de pé, somente espera. Mantenha a calma, não perca a fé! Se o teu joelho está no chão, teu inimigo não consegue ficar de pé. (Fica Tranquilo - Kemilly Santos)
Então o que podemos aprender com esse texto?

1º Numa separação por falta de incompatibilidade, podemos sofrer, mas, aprendemos com o tempo...Esse João Marcos que Paulo não quis levar na sua viagem missionaria, com o tempo cresceu com a graça de Deus... E esse homem é nada mais e nada menos que o Evangelista Marcos, autor do segundo livro do Novo Testamento.

2º Reconhecer os erros, anos mais tarde, o próprio apóstolo Paulo escreveu: “Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério” (2 Timóteo 4. 11). O mesmo apóstolo que não confiava no jovem Marcos depois do problema do seu procedimento, chegou a pedir a sua ajuda no final da sua vida. João Marcos amadureceu. Cresceu espiritualmente. Aprendeu ser responsável e ganhou a confiança do mesmo apóstolo que mostrou sua decepção em outra época.

3º Mesmo em lugares desproporcionais, como numa prisão por exemplo, se continuarmos firmes, orando e cantando ao Autor da nossa fé... Cadeados vão se quebrar e portas vão se abrir.

4º Depois da nossa libertação, continue pregando... E falando dos grandes feitos do Nosso Senhor. Pois, se crermos n`Ele de todo coração, nós, e toda a nossa casa seremos salvos.

5º Fique firme... Paulo, Silas, Barnabé e Marcos... Mesmo seguindo caminhos diferentes, serviram ao Deus Vivo com Gratidão e louvor. Foram homens que impactaram uma geração pelas suas fidelidades a Deus. Então! Não vamos deixar que nossas limitações, pare a Obra de Deus e seja um instrumento em todos os lugares e momentos de Deus.

Que Deus te abençoe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário