terça-feira, 12 de setembro de 2017

SE FOR POSSÍVEL, QUANDO DEPENDER DE VÓS, TENDE PAZ COM TODOS

Texto Motivador: Lucas 6. 38
            Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos darão...
INTRODUÇÃO: Na verdade, gostamos de pegar esse texto, para ministrar na hora da oferta. Porém, esse texto é mais usado para pretexto do que verdadeiramente para seu contexto original.
            Em Lucas 6... Percebemos algo interessante sobre Jesus Cristo. Ele ensina uma série de coisas como a interpretação do sábado. Pois, Ele fazia curas, libertação e restituição num dia que é considerado descanso. Assim, mostra que depois desse pequeno debate, também saiu para orar e passou a noite orando a D-us para a escolha dos 12 homens que iriam caminhar com Ele diretamente. Ou seja, os Seus discípulos, mais tarde conhecidos como os Apóstolos.
            Neste mesmo texto, nos mostra um dos sermões mais bonitos de Jesus Cristo, que foram as Bens - Aventuranças que representam o caminho da felicidade. Fala também sobre os ais... Que era uma forma de dor ou desagrado, contraria da forma das Bens – Aventuranças. Pois, nestes ais Jesus Cristo estava desvalorizando o amor pelas coisas da vida Terrena.
            Além é claro do amor ao próximo e sobre a questão de julgarmos as pessoas e não as suas atitudes... Li duas frases que diz o seguinte: Pessoas inteligente falam de ideias e não de pessoas. Se é para julgar as pessoas... Julguem suas atitudes.
            Na leitura que fizemos, nos fala de um juízo te-me-rá-ri-o, que nos mostra na verdade o seguinte: Que é o julgamento apressado, arrogante, baseado em impressões, em informações de segunda mão, em maledicência e no “ouvi dizer”. Para o julgamento não ser temerário, a sua motivação precisa ser trazida à tona e examinada. Por trás do juízo podem estar a inveja, o ciúme, a competição e o desejo de vingança. Em outras palavras, o auto-julgamento deve preceder o julgamento alheio... [1]
            O mandamento de Jesus Cristo neste episódio é bem claro conforme o texto de Lucas 6. 37 que diz: “Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus”.
            Um julgamento neste caso, ele tem como objetivo o propósito de destruir a reputação de alguém e levar ao desprezo. Nesta Campanha, aprendemos que, muitas vezes, somos assassinos mentais. Pois, matamos pessoas nos nossos pensamentos, evitando assim, manter um relacionamento de paz uns para com o outros. A Palavra de D-us em Romanos 12. 18 diz: Se for possível, quando depender de vós, tende paz com todos...
DESENVOLVIMENTO:  Em Lucas 6. 37 – 38 nos chama atenção para três princípios negativos que muitos homens e também mulheres. Além de Pastor e membros de Igrejas estão tendo nestes últimos anos que são:
            JULGAR AS PESSOAS:  É na verdade tomar decisão, deliberada na qualidade de juiz ou um árbitro. Além de formar conceito, emitir parecer ou opinião sobre (alguém ou algo). Uma das caraterísticas, mais tristes que estamos passando no momento atual dentro e fora da Igreja. Muitas vezes, nossos julgamentos têm mais tirado pessoas da Presença de D-us do que aproximando.
            Exemplo: Quando alguém, que não é dessa Igreja... Nos perguntam como que é a nossa Igreja, seu Pastor, seus líderes e os membros dela! Qual é a resposta que estamos dando para elas? Boa ou ruim. Se é boa! Que D-us te abençoe grandemente... Porém, se for um relatório ruim! O que você está fazendo nela ainda? Pois, se ela não nos serve! O que estamos fazendo aqui? Pois, a Palavra diz: A medida que julgarmos, vamos ser... Julgados.
            CONDENAR:  E na verdade proferir um juízo, sentença ou decisão sobre alguém ou uma instituição como no caso que acabamos de entender. Sei e entendo que, muitas pessoas foram feridas e machucadas. Porém, o ato da condenação, nos fazendo juízes dessas causas. Estamos na verdade, anulando o Agir de D-us na vida dessas pessoas ou instituições.
            O que temos que entender é o seguinte... Em Isaias 33. 22 diz: Porque o SENHOR é o nosso Juiz; o SENHOR é nosso Legislador; o SENHOR é o nosso Rei; Ele nos salvará. Então, vamos deixa-Lo ser D-us e o Nosso Juiz. Uma vez que, a nossa atitude é deixar tudo nas Mãos d`Ele para que numa decisão de máximo um minuto, ao qual, poderíamos parar e respirar mais um pouco, não viemos a nos arrepender por toda nossa vida. Então, a Palavra do Senhor nos alerta sobre isso: Não condeneis... E não sereis condenados.
            PERDOAR: É remissão de pena, de ofensa, de dívida e até mesmo um pedido de desculpa ou ser desculpado. Já que aprendemos nesta Campanha que aquele ou aquela que não perdoa... Tanto ele como a outra pessoa, ficam presos em ambientes espirituais. Onde a Shalom de D-us que também é a Paz completa nunca chega na vida dessas pessoas.
            Em Mateus 7. 3 comenta algo interessante sobre esse mesmo texto que acabamos de ler e diz: Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho?
            O diabo tem tentando enganar muitas pessoas dentro e fora da Igreja... Ao não deixar, que nós, paramos um pouco e refletimos sobre essas coisas que nos impede de ver a Gloria de D-us. A cada dia que passa... Tenho compreendido sobre o sucesso que vem da parte de D-us. Creio que o sucesso Cristão é uma delas.


            Pois, seguir os Mandamentos de Jesus Cristo é muito forte. Pois, Ele mexeu com uma instrutora de séculos e séculos de pensamentos egoístas e mesquinho que vivia o povo da Sua época. O povo Judeu, se achavam exclusivos e não queriam manter relações com outros povos.
            Jesus Cristo vem, e vem para aqueles e aquelas que o Receberam de todo o Coração. Uma vez que, estamos aprendendo demais, que Ele, por falta de fé e obediência das pessoas, precisou de cumprir Seus Milagres e Prodígios em outros lugares.
            Pois, em João 1. 11 diz que: Ele Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
            PRESTE ATENÇÃO: Vamos parar de negar Jesus Cristo. Uma vez que, todas as vezes que quebramos um dos Seus ensinos... Estamos Negando-O e a verdade d`Ele! Não está em nós.
            O que estamos ensinando neste penúltimo dia de Campanha é: Uma vida atualizada conserva a esperança mesmo diante da opressão e de tormentosos sofrimentos. Mesmo diante dos problemas ou dificuldades que entramos por falta de perdão. D-us quer nos dar novidade de vida, para podermos avançar, sobreviver e ter esperança num futuro melhor de paz e alegria. [2]
sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.
            Na nossa alma... Estão os sentimentos, emoções, intelecto e vontade. Fala o que quer! Ouve o que não quer e aí! Quem fala muito, atrai perturbação.
            O Salmo 84. 1 – 5 nos mostra a atitude de uma vida que anda nos caminhos do SENHOR: Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!
A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo D-us vivo. Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e D-us meu. Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.
            Tudo que estamos aprendendo nesta Campanha é muito difícil... Mas, a Graça de D-us que é Maior que as nossas dificuldades, tem nos ajudado e nos fortalecido. Meu desejo nesta Campanha é que tenhamos um “coração ensinável” e que possamos prestar atenção no que a Palavra de D-us tem nos mostrado nestes últimos dias. Que O Eterno nos abençoe grandemente.



[1] http://www.ultimato.com.br  – Acesso em 12 de setembro de 2017 às 16:15.
[2] 12 Dias para atualizar a sua vida. Pg. 170

Nenhum comentário:

Postar um comentário