domingo, 10 de setembro de 2017

CUIDADO COM O DESPREZO

Texto Motivador: 2 Samuel 6. 16

"... Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do Senhor, o desprezou no coração" 
INTRODUÇÃO: Hoje! Desejo ministrar algo poderoso para a Igreja... Ao qual, cada um de nós, precisamos prestar atenção para acabar com isso na nossa vida e também que é o desprezo. Segundo especialista, toda vez que, na Bíblia relata que houve um desprezo... Aconteceu algo de ruim dentro e fora do mundo espiritual, dentro e fora de um relacionamento e também na vida financeira. Ou seja, toda vez que, houve um desprezo, logo em seguida houve uma perda.
A história de Davi e Mical, começou com uma linda história de amor.
Certa vez, Saul estava numa batalha, onde os irmãos de Davi estavam presentes. Porém, existia um grande homem, que segundo pesquisadores, tinha mais ou menos 2 metros e 90 centímetros de altura, era forte e ainda tinha conhecimento militar, ou seja, de guerra. Ele, disse naquela batalha conforme o texto de 1 Samuel 17. 10 o seguinte: Eu desejo desafiar hoje o exército de Israel! Mandem um homem que venha lutar comigo! Aí no versículo 11 nos mostra que: Tanto Saul, como o exército de Israel tremeram de medo.
Esse gigante, na verdade passada duas vezes por dia, durante mais ou menos quarenta dias e dizia a mesma frase... Eu desejo desafiar hoje o exército de Israel! Mandem um homem que venha lutar comigo!
Entretanto! Certa vez, o pai de Davi! Jessé... Pediu para Davi fazer um favor para ele e também para seus irmãos, ao levar mantimentos para eles para saber se estava tudo bem com os irmãos.
Davi... Deixou tudo e foi. Chegando lá, viu que estava bem seus irmãos e teve a oportunidade de ver os Filisteus, juntamente com Golias, desafiar o exército de Israel. Entretanto, ele observou que toda vez que o gigante Golias saia e desafia o exército de Israel, eles corriam.
Porém, Davi ficou sabendo que existia uma recompensa para quem matasse o gigante... O prêmio era: Grandes riquezas, a família do soldado ficaria livre de pagar imposto e ainda por cima, Saul, daria sua filha como esposa para quem fizesse tal ato. Conforme nos mostra o texto de 1 Samuel 17. 25.  Davi perguntou isso para vários soldados, até que a sua curiosidade chegou até Saul o rei de Israel ao qual ficou preocupado com ele e disse que ele não iria lutar, pois, era jovem... Entretanto, Davi disse a Saul: O teu servo vai lutar com Golias.

DESENVOLVIMENTO: Neste período! Davi prestou conta a Saul dizendo o motivo que ele tinha confiança para lutar com Golias: No mesmo capitulo, versículo 37 Davi disse: O SENHOR me livrou da mão do leão e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te embora, e o SENHOR seja contigo. Ou seja, vai e lute... E que D-us te abençoe.
Adiantando um pouco a história... Davi! Foi ao campo de batalha e olha o que aconteceu conforme o texto de 1 Samuel 17. 42 – 51 nos mostra...
A primeira lição que aprendemos aqui... Não despreze um homem ou uma mulher de Deus. Muitas pessoas, não dão credito ou não acredita em você, por algo que eles acham. Mas, não são essas pessoas, que sonhou com você bem antes de você nascer e sim D-us. Pois, volto a dizer: Quem te define é D-us. Golias desprezou um homem que foi escolhido por D-us e perdeu sua guerra.
Davi também... Foi desprezado pelo seu pai e seus irmãos. Não diretamente! Mas, indiretamente, pois, onde se viu, um pai que sabe que tem sete filhos... Lembra-se de todos e esqueceu o mais moço. Assim, como seus irmãos na guerra! Ou perceber nele, segundas intenções, desprezou seu comportamento!!! E no Salmo 51. 5, Davi dar um grito dizendo: Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe...  Nos deixando mais uma vez preocupado, com a vida, que tanto ele sofreu deste do seu nascimento. Pois, na Palavra de D-us, não me lembro de ter ouvido falar sobre a vida da mãe de Davi.
A segunda coisa que aprendemos aqui é o que lemos em Isaias 49. 15 que diz: “Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, Eu o SENHOR nunca esqueceria vocês. Mesmo que seus parentes mais íntimos... Inclusive, seu pai ou sua mãe, não ligue pra você. Lembra-se! O SENHOR nunca esquecerá.
           
Porém, o que podemos aprender com o texto que lemos sobre a atitude de Mical? Aprendemos que, uma atitude pode mudar nosso destino, casamento, relacionamento, amizades, alianças, trabalho e até sonhos.

Davi! Quando viu a filha de Saul ficou apaixonada. O nome de Mical em Hebraico é: Quem é como D-us... Não podemos dizer que ela foi a esposa ideal, a esposa que estava no centro da vontade de Deus. Mas, mesmo assim, ela fez parte do plano do SENHOR para a vida de Davi. Certa vez, Saul o pai dela, queria matar Davi por causa do desprezo que ele sentiu, quando ouviu as mulheres dançando e cantando o seguinte umas para as outras: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares. Conforme o texto de 1 Samuel 18. 7 nos mostra.

A terceira coisa que aprendemos é: Talvez, alguém de elogiou... Mas, a pessoa que ouviu, não gostou, pois, se sentiu menos importante que você. Algo, talvez entrou no coração dela ou dele, mas, não esqueça e não leva para o seu coração: Pois, em Provérbios nos ensina que: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes de vida”.  Então! Viva e viva com abundância.
           
Saul, desejava matar a Davi... Aí! Mical, sabendo disso: Fez algo maravilhoso conforme o texto de 1 Samuel 19. 12 que diz: "Então Mical desceu a Davi por uma janela; e ele se foi, e fugiu, e escapou". Ela o ajudou, eles eram cumplices, estavam se gostando, ao ponto, que um dia, Saul pediu algo para Davi para tentar legitimar o relacionamento com Mical, sendo que ela não era primeira opção para Davi, e sim a filha mais velha Merabe... Porém, ela já estava comprometida com outro rapaz e aí Saul, mais uma vez, oferece sua filha Mical... Saul! Pediu a prova de 100 homens filisteus mortos... Davi fez o que foi pedido, porém, ele fez o dobro e ainda por cima trouxe 200 pre-pú-ci-os. Preste atenção: O pai de Davi! Mandou ele levar pão... Ele voltou com uma cabeça de gigante.

A quarta coisa que aprendemos é que tudo que é pedido para um/a homem ou mulher de D-us, faça em dobro. Faça com honra e com prazer, pois, a nossa promoção e o nosso galardão está no céu. Pois, talvez, alguém vai nos pedir algo, achando que não vamos conseguir ou que não somos capazes de fazer.

Porém muitos altos e baixos aconteceu no relacionamento desses dois... Pai, que não gostava do seu genro. Pessoas, valorizando somente a atitude de Davi, ela, Mical que casou com outra pessoa, pois, seu pai não deixou os dois casarem com a sua bênção... E veja só, Será que a amargura tomou conta do seu coração ao ver que nada do que ela havia sonhado aconteceu? Infelizmente! Ela desprezou os pequenos começos... O que ela não entendeu, que ela casou com um homem integro, que respeitava seu pai Saul, era um homem que tinha honra e fidelidade com o rei... Além, de ser um homem segundo o Coração de D-us. Ou seja, ela tinha tudo para estar num relacionamento saudável se ela não tivesse desprezado a Davi.

Em 2 Samuel 6. 14 nos mostra o motivo por que ela desprezou a Davi: Davi, vestindo um manto sacerdotal de linho, dançou com todo o entusiasmo em louvor a Deus, o SENHOR. Na verdade! Esse texto é não explicado. Pois, essa vestimenta é considerado um éfode de linho, ou seja, uma vestimenta mais curta para um homem... A roupa de baixo para ser mais exato. Porém, para Mical... Davi, seu marido estava se rebaixando diante do povo. Porém, o que ela não entendeu  era que Davi estava as saltos e danças diante do Senhor foram expressão de alegria e de louvor a Deus. A dança de Davi (descrita em 2 Samuel 6:14) foi uma forma de regozijo religioso, uma expressão da alegria na ocasião do retorno da Arca da Aliança a Jerusalém. O rei David e toda a casa de Israel trouxeram a Arca do Senhor com brados [de alegria, entusiasmo] e com trombetas, e David dançou como numa [acrobacias] diante do Senhor. Ele tomou o lugar de um escravo na cabeça da procissão para expressar honra a Deus.... Seu desejo de ser o escravo do Senhor mostra os verdadeiros propósito e intenção de sua adoração. [1]          

O quinto aprendizado é... Talvez as pessoas não estão entendendo o motivo da sua dança ou canção... Mas, não esquenta: Pois, em 2 Corintios 5. 13 diz: Pois, se enlouquecemos, é por amor a Deus; se conservamos o juízo, é porque nós O Amamos. 

CONCLUSÃO: Davi... Depois, desse desprezo da sua esposa. NUNCA mais foi a mesma pessoa. Assim, como Mical. Davi entre trancos e barrancos, viveu os propósitos de D-us e errou e acertou muito na sua vida. Ao ponto, de se entregar para uma outra mulher, matando um dos seus oficiais. Ou seja, aquele casamento estava ACABADO pois, não vemos momento nenhum um pedido de desculpa de Mical para Davi.

Mical! Desprezou uma alegria do seu marido e ficou estéril.
Jessé! Desprezou Davi ao esquecer que ele estava no campo, não ouvimos mais falar sobre ele.
Os irmãos de Davi! Desprezou seu irmão... Pois, julgaram que sabia das suas intenções, nunca mais se ouviu sobre eles.
Golias! Desprezou Davi... Morreu no campo da batalha.
Os Filisteus... Desprezou Davi e morreram.
Ou seja, onde houve desprezo! Houve perda...

Assim, como Davi também desprezou um dos seus oficiais e houve uma perda de duas vidas... Beteseba, perdeu seu marido e o filho que estava esperando do Rei Davi.

O que podemos aprender com isso?

Coisa simples: NÃO DESPREZE OS PEQUENOS COMEÇOS.
           
           
             
           




[1]  http://solascriptura-tt.org – Acesso em 03 de Setembro de 2016 às 17:41.

Nenhum comentário:

Postar um comentário