domingo, 1 de abril de 2018

MEMORIAL E IDENTIDADE




Texto Motivador: Lucas 23. 32 – 33 e 39 - 43
32 E também conduziram outros dois, que eram malfeitores, para com Ele serem mortos. 33 E, quando chegaram ao lugar chamado a “Caveira”, ali o crucificaram e aos malfeitores, um, à direita, e outro, à esquerda...
            
39 Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. 40 Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? 41 Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. 42 E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. 43 Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

INTRODUÇÃO: Nesta semana estamos comemorando a Páscoa... Que segundo a Palavra Hebraica significa (Pêssarr) e tem como significado a palavra “passagem”...

No texto Bíblico de Êxodo 12. 26 - 27 nos lembra o por que temos que comemorar essa FESTA quando diz: E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este?
Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao SENHOR, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.
            
É uma FESTA instituída por D-us como um memorial para que os filhos de Israel jamais se esquecessem que foram escravos no Egito, e que o próprio D-us os libertou com as Suas mãos poderosas, trazendo juízo sobre os deuses do Egito e sobre Faraó. 
            
Essa FESTA também tem a ver com um MEMORIAL E IDENTIDADE para lembrar os filhos de Israel que nunca se esquecesse quem foi, quem é e o que deve ser. Da mesma forma, todos os que são discípulos de Jesus Cristo O Mashiach (Cristo) são co-herdeiros e co-participantes das promessas e das alianças dadas por D-us a Israel, pois através do Evangelho que foram espalhados em ISRAEL e são parte do mesmo corpo (judeus e não-judeus).
Assim! Como sendo também da Família de D-us conforme o texto de Efesio 3. 6 que diz: O secreto é este: por meio do evangelho os não-judeus participam com os judeus das bênçãos divinas. Eles são membros do nosso corpo e participam da promessa que D-us fez por meio de Cristo Jesus. Da mesma forma, os ensinamentos deixados pelo Apostolo Paulo aos Coríntios que diz em I Co 5. 8: Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. Os discípulos de Yeshua não-judeus podem e devem também celebrar este memorial... [1]

DESENVOLVIMENTO: O relato que lemos, estava num processo da Páscoa, ou seja, os judeus já estavam entrando no processo das comemorações da FESTA de Páscoa...
            
E foi exatamente, numa semana de Páscoa que Jesus Cristo foi traído, humilhado, vendido, espancado, questionado, açoitado e até mesmo esquecido por aqueles que o seguiam e foram direto ou indiretamente Seus discípulos... Ao lermos a Palavra de D-us, percebemos que não foi uma semana fácil... Pois, um dos Seus discípulos iria Trai-Lo... Outro, iria Nega-Lo e os outros iriam se espalharem e outros se escondenderem. Ou seja, Jesus Cristo, ficaria sozinho naquele momento. Pois, os discípulos sabiam que a morte de Cruz era a mais cruel e covarde que um cidadão daquela época poderia sofrer.
            
Sendo assim, Jesus Cristo! Não quebrou princípios ao aceitar o desafio de cumprir, tudo aquilo que estava sobre a Sua responsabilidade de fazer, que era de salvar toda a humanidade e levanto sobre Ele todos os nossos pecados.
            
PRESTE ATENÇÃO: Que mesmo com a Traição de Judas, a negação de Pedro e os outros fugindo e escondendo por aquela região, Jesus! Não deixou de Ama-los e mesmo num processo de dor e sofrimento, ainda mostrou muito amor por eles e por toda humanidade.
            
Infelizmente muitos de nós estamos traindo e negando a Jesus Cristo nos nossos atos e discursos.... Negociamos demais a Sua Presença por coisas banais e estamos deixando de cumprir nossos propósitos que é expandir o Reino de D-us neste mundo e salva-las e batiza-las no Nome do Pai, do Filho (Jesus Cristo) e do Espirito Santo.
            
Aí! Me chamou a atenção o texto que lemos que fala dos dois ladrões que foram crucificados juntos com Cristo no texto de Lucas 23. Olha que interessante! Momentos antes, alguns discípulos estavam discutindo quem iria sentar na Gloria ao lado direito e do lado esquerdo de Jesus Cristo e naquele exato momento, Ele estava sendo crucificado com dois malfeitores que tem muito a nos ensinar e prestar atenção na nossa caminhada de fé dentro e fora da Igreja de Cristo.
            
No Vers. 39 diz: Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra Ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também: Blasfemar e ser mal falado e caluniado por alguém. Esse malfeitor, esse ladrão... Estava numa situação ao qual, ele estava num momento perigoso da sua vida e mesmo assim, não se rende e não se arrepende de seus pecados diante D`aquele que poderia mudar a sua sorte e o seu destino. Prefere zombar e continuar com a sua prepotência diante daquele que ele mesmo chamou de “Cristo”...  
            
Os Vers. 40 ao 42 nos mostra outra realidade daquela situação:  Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? 41 Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. 42 E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino:

            
Um dos atos mais belo da Palavra de D-us é a atitude de amor e respeito que esse malfeitor teve para com o Nosso Senhor. Esse malfeitor, defendeu a honra de Cristo Jesus e reconheceu seus erros e sabia que o caminho que escolheu era de morte. Porém! Reconheceu seu erro e pediu perdão.
            
Existe um ditado popular que diz: Aqui se faz e aqui se paga.
            
Mas, esse homem! Ficou marcado na história, por causa da sua nobreza ao Reconhecer que Jesus Cristo nada fez para merecer aquilo e até mesmo, sendo um ladrão, um homem que talvez, prejudicou muitas pessoas, e repreendeu seu companheiro.
            
Isto é! Ele defendeu a HONRA de Cristo Jesus... E ainda! Pediu algo Poderoso a Jesus Cristo pedindo para o Senhor lembrar dele quando vieres no Teu reino.
            
E por último! O Vers. 43 que nos mostra Jesus lhe respondendo: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso... Repitam comigo: É preciso, ter fé, coragem e sabedoria... Para, seguir a Cristo Jesus... Esse ladrão! Foi o primeiro a ser salvo e entrar no Paraiso com Cristo.
            
Esse ladrão, assim, como muitas pessoas não fez milagre, não ressuscitou mortos, não salvou ninguém... Mas, uma coisa ele fez: RECONHECEU A CRISTO JESUS COMO SEU SALVADOR.

CONCLUSÃO: Que essa passagem da Páscoa, nos mostra algo poderoso da parte de D-us... Lembra-se! Da onde D-us de tirou... E onde Ele deseja de colocar. Lembra-se! Nós éramos escravos do mundo, do pecado e da ignorância... Hoje! Somos libertos e remidos pelo Sangue de Jesus Cristo.
            
Esse texto! Nos mostra o Poder Salvífico de Jesus Cristo, ou seja, a Salvação através da Cruz do Calvário, que era um lugar de morte e terror e naquele lugar... Tudo que fazia separação entre nós e D-us foi rasgado e Cristo nos regenerou, isto é, nos corrigiu, restaurou, renovou e revivificou para que todos aqueles que Nele Crê sejam Salvos e Libertos conforme o Texto de João 3. 15 que diz: Para que todos que Nele (Jesus Cristo) Crê não venha perecer... Mas, tenha vida eterna.
            
Volto a repeti... O Meu Herói é Jesus Cristo! Morreu naquela Cruz, perdoando um ladrão e salvando o outro.
            
E esse Memorial que aconteceu na semana da Páscoa Judaica... Também, venha lembrar os Cristãos de hoje, que existe um D-us, que através do Seu Filho Jesus Cristo e também pela Ação do Espirito Santo, nos tirou das trevas e nos colocou no caminho da Luz.
            
OLHA SÓ: A mensagem da Cruz tem Poder não por causa do pregador que sou “eu”, mas por causa daquele que foi pregado nela... “Jesus Cristo de Nazaré”. (Apostolo Milton Ebenezer)
            
PRESTE ATENÇÃO NAS PROMESSAS QUE LI ESSA SEMANA... Jesus Cristo disse que viria e veio. Disse que morreria e morreu... Ele também disse, que ressuscitaria, ressuscitou... E disse ainda! Que voltaria e agora é só esperar a promessa se cumprir.
            
Que D-us nos abençoe grandemente em Nome de Jesus Cristo...



[1] http://ensinandodesiao.org.br – Acesso em 31 de Março de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário