domingo, 10 de setembro de 2017

A QUEM PRECISAMOS PERDOA?


Texto Motivador: Lucas 6. 27 – 38

         27  Mas a vós, que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem, 28 bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam.29 Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses. 30 E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. 31 E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também. 32  E, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. 33 E, se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. 34 E, se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. 35 Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. 36 Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. 37  Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. 38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

INTRODUÇÃO: Estamos numa campanha com o título: 70 X 7 O PODER DO PERDÃO. Sendo assim, nestes últimos dias, temos aprendido e estamos sendo desafiados a aprender sobre o poder do perdão.
         Palavra essa, que não é sentimento... Mas, uma decisão.
            Na Palavra que acabamos de ler... Percebemos Jesus Cristo, mais uma vez ensinando seus discípulos algo que no percorrer da sua caminhada seria importante. Não somente para Ele, Jesus Cristo, mas, para seus discípulos e amigos. Pois, olha o que diz Jesus Cristo sobre ser amigo d`Ele em João 15. 15 - 19 que diz: Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
DESENVOLVIMENTO: Na verdade, o que Jesus Cristo nos ensina é! Na época d`Ele, era normal um Judeu odiar um Romano. Pois, um cidadão Romano, ele tinha poder e autoridade sobre qualquer nação e cidadão.
         Aí! Vem Jesus Cristo e ensina que devemos amar os nossos inimigos... Tais palavras, afastaram muitos de Cristo Jesus. Pois, os seus ensinos eram pesados, fortes, relevantes e principalmente tratava caráter de comportamento.
         Amar o outro... Depende de uma força exclusiva da nossa parte.
         Uma vez que, ao pé da Palavra de Jesus Cristo. Ele não estava pedindo que os Judeus tivesse afeição, simpatia, que chamasse os Romanos para tomar um café, almoçar ou jantar em suas casas. Jesus Cristo estava ensinando que, eles precisavam operar um ato de vontade.
         Que na área de Direito é: Na perspectiva de Hans Kelsen, o Direito pode ser compreendido como um plexo de atos de vontade que conferem autenticidade na interpretação da norma. É o sujeito eleito (por uma norma do superior escalão) como competente que cria o Direito, enunciando-o de forma a conduzir as relações sociais. [1]
         Ou seja, nós temos o direito de escolher se queremos fazer ou não... Nós, somos responsáveis pelos nossos atos. Sendo ele bom ou ruim. Por isso, que seguir a Cristo Jesus era uma decisão e não vontade. Uma vez que, vontade! Muitos tiveram. Decisão de verdade! Foram poucas.
         Jesus Cristo! Quando Ele deu esses ensinos. Um pouco antes, percebemos que Ele ensina sobre as bem-aventurança... Que são as supremas felicidades, que só é alcançável pelos santos e justos junto a Deus; através de Seu Filho Jesus Cristo epela Ação do Espirito Santo. Que é cada uma das perfeições evangélicas exaltadas por Cristo no Sermão da Montanha, com suas recompensas específicas.[2]
         Notam que muitos que estavam ali! Eram discípulos e pessoas que o seguiam de vários lugares. Porém, entre eles estavam pessoas desejando serem curadas, além de pessoas atormentadas de espíritos imundos e todos foram curados ao ouvirem a Palavra d`Ele.
         Jesus certa vez se deparou com essa situação em Marcos 1. 23-27: Justo naquele momento, na sinagoga, um homem possesso de um espírito imundo gritou: "O que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus!" "Cale-se e saia dele!", repreendeu-o Jesus. O espírito imundo sacudiu o homem violentamente e saiu dele gritando. Todos ficaram tão admirados que perguntavam uns aos outros: "O que é isto? Um novo ensino - e com autoridade! Até aos espíritos imundos ele dá ordens, e eles lhe obedecem!" 

         PRESTE ATENÇÃO: O espirito imundo estava na Sinagoga e Jesus expulsou ele de lá...
         É uma pena... Que muitos, até hoje, mesmo recebendo uma voz de comando, voz de ordem, direcionamento, Palavras Proféticas, poder e unção. Continuam chegando com as mazelas dentro da Casa de D-us.
         Igreja é um lugar de cura... E amar implica ter uma atitude.
         A palavra liberada tem poder nas regiões celestiais, pois, é onde estão Anjos e demônios lutando constantemente contra e a nosso favor. Um espirito perdoador. Significa que recebemos o Perdão de D-us.
         Pois, o próprio Senhor Jesus Cristo fez isso... Quando Ele foi crucificado, estavam do lado d`Ele, dois ladrões que por estarem ali, fizeram algo de muito ruim no local aonde moravam. Mas, preste atenção, que um dos ladrões debochava e o outro defendia Jesus Cristo...
         Lucas 23. 39 – 43 diz: 39 E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós. 40 Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? 41 E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. 42 E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. 43 E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
         Reconhecer nossas limitações agrada o Coração de D-us através de Seu Amado que é Jesus Cristo.
         Quatro desafios vamos aprender no texto que lemos que são:
         Amai a vossos inimigos: É na verdade dar a eles o mesmo direito que D-us deu para cada um de nós. Pois, somos falhos e pecadores. Então, amar vai depender do meu e do seu esforço em faze-lo. Pois, não é um sentimento amar e sim, uma decisão.
         Fazei bem aos que vos aborrecem: Exige muito de nós... Porém, não é impossível.Uma vez que, as vezes que alguém nos prejudica, somos tentados a nos afastar dessa pessoa, por questões de preservação. Lá no fundo, ainda que não alimentemos um sentimento de vingança, fica aquela vontade de ignorarmos a pessoa. Mas Deus nos orienta a fazer exatamente o contrário.[3]Ou seja, fazer o bem...
      Bendizei os que vos maldizem: Falar bem de quem fala mal da gente é complicado. Entretanto a Palavra do SENHOR nos revela que a medida que medimos as pessoas, vamos ser medidos por eles. Então, vamos tomar cuidado e vamos mudar o nosso comportamento diante de D-us.
         Orar pelos que vos caluniam: Muitas pessoas gostam de falar mal da gente. As vezes com razão, pois, damos motivos. Outras não. Porém, orar por aqueles que vivem fazendo mal da gente! Não é fácil. Mas, o Nosso Senhor Jesus Cristo disse: Orai... Se Ele disse! Disse.
         Olha o que nos diz o texto de Gálatas 5. 14: Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
         Dois mandamentos são necessários para um homem e uma mulher de D-us...
1.     Amar a D-us sobre todas as coisas.
2.     Amar o próximo como a ti mesmo.
         Você Ama a D-us? Você se ama? Então vamos amar os nossos inimigos e aqueles que nos tiram do sério todos os dias... Pois, novamente digo! Que não é fácil! Mas, não é impossível.
CONCLUSÃO: Então a quem devemos perdoar?
1.   A nós mesmo: Faça a seguinte pergunta! Você se sente culpado por algo que fez ou causou, que causou um mal a você ou a outra pessoa? Em 1 João 1. 9 diz: Se confessarmos o nosso pecado, Ele é fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados. E nos purificar de toda injustiça.
2.     Perdoar a D-us: Muitos dos nossos problemas, achamos que D-us é culpado. Por achar, que Ele permitiu determinada situação contra nós. Porém, em Deuteronômio 32. 4 diz: Ele é a Rocha, cuja a obra é perfeita, porque todos os Seus caminhos são justos. D-us é a verdade, e não há n`Ele injustiça.
3.   Nossa mãe:Não retenha sentimentos ruim dele. Libere perdão e procure ter um bom relacionamento com ela. Pois, a Palavra do SENHOR diz em Isaias 49. 15: Pode uma mulher esquecer-se do seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que essa se esquecesse dele, conduto Eu, o SENHOR não me esquecerei de ti.
4.   Nosso Pai: O Salmo 27. 10 declara:  Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá.  Muitos pais, são ausentes na criação dos seus filhos. Muitos, não tem nem o nome do pai na sua identidade. A figura do pai, tem essa função deste a criação e muitos não assumiram seu papel. Porém, D-us sonhou com cada um de nós e quem aceita Ele como Salvador pessoal, nunca mais é órfão de Pai. Então, vamos liberar perdão para os nossos pais.
         Hoje, vamos ficar somente neste quatros pontos... Sabendo que! O primeiro mandamento com promessa é Honra teu pai e tua mãe para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a Terra (Efesios 6. 2 – 3). Libere perdão, e viva uma vida cheia de Graça e de Bondade de D-us. Pois, o perdão é muito importante, não só para nós. Mas, também em nosso lar e fora dele.
         LEMBRA-SE: Perdoar é uma ação de amor, pois, expressa honra ao alguém.
         Que D-us te abençoe grandemente em Nome de Jesus Cristo




[1]  http://emporiododireito.com.br – Acesso em 29 de agosto de 2017 às 16: 12.
[2]  https://www.google.com.br – Acesso em 29 de agosto de 2017 às 16:24.
[3]https://estudos.gospelmais.com.br– Acesso em 29 de agosto de 2017 às 17:12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário