sexta-feira, 24 de junho de 2022

A ESCOLHA DOS 12 E O ENVIO NA MISSÃO


Textos Motivadores:

Marcos 3:13-19

13 Jesus subiu um monte, chamou os que ele quis, e eles foram para perto dele. 14 Então escolheu doze homens para ficarem com ele e serem enviados para anunciar o evangelho. A esses doze ele chamou de apóstolos. 15 Eles receberam autoridade para expulsar demônios. 16Os doze foram estes: Simão, a quem Jesus deu o nome de Pedro; 17 Tiago e João, filhos de Zebedeu (a estes ele deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do Trovão”); 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o nacionalista; 19 e Judas Iscariotes, que traiu Jesus.


Lucas 6:12-16

12Naquela ocasião Jesus subiu um monte para orar e passou a noite orando a Deus. 13Quando amanheceu, chamou os seus discípulos e escolheu doze deles. E deu o nome de apóstolos a estes doze: 14 Simão, em quem pôs o nome de Pedro, e o seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, o nacionalista; 16 Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que foi o traidor.

Introdução: Jesus começara de fato seu ministério , e desde o primeiro instante se preparava para deixar um legado , transferir a unção e a Missão que estava sobre Ele. Talvez o que precisamos pensar nossos primeiros passos é que, a Missão não é nossa , mas a Missão é de Deus , daí o porque alguns Teólogos desde a década de 1930 na Igreja chamarem de MissioDei “Missão de Deus”. 

Karl Barth no ano de 1932 em uma Conferência Missionária discursou sobre a ação da Trindade na Missão , ele não só enxergava do ponto de vista Sotereológico (Salvação através da Missão só de Jesus) , e nem muito menos do ponto de vista Eclesiológico ( Salvação pela ação da Igreja na Terra), mas revela que a Trindade estava em plena concordância para que a Missão fosse efetiva na Terra. Hora o Pai se manifestando , Hora o Filho e Hora o Espírito Santo, todos em unidade para que a Missão aconteça. Partindo deste princípio, Jesus tem a Missão e a Visão de Deus bem clara, e que , não faria a Missão sozinho na Terra , mas iria precisar de uma equipe preparada para o cumprir desta Missão e então Jesus inicia esta jornada encontrando pessoas que pudessem viver uma experiência com Ele , e a partir daí influenciá-los a engajar na Missão e na Visão de Deus. 

A Visão Deus – Edificar uma Igreja de discípulos , que cresçam no relacionamento com Ele e se tornem influência neste mundo, fazendo discípulos em todas as Nações. “Uma Igreja de discípulos é desafiada todo dia á viver a Visão de Deus, o processo é progressivo e contínuo , A Visão é trabalho e não poesia” A Missão de Deus – Salvar a Humanidade perdida nos pecados, condenada para sempre longe do pai de Amor. Levar o seu amor ensinando o caminho do discipulado e desenvolvendo novos discípulos e assim de forma simples e prática viver uma vida abundante ainda na Terra. “Porquanto o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”. Lucas 19:10.

I. Uma Equipe escolhida através de Oração – É compreensível que estejamos bem acostumados em querer nos relacionar com quem já somos amigos , e com aqueles que nos preferem e pensam como nós. Mas discipulado é uma chamada para deixar um legado, não irá se resumir somente ao churrasco e Happy Hour, temos que pensar que a Equipe de 12 será nossa retaguarda , irá á nossa frente preparando o caminho , serão nossa voz , e representarão uma Visão importante que é Ganhar – Consolidar – Discipular e Enviar. 

No versículo 14 de Marcos 3 , o relato é que Jesus sobe ao monte para orar e alí sobem muitos discípulos com Ele , e passando á noite em oração e observação , então escolhe 12 homens que iriam levar o Evangelho “Boas Novas” pelo Mundo. , e os chamou de Enviados ! Nunca teremos uma equipe que sonhamos se os escolhermos por amizade , mas se os escolhermos debaixo de oração e observação ( Exemplo: Como oram , como respondem á chamados , ouça-os e deixe que falem o que pensam sobre esta Visão do Discipulado).

Já no versículo 12 de Lucas 6 – Vamos ver de forma explícita que Jesus orou e em seguida os escolheu em número de 12 e os chamou de Enviados “Apóstolos”. Há duas formas de realizar a escolha de Equipe de 12 : 1. Chamando um Grupo maior para acompanhar tempos de oração e reuniões de discipulado coletivo – E então desta Equipe maior retire os 12 que se destacarem com as habilidades descritas em Êxodo 18:21 a 23. “21. Mas escolhe do meio do povo homens capazes, tementes a Deus, que sejam dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabelece-os como chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez. 22. Eles julgarão o povo em todo o tempo. 

Toda causa mais complexa trarão a ti, mas para todas as questões menos difíceis, eles mesmos poderão encontrar a solução. Desse modo será mais leve para ti, pois esses líderes te ajudarão a dividir o trabalho e levar o peso diário da carga. 23. Se assim fizeres, e se dessa maneira Deus te instruir, poderás então suportar as dificuldades, e todo este povo voltará para suas habitações satisfeito!” (Êxodo, 18) 2. Chamando já um grupo selecionado depois de um tempo orando e conversando com a esposa ou esposo – Veja e analise dentre a Igreja, pessoas com os mesmo requisitos do texto acima , e os separe para um tempo de amadurecimento e ensino e então depois diante da igreja os legitime , ungindo e enviando para esta Missão.

II. Dê autoridade para esta Equipe – O texto é claro ! Jesus deu autoridade para os 12 e confiou-lhes a Missão. 

1. Autoridade para curar enfermos e expulsar demônios - Autoridade para ensinar , expulsar demônios e para curar. Esta Equipe de 12 tem que entender a Missão e iniciar o processo de abertura de Células ( se não tiverem ainda , é melhor que já tenham , pois você poderá conhecer performance melhor de cada uma para a obra do ministério). 

2. Autoridade para crescerem e se multiplicarem – Ore pedindo a deus que guarde seu coração e sentimentos para não ser tentando competir com seus 12 (Exemplo de Saul com Davi). Que o Senhor lhe dê casais de 12 capazes e ungidos para a conquista de um território e a multiplicação de discípulos para o Reino. 

3. Envie-os sob o mesmo manto e mesma Visão de sua Igreja local – Tenha bem claro em sua mente o que deseja desta equipe e depois acompanhe-os semanalmente ou quinzenalmente para receber os relatórios e testemunhos de conquistas. 

Conclusão : Jesus é o modelo perfeito para esta Visão do Discipulado , se o seguirmos lograremos êxito nesta caminhada. Não tenha pressa , faça uma parte de cada vez , estabeleça os 4 passos da Visão bem claro para toda a Igreja , ensine , faça Seminários Internos sobre a Visão e a Missão de Deus , avance com o que Deus já lhe concedeu , seja grato , mas seja também insatisfeito , queira melhoria constante , mas sem pressão. 

Cada coisa chegará ao seu lugar ao seu tempo , veja que Jesus nos deixou o exemplo que para amadurecer uma equipe levou mais de 3 anos e meio , e mesmo assim depois da ressurreição teve que consolidar os desistidos. A consolidação será um passo que constantemente deverá ser repassado em toda a Igreja, faça Seminário Anual de Consolidação com toda a Igreja e chame os melhores preletores para Consolidá-los ( Você e sua Esposa).

Pois ninguém melhor para corrigir e amar as ovelhas do que o próprio Pastor. Haverá um dia que seu povo vai amar tanto ouví-los, que trará uma honra e contentamento imedido. Então vamos lá , vamos exercer A MissioDei (Missão de Deus confiada á nós) e á Visão M12 , o modelo perfeito de Jesus! Que sua descendência espiritual seja incontável com areia da praia do mar e como as multidões de estrelas no Universo. Deus os Abençoe com Crescimento , Apascentamento e Multiplicação do Rebanho em Nome de Jesus.  

OBS: Esse sermão não foi escrito pela minha pessoa. É de autoria do Apostolo Tiago da Igreja Deus Trino da Visão M12 ao qual eu tenho um grande prazer de aprender com cada um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário