segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

NO CAMINHO: 2019 O ANO DA INSTRUÇÃO & ALINHAMENTO



NO CAMINHO: 2019 O ANO DA INSTRUÇÃO & ALINHAMENTO

Texto Motivador: Efésios 4. 15 – 16

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.

INTRODUÇÃO: Ontem no Culto, falei sobre, algumas questões que Deus não tem nada aver com as nossas crises... Ou seja, não existem tempos difíceis... Existem tempos de oportunidades. Uma vez que, no caminho, Ele mesmo vai nos mostrando o nosso potencial.

Paulo! Era um homem muito duro com ele mesmo e também com as pessoas. Ao ponto, de um dia, dar um alerta para pessoas dizendo em Filipenses 3. 4 – 7 o seguinte: É verdade que eu também poderia confiar na carne. Se alguém pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: fui circuncidado no oitavo dia, sou da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, eu era fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.Mas o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.

Por mais que ele tenha recebido a Cristo como o Seu Senhor... Foi na caminhada que ele de verdade veio a mudar... E logo em seguida, neste mesmo texto ele declara: Na verdade, considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa d`Ele perdi todas as coisas e as considero como lixo, para ganhar a Cristo.

DESENVOLVIMENTO: Hoje! Vamos falar de uma outra face de Paulo, ao qual ele, no caminho aprendeu, que é andando na unidade do Espírito. Uma vez que, o mesmo Paulo nos deixou bem claro quando disse em 1 Coríntios 13. 10: Quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.

Estamos sendo desafiados através desse texto, começar o ano de 2019 com o tema: Instrução& Alinhamento, um ano aprendo sobre a responsabilidade e o amor que temos que ter por nós mesmo, e também para com o outro...

Paulo! Deixou uma exortação, naquela época, que em minha opinião vale até hoje, quando disse, para prestarmos a atenção na nossa vocação ao qual o Senhor Jesus nos chamou, além de pararmos de andarmos como crianças na fé... Ou para pararmos de ficarmos agitamos, onde qualquer vento de doutrina nos leva para um lado para o outro.


PRESTE ATENÇÃO: Paulo sabia, que para se chegar na unidade da fé... Precisa de fidelidade para se viver. Pois, só podemos considerar que somos filhos de Deus, quando tirarmos a mentalidade de escravos.

Paulo, pede para seguirmos a verdade... E a nossa verdade é Cristo Jesus que deixou bem claro que Ele é o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai, senão por Ele... (João 14. 6)

Ninguém aqui, pode chegar ao Pai pela desobediência, pela infidelidade, pela desonra, pela falta de compromisso, pela falta de respeito ou pela falta de ética... Paulo chegou um período do seu ministério, que ele trabalhou muito, a questão do caráter cristão, já que, é o fruto do trabalho do Espírito Santo em nossas vidas.

Lembram-se disso: Quanto mais cativa (escrava, submissa) for a nossa mente a Palavra de Deus (II Coríntios 1.3-7) mais experimentaremos a sua boa, perfeita e agradável vontade (Romanos 12.2).[1]

Paulo! Preocupa-se demais com os santos da Igreja... Mas, o santo que ele se refere nas suas palavras, não é o santo que não tem pecado... Mas, é o pecador salvo pela graça. E com certeza esse sou eu e com certeza, também você.

Paulo sempre instruía e alinhava as comunidades de fé... Sempre que podia, visitava, escrevia ou pedia para alguém de confiança, entregar o recado que ele queria dar a comunidade... E a sua preocupação com a comunidade de Efésios era justamente para que eles voltassem a perfeição da união com Cristo Jesus, que é o Cabeça da Igreja. Pois, toda comunidade de fé, que se volta para a manifestação da Glória de Deus, é impossível não ter o Avivamento e o Quebrantamento vindos da parte do Eterno.

Ele mesmo sabia que a Igreja, não podia caminhar sem uma direção... Pois, imagina o nosso corpo, se cada membro do meu corpo, desejasse fazer o que tem vontade! Que coisa horrível seria.

Da mesma forma, a Igreja... O caminho sempre tem que ser Jesus Cristo, não há outra possibilidade para um crescimento e avivamento que não passe por esse caminho.

Como seguidores de Cristo, temos que ter compromisso com a verdade e principalmente fidelidade com Ele, uma vez que, todos que não foram para esse caminho, se perderam em meio as trevas... Pois, satanás é o pai da mentira.

CONCLUSÃO: O legal aqui é a revelação que recebemos que é o seguinte: Nós não precisamos ser perfeitos, precisamos estar juntos... Pois, olha o que nos diz a Palavra do SENHOR: Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.(Gálatas 6. 1)

E a grande sacada neste texto é! Lembrar que só uma pessoa, não precisa fazer nada sozinho... Pois, conforme o próprio Paulo, juntos podemos fazer muito mais do que sozinho. Ou seja, alcançamos juntos, a plenitude de Deus num proposito que Cristo nos mandou que era e é o ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.  (Mateus 28. 19)
O ano da Instrução & Alinhamento... 

É o ano da unidade da Igreja, seguindo em unidade em direção a Cristo... E rompendo em todas as áreas. Pois, todos aqueles que saíram da visão, quase pararam.

Não vamos nos perder nos caminhos, que nós mesmos estamos criando sem a direção de Deus... Uma vez que, a unidade da Igreja passa pelo menos por cincos pilares inquestionável que são:

1º Deus que é o Nosso Pai e nos guarda para a eternidade.

2º Cristo Jesus, a quem todos nós pertencemos.

3º Espírito Santo que ativa essa comunhão.



5º Corpo que é a Igreja, por onde passa a comunhão com outros crentes.[2]

Que a nossa oração de fé esse ano seja que o Espírito Santo de Deus, venha conduzir sua Igreja conforme o texto de João 16. 13 que diz: Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvindo, e vos anunciará o que há de vir.

Meu desejo como pastor dessa Igreja é... Que cada um aqui, coloque seus dons e talentos em prol do Reino de Deus... Pois, trabalhar em unidade com Cristo não atrapalha a nossa individualidade... Que o Salmo 133. 1 que diz: Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.



[1]  https://www.jesuseabiblia.com – Acesso em 31 de dezembro de 2018.
[2] A Bíblia de Estudo – Aplicação pessoal – pg. 1651

Nenhum comentário:

Postar um comentário