terça-feira, 10 de janeiro de 2017

GRANDE É O SENHOR

Texto Motivador: Salmo 40. 1 – 11


INTRODUÇÃO: O Salmo 40! Nos lembra mais uma vez da vida de Davi. Como a grande maioria dos que estão aqui sabem! Davi, mesmo sendo um homem segundo o coração de Deus, deve autos e baixos em sua vida pessoal e também pública.

Se repararmos, ao olharmos para os Salmos anteriores, veremos ele suplicando pelo perdão, pela misericórdia, pelos livramentos, pela justiça... Assim, como ele mesmo reconheceu que deveria mudar de conduta diante de Deus e diante da sociedade ao qual ele era rei. Sendo assim, vamos observar o que este texto tem para nos mostrar.

DESENVOLVIMENTO: No primeiro momento Davi nos mostra que ele teve satisfação em esperar no SENHOR, pois, sabia que somente d`Ele e por Ele viria a ajuda. Uma vez que, ele reconhecia que estava no fundo do poço, estava num desespero e também com medo.

Esperar no SENHOR não é fácil... Ainda mais, num tempo onde estamos vivendo que tudo é para agora e não para amanhã. Já que, o amanhã para muitos, já se tornou tarde demais. E aí! Percebemos que o próprio Davi, nos chama atenção quando disse que Deus o tirou da lama e colocou ele para andar sobre uma rocha e firmar seus pés. Ou seja, Davi está nos mostrando que, mesmo numa situação difícil e complicado, Deus com a sua Graça e Misericórdia muda o nosso destino e nos coloca em lugares firmes.

Isto é! Quando temos um Encontro com Deus... Ele perdoa todos os nossos pecados e lança no mar do esquecimento! Pois, é uma promessa de Deus que está no livro de Miquéias 7. 18 - 19 que diz: "Quem, oh Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquiadades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar."  

Davi aceitou o perdão Vinda da parte de Deus e isso foi tudo para ele. E a partir dessa atitude em aceitar o “Perdão Divino” Deus mudou a sua sorte. Primeiro! Colocando uma nova canção em sua boca.

Ao olhar para a nossa Igreja! Percebo que novas canções tem mexido com a estrutura de muita gente. Pois, hoje cantamos hinos de justiça, de perdão, de vitorias, de restituição e principalmente da Grandeza de Deus e de tudo que Ele tem feito pelo Seu povo.
           
Ei! Preste atenção nisso: Só podemos dar títulos ao SENHOR a partir daquilo que nós conhecemos d`Ele. Pois, como num mundo circular que pessoas são conhecidas pelos comportamentos, assim é o Nosso Deus. Nunca podemos reconhecer que Ele é amor se não provamos do Seu amor... Nunca vamos falar de um Deus justo, se nunca provarmos da Sua justiça. Nunca podemos falar que Ele é Dono do tempo se não acreditarmos nas palavras do Apostolo Pedro que diz em uma das suas cartas o seguinte: Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos como um dia. (2 Pedro 3. 8)

Outro ponto que nos chama atenção é que, Davi! Queria que todas as pessoas olhassem para ele e que reconhecesse a soberania de Deus. Pois, hoje, ao preparar esse sermão, me deparei com uma frase que me chamou atenção que dizia o seguinte: Perdão não muda o passado! Mas, engrandece o futuro!!! (Paul Boese).

O perdão de Deus... Não anulou os erros do passado de Davi, mas... Mudou o futuro de dele e todas as pessoas reconheceram que Deus estava com ele. E o seu desejo neste Salmo, ou seja, nesta canção, é que todas as pessoas confiassem em Deus e no Seu Senhorio.

Continuando o texto! Aqueles que confiam no SENHOR e não em homens... Recebem recompensas como: São erguidos, são purificados, são estabelecidos, são sustentados (pois, Deus capacita) e ainda são cheios de alegrias.

E será que nesta noite! Você é essa pessoa? Eu creio que sim... Mas, se uma voz, lhe disse ao contrário disso! Reconheça a Soberania de Deus e deixa Ele ser Deus em sua vida. Assim, como Davi, permitiu e mudou a sua sorte pelo ato da fé, obediência, gratidão e perseverança.

Pois, olha o que nos diz o texto de Provérbios 28. 25 que diz:  O orgulhoso de coração levanta contendas, mas o que confia no Senhor prosperará. Davi! Foi um homem prospero diante de Deus e diante da sociedade já que ele mesmo declarou neste Salmo dizendo o seguinte: SENHOR, Meu SENHOR! São muitas as maravilhas que tem feito por nós. Pois, os Seus Planos são perfeitos. E no livro de Romanos 12 isso é claro demais, pois, a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.

E quando entendemos isso... Dois ditados populares caem por terra. Primeiro que Deus escreve certo por linhas tortas... Sendo que Deus escreve certo em linhas retas. Pois, quando temos um destino, temos que seguir e se mudar o rumo daquilo que Deus nos pediu ficamos perdidos.

E o outro que pau que nasce torto nunca se endireita... Pois, Jesus! Tinha como profissão a carpintaria, ou seja, era carpinteiro... E um pau torto nas mãos de um Grande carpinteiro, Ele faz uma grande obra de arte! Você crer nisso? Eu creio.
           
Davi! Poderia ter entrada nestes dois ditados populares... Mas, preferiu acreditar em algo Maior e Melhor e em Provérbios 3. 5 – 6 percebemos uma frase que diz: Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas. Ou seja, se arrepender dos nossos pecados é fundamental.

Já que Davi entendeu o seguinte: Não é o nosso sacrifício que vai agradar a Deus e sim um coração ensinável e disposto a ouvi-Lo (v. 6). Ser obediente a Ele é tudo em nossas vidas já que no livro em 1 Samuel 15. 22b comenta: Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. E aqui! É muito importante entender isso. Não importa o tamanho da nossa oferta ou das obras que estamos fazendo dentro ou fora da Igreja Metodista em Colônia. Se não tiver obediência! Se não tiver amor... De nada serve.

Em Jeremias 9. 23 – 24 nos lembra:  Assim diz o Senhor: não se glorie o sábio da sua sabedoria, nem se glorie o forte da sua força, nem se glorie o rico da sua riqueza,
mas o que se gloriar, que se glorie disso: em ME entender e ME conhecer, que EU sou o SENHOR, que faço o bem, juízo e justiça na terra, disso ME agrado! Diz o Senhor.

Dando continuidade ao texto... Já foi liberado neste Altar que muitas pessoas não vão ler a Bíblia pelo menos neste primeiro momento. Mas, elas querem ler e ver a Bíblia através e por nós que é um grande desafio nos dias atuais.

Davi! Foi um mensageiro de Boas Novas na sua época e a sua história emociona pessoas até os dias de hoje. Ele, verdadeiramente não guardou Toda a Gloria de Deus só para Ele e também para as pessoas da sua casa.  Ele Proclamou e fez conhecida todas as Obras de Deus em sua vida, uma vez que, ele mesmo era testemunha viva das coisas que Deus fez em sua vida.

CONCLUSÃO: Davi nos deixou um desafio... Ser mensageiros de Boas Notícias. Ele disse que iria contar e contou da Fidelidade e da Salvação vinda de Deus para todos em sua volta. E hoje! Quantos estão dispostos a contar e proclamar das Boas Obras de Deus que através de Jesus Cristo  e também pela Ação do Espírito Santo fez em nossas vidas?

Quantos nesta noite! Precisam do Perdão do SENHOR! Creio que todos...


Coloca-se de pé e coloca a mão no seu coração e declare comigo: Amado Jesus, hoje venho à Tua presença com um coração disposto a receber a Tua graça redentora. Apego-me a ela porque sei que por meio da Tua graça alcanço o Teu perdão. Apaga minhas transgressões e afasta de mim toda iniquidade. Que o poder do Teu bendito Sangue limpe até o mais íntimo da minha alma.  Hoje entrego a Ti o meu coração para receber as Tuas mais ricas bênçãos, em nome de Jesus Cristo. Amém. (Declaração 365 Dias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário