domingo, 18 de fevereiro de 2018

ASAS OU RAÍZES



Texto Motivador: Lucas 15. 11 – 31
INTRODUÇÃO: Já ouvimos muitas coisas sobre esse texto... Hoje! Não será diferente. Pois, o texto que acabamos de ler, vai nos dar uma direção em algo poderoso nesta noite.
Hoje vamos aprender a diferença de termos asas e raízes...
DESENVOLVIMENTO: Esse texto nos mostra, que um homem tinha dois filhos. O mais novo, desejou um dia ter asas... Ele queria voar e conhecer o mundo de tão forma que não se importou em pedir antecipado seus bens para o pai.
Que segundo o texto, o pai o entregou tudo aquilo que era seu. Porém, o texto mostra que esse filho mais novo, já com o dinheiro e os bens, mas mãos, ainda ficou na casa do seu.
Agora! Imagina você, desejar sair de casa, com dinheiro no bolso e com idade para curtir sua vida e ainda ficar naquele lugar ao qual você não deseja mais.
Situação difícil essa.
Porém, o texto mostra que esse jovem saiu e viveu a sua vida de maneira louca e sem direcionamento que o amanhã não existia. O tema dele era: Viva o hoje intensamente.
Ter asas é assim... Pois, com asas!Podemos escolher onde queremos pousar, então, ficar em algum lugar ou condição passa a ser uma opção e não a falta de opção. (Marcelo de Elias)
Entretando! Observa que esse filho com asas voou e mesmo com asas e com dinheiro, ele foi parar num chiqueiro. Que segundo o costume Judaico, era algo indigesto e tratar de porcos era algo absurdo, humilhante, rebaixava a pessoa... E ninguém queria.
PRESTE ATENÇÃO: A situação daquele jovem era tão feia que na hora da fome, a pessoa que estava trabalhando naquele chiqueiro, junto com esse jovem, preferiu dar comida para os porcos em vez dele.
Isso mostra a grande realidade de muitos que estão saindo da casa de D-us hoje... Vivem uma vida de desgraça, tristeza, angustia desprezo e solidão. Pois, a vida é assim... Na dificuldade as pessoas se unem e na grande dificuldade as pessoas se afastam. Instabilidade emocional acaba com a pessoa.
Então! Aprendemos aqui que: Viver fora da vontade de D`us e como tratar de porcos.
O filho mais velho... Já tinha raízes. Decidiu ficar na casa do seu pai e ficar ali fazendo seus afazeres. Porém, a motivação dele estava fora dos princípios e da honra.
Observa que no texto! Que o jovem decidiu voltar para da casa pai que lá, até os empregados tinham uma vida melhor... E quando ele chegou! O pai preparou uma grande festa e preparou um novilho.
O jovem estava com a cabeça no mundo... O mais velho! Com a cabeça no novilho, pois, olha o que ele explica para o pai: “Faz tantos anos que sirvo o senhor e nunca transgredi um mandamento seu. Mas o senhor nunca me deu um cabrito sequer para fazer uma festa com os meus amigos. Mas, quando veio esse seu filho, que sumiu com os bens do senhor, gastando tudo com prostitutas, o senhor mandou matar o bezerro gordo para ele!”
O nível espiritual que esse homem estava vivendo era de desonra... E não de fidelidade.
Muitos filhos de D`us são assim... Só desejam está na Casa d`Ele por interesse e não por honra.
CONCLUSÃO: A vida é uma constante tentativa de escolha entre ter raízes ou ter asas. (Guilherme Esteves)... A diferença aqui! Entre o filho mais novo e o filho mais velho era a decisão.

O filho mais velho... Ao falar do seu irmão mais novo para o pai, ele diz: esse seu filho.

Nesta casa entrou o desprezo... E toda vez que entra o desprezo na casa, algo ruim acontece. Já que esse filho mais velho nos mostra que ele se afastou, que o seu semblante mudou e a murmuração estava em seus lábios.

Já o filho mais novo, nos mostra que num momento de lucidez, ele deseja voltar para casa do seu pai e ser tratado como um dos empregados, diferente do seu irmão que ficou com motivações erradas e queria que pelo menos um novilho fosse morto para comemorar com seus amigos.

Qual é a sua motivação para estar na Casa de D`us?

Os dois filhos desprezaram o Pai... Mas, uma atitude muda tudo.

Mas, neste mesmo texto... Observamos o “Pai” acalmando seu filho mais velho e disse: “Meu filho, você está sempre comigo; tudo o que eu tenho é seu. Mas era preciso festejar e alegrar-se, porque este seu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.”
Muitas vezes... Pais e mães carnais e espirituais, muitas vezes, tem que acalmar conflitos familiares ao qual precisa ser resolvida. A diferença é! Com qual sabedoria vamos agir numa situação de conflito.

Três lições tiramos aqui:

Quando te derem asas... Voa com cuidado, pois, talvez possam pousar em chiqueiros.

Raízes! Sem profundidade... Não gera vida, não gera frutos e pode causar a morte.

Cuidado com o desprezo: Pois, tudo que desprezamos! Podemos perder.

O dinheiro ou os bens neste texto não mudou o caráter dos dois irmãos e muito menos do pai... O dinheiro ou os bens só revelou quem eles eram de verdade. Ou seja, o desejo de ganhar coisas potencializou o caráter dos filhos e o caráter do pai. 
           
O filho mais novo... Queria gastar tudo que era seu.

O mais velho... A vaidade de ser reconhecido e de receber honrarias.

O pai...Que sabe que tudo que ele fez, foi para seus filhos e mesmo perdendo uma parte dos seus bens, colocou o “amor e o cuidado” com eles acima de qualquer coisa.

Esse texto nos faz ter um nível profundo de reflexão e analisar sobre ter asas ou raízes.

Entretanto... O que vamos fazer com elas que é importante.

Onde está o seu coração?

Qual desses três personagens você se identifica?

Olha o que disse Salomão em Provérbios 30. 7 – 9: Eu te peço, ó Deus, que me dês duas coisas antes de eu morrer: não me deixes mentir e não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome, ó meu Dos.

Às vezes, não sabemos lidar com os bens ou as bênçãos que adquirimos ou recebemos na casa que estamos. O nível da desonra muitas vezes podem nos levar para caminhos perigosos e se não tivermos vontade de arrumar as coisas ou de reconhecer os nossos erros, podemos morrer no físico, emocional e espiritual.

O diferencial do filho mais novo que ele teve força para voltar e desejou servir seu pai.
Já o irmão mais velho... Desejou se afastar e não aceitar a honraria que aquele pai estava preparando e fazendo para o seu irmão.

Já o pai... Preferiu reconciliar e mostrar aquilo que os uniam em vez daquilo que os separavam.

D`us nesta noite está nos pedindo um momento de reflexão e analise pessoal da nossa vida. O que pode está tentando roubar a presença de D`us em nossas vida.

Será que é a vontade de conhecer o mundo?

Será que é a vontade de ser reconhecido e ganhar honras? 

Será que é a vontade de voar... Mas, sem ter ainda a noção de onde quer pousar?

Será que é a vontade de pedir a herança antecipada?

Que D`us venha nos dar clareza e entendimento dessa palavra... Que possamos analisar a nossa vida e intimidade com Ele neste lugar e que acima de tudo, Ele venha soldar o nosso “coração” para saber o nível de fidelidade que desejamos caminhar com Ele.

Que o Eterno nos abençoe grandemente em Nome de Jesus Cristo... Amém e amém.
           
           
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário