sábado, 24 de fevereiro de 2018

A PALAVRA DE DEUS NOS DAR PROTEÇÃO



Texto Motivador: 1 Reis 3. 16 – 28
Então vieram duas mulheres prostitutas ao rei, e se puseram perante ele. E disse-lhe uma das mulheres: Ah! senhor meu, eu e esta mulher moramos numa casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa. E sucedeu que, ao terceiro dia, depois do meu parto, teve um filho também esta mulher; estávamos juntas; nenhum estranho estava conosco na casa; somente nós duas naquela casa. E de noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele. E levantou-se à meia-noite, e tirou o meu filho do meu lado, enquanto dormia a tua serva, e o deitou no seu seio; e a seu filho morto deitou no meu seio. E, levantando-me eu pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando pela manhã para ele, eis que não era meu filho, que eu havia tido. Então disse a outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Porém esta disse: Não, por certo, o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei. Então disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não, por certo, o morto é teu filho e meu filho o vivo. Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei. E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo; e dai metade a uma, e metade a outra. Mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o. Então respondeu o rei, e disse: Dai a esta o menino vivo, e de maneira nenhuma o mateis, porque esta é sua mãe. E todo o Israel ouviu o juízo que havia dado o rei, e temeu ao rei; porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça.

INTRODUÇÃO: Semana passada! Falamos de um D-us que é justiça e julga a nossa causa. Essa semana, vamos falar de um homem, que segundo o conhecimento Bíblico, foi o homem mais rico e mais sábio desse mundo. Seu nome é Salomão, filho de Davi e rei de Israel.

DESENVOLVIMENTO: Neste mesmo capitulo que lemos... Percebemos que Salomão foi a cidade de Gibeom (Gibeão = Cidade do Monte) que era uma cidade levítica de Benjamim (Bíblia Strong Eletronica) e nesta cidade, depois de ter sacrificado mil holocausto naquele dia, o próprio D-us apareceu para ele em sonhos e disse: Pede o que queres que eu te dê. (Conforme o texto de 1 Reis 3. 5).

Salomão naquele momento abre o coração (mesmo em sonhos) para D-us e o lembra das promessas ao qual o próprio D-us fez com Davi seu pai. Se estivesse alguém que caminhasse nos caminhos d`Ele, o Trono sempre seria ocupado por alguém da descendência de Davi...

Mas, como todo chamado, tem em primeiro lugar uma negação e um questionamento disse para D-us: sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar. E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão. A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? (Conforme 1 Reis 3. 7 – 9)

Depois que D-us... Sondou o “coração de Salomão” em sonhos e naquela nesta noite, o próprio D-us liberou sobre ele a “unção do dis-cer-ni-men-to” que segundo o nosso dicionário tem a ver com a capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado. Além de saber avaliar as coisas com bom senso e clareza (https://www.google.com.br).

PRESTE ATENÇÃO! Depois que Salomão recebeu essa “unção”... Percebeu que era sonho e ainda não tinha conhecimento que já tinha recebido. Logo depois, que saiu novamente para fazer holocausto ao SENHOR, voltando se viu numa situação i-nu-si-ta-da.

Duas mulheres prostitutas, ganharam seus filhos quase no mesmo período e ainda por cima, moravam juntas... Só que, houve uma fatalidade naquela casa. Uma das crianças veio a morre, pois, segundo a acusadora, essa mulher deitou sobre o seu filho que veio a falecer.

Porém, ao perceber que seu filho estava morto, numa ação desesperada, tomou para si o filho da outra mulher e começou a tratar como seu filho.

Chegou um determinado momento que começou a haver uma grande discursão sobre de quem era de verdade o bebe.

LEMBRA-SE: Salomão tinha acabado de receber a “unção de dis-cer-ni-men-to” da parte de D-us e logo de cara já pega uma causa dessa, que na minha opinião era muito difícil. Uma vez que, se tratava de uma mãe que viu seu filho numa situação de perigo de vida, do outro lado, uma mulher que acabou de perder seu filho e estava num momento de “pico de Surto Psicótico que é quando um episódio de desorganização da representação da realidade ao qual a pessoa estava vivendo(https://pt.wikipedia.org) ou seja, essa mulher entrou num mundo ao qual não era a sua realidade, uma vez que, a criança não era seu filh. E a criança que estava vulnerável e estava correndo risco de vida.

Porém, existe uma frase que diz o seguinte: Saber ouvir quase que é responder.  (Pierre Marivaux) e Salomão ouviu as duas... E tomou uma decisão que aos olhos humanos poderia ser uma tragédia.

Salomão pediu uma espada e disse que: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei. E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo; e dai metade a uma, e metade a outra.


Olha o que nos diz o texto de Hebreus 4. 12: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Neste exato momento foi revelado algo poderoso no mundo espiritual... Onde que, diante de D-us toda mentira, complô e retaliação espiritual e física cai por Terra... A mulher que gerou a criança no seu ventre... Deu um grito e disse que não precisava fazer aquilo e poderia deixar a criança viva e que ficasse com a mulher que estava alegando que era dela.

Já a outra, desejou que Salomão verdadeiramente cortasse a criança, pois, assim nem ela e nem a outra teriam a criança viva em seus braços. Então! Quem era a mãe? A primeira ou a segunda.

Claro que é a primeira que por ter gerado a criança, se viu numa situação muito difícil ao perceber que aquela criança iria sofrer uma sentença tão grave que era a sua morte.

Salomão ao perceber as atitudes de ambas.... Automaticamente viu quem era mãe de verdade e entregou a criança a mãe legitima.

Sendo Assim! O que esse sermão tem para nos ensinar?

Em Mateus  5. 6 diz: Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. Muitas vezes, pessoas vão tentar roubar aquilo que é nosso. Mas, temos que acreditar num D-us que entra na nossa peleja e Ele vai entrar com providencia. Então! Assim como essa mãe, vai aos pés do Reis dos reis e conte sua causa que tem de tirado a paz.

Já em Deuteronômio 32. 4 comenta: É D-us Fiel, que não comete erros; justo e reto Ele é. Mesmo que demore um pouco, D-us entrar na sua causa... Confie sempre, pois, Ele não erra e a Sua Palavra é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração conforme já aprendemos aqui neste sermão. Preste atenção! Para essa mãe pode ter sido algumas horas só... Mas, que apareceu uma eternidade devido a toda situação que aquilo foi gerado.

Para finalizar! No livro de Salmos 11. 7 nos deixa claro quando revela que: O SENHOR é justo e ama a justiça; os retos verão a sua face... O Espirito de D-us estava sobre Salomão, que na sua primeira causa, pega uma situação tão difícil... Mas, com a ajuda de D-us soube resolver de uma forma extraordinária ao ponto de todo o Israel ouvir o juízo que havia dado Salomão, e temeram a Salomão que já estava reinando naquela nação em lugar de seu pai Davi; porque viram que havia nele a sabedoria de D - us, para fazer justiça.

Assim! Declaro nesta noite que D-us vai entrar na nossa causa e acabar com essa situação de angustia e dor que pode estar tentando nos paralisar ou tirar a nossa paz, seja ela no mundo espiritual ou físico.

PRESTE ATENÇÃO MAIS UMA VEZ: A Palavra de D-us é a única que pode nos trazer sabedoria a nossa vida, esperança para nossa família e a proteção de uma glória eterna. (César Castellanos)

Então! Venha até o Altar e deixa D-us julgar a sua causa neste noite... Pois, tudo aquilo que você gerou, seja no mundo físico ou espiritual, o diabo não vai tomar. Creia e viva a Palavra de D-us que é vida e   traz a Paz... E libero sobre a sua vida: Sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu Poder. (Conforme Efésios . 6. 10).

Que D-us os abençoem grandemente em Nome de Jesus Cristo.

Do seu Pastor e amigo!

Anderson Magno - 24 de Janeiro de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário