domingo, 10 de setembro de 2017

O SENHOR SE LEMBRA...

Texto Motivador: ZACARIAS 4. 1 – 14

E tornou o anjo que falava comigo, e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono, e me disse: Que vês? E eu disse: Olho, e eis um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite no cimo, com as suas sete lâmpadas; e cada lâmpada posta no cimo tinha sete canudos. E, por cima dele, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda. E falei e disse ao anjo que falava comigo, dizendo: Senhor meu, que é isto? Então, respondeu o anjo que falava comigo e me disse: Não sabes tu o que isto é? E eu disse: Não, Senhor meu. E respondeu e me falou, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos. Quem és tu, ó monte grande? Diante de Zorobabel, serás uma campina; porque ele trará a primeira pedra com aclamações: Graça, graça a ela. E a palavra do SENHOR veio de novo a mim, dizendo: As mãos de Zorobabel têm fundado esta casa, também as suas mãos a acabarão, para que saibais que o SENHOR dos Exércitos me enviou a vós. 10 Porque quem despreza o dia das coisas pequenas? Pois esse se alegrará, vendo o prumo na mão de Zorobabel; são os sete olhos do SENHOR, que discorrem por toda a terra. 11 Falei mais e disse-lhe: Que são as duas oliveiras à direita do castiçal e à sua esquerda? 12 E, falando-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois raminhos de oliveira que estão junto aos dois tubos de ouro e que vertem de si ouro? 13 E ele me respondeu, dizendo: Não sabes o que é isto? E eu disse: Não, Senhor meu. 14 Então, ele disse: Estes são os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a terra.

INTRODUÇÃO: Zacarias foi Profeta e Sacerdote... E cumpriu muito bem seu papel de incentivar o povo a voltar a construir o Templo de Adoração ao Eterno. Uma vez que, os Judeus, que não se preocupavam mais com a reconstrução do Templo, haviam a edificar casas para si mesmos, e seu interesse pelas coisas do SENHOR havia se esfriado como nos explica o Texto de Ageu 1. 1 – 6. [1]
DESENVOLVIMENTO: Vamos perceber nesta leitura, que Zacarias recebeu oito visões e que segundo pesquisadores Bíblicos, essas visões, não entra na categoria de visão Apocalíptica, ou seja, visões proféticas e escatológicas, mas, sim numa visão Hermenêutica que é interpretação do texto no sentido da Palavra.
        O Livro de Zacarias nos chama atenção, pois, nos dar um alerta que o SENHOR, mais uma vez, percebe que o Seu povo, estavam dispersos e o SENHOR alerta a Zacarias a exortar ao povo para voltar aos caminhos d`Ele... PRESTE ATENÇÃO: A revelação de sonhos é muito levada à seria para quem recebe e a Palavra do SENHOR, conforme nos mostra o texto de Jeremias 23. 28 já nos alertava sobre isso quando diz: O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade... Ou seja, entregar a visão na essência da verdade revelada e não achada.
        O Anjo, segundo Zacarias, o despertou do sono e perguntou! O que vês?
        Zacarias aqui, tinha que ser bem claro e objetivo na sua resposta... Ele, respondeu o que via nos seus sonhos, porém, não sabia o que significa. E teve a humildade de perguntar ao Anjo o que era aquilo que ele sonhou e o Anjo respondeu lhe dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos (Zacarias 4. 6).
        O que podemos aprender com essa frase do Anjo do SENHOR revelado a Zacarias? Que o problema não é o conflito! Quais conflitos Pastor Anderson? Das crises, das emoções, desânimos, tristezas ou de guerras internas ou externas) mas... O modo de resolve-las.
        Que segundo o Anjo! Não seria por força ou violência... Porém, pelo Espírito de D-us. O Espirito Santo de D-us, Ele é capaz de controlar todo um Exército de guerreiros e até mesmo todas as potestades que tentam atrapalhar o avanço das coisas de D-us. E que se estamos passando crises, o nosso Consolador, O Espírito Santo, vem em nosso favor e a favor do Seu povo.
        Uma frase de Baruch Spinoza (Racionalista e Filosofo) diz: Que a Paz não é a ausência de guerra. É uma virtude, um estado mental, uma disposição para benevolência, confiança e justiça. Nesta época! 520 anos Antes de Cristo... Não é difícil entender que a maioria das conquistas eram feitas através de guerras e grandes conflitos. Já que o conceito humano é você ser hostil, forte, inflexível e severo. Aí vem essa frase poderosa do Anjo de D-us nos alertando: Não é por força e nem por violência.
        Zarobabel... Recebeu a responsabilidade de reconstruir o Templo em Jerusalém, ele era um príncipe da casa real de Davi que, não de direito, mas de fato, agia como se fosse um governante real no meio do povo, sendo figuradamente um “ungido” e escolhido por D-us para fazer uma grande obra.
        Às vezes! As pessoas não vão lhe dar importância... Acusando que você é filho de fulano, nasceu em tão lugar, que a sua vida era isso ou é aquilo. Mas, não são as pessoas que lhe define e sim D-us. E se Ele disse “Amém” quem somos nós para discordar da Palavra d`Ele. Pois, isso aconteceu até mesmo com o Nosso Salvado: Quando falaram, esse não é Jesus de Nazaré! Pode vim alguma coisa boa de lá? Ele não é filho de José e Maria? Ele é o carpinteiro heim... O que Ele está fazendo?
        O fato é... Que o SENHOR se lembra de nós. Ele nos tirou da morte para vida. Nos tirou do caminho escuro e nos colocou na luz.
        A grande verdade! É que tanto o profeta Ageu, como Zacarias... Tiveram a responsabilidade de encorajar a moral e a espiritual do povo para a retomada do trabalho no Templo, eles tinham como obrigação, certificar que a tarefa estava sendo executada e sempre alertar que a apatia que é a falta de interesse ou comoção não viesse atingir o povo de D-us.
        Existem muitas pessoas no meio evangélico que precisam se despertar para as coisas de D-us... Deixar de ficar desanimados e avançar, romper, conquistar e acima de tudo acreditar. Por isso, saber interpretar uma visão ou um sonho vindo da parte de D-us é fundamental.
        Outro ponto interessante neste texto é entender que os Judeus mais velhos... Ficaram decepcionado. Pois, o novo Templo não tinha nada haver com o antigo em questões de tamanho construído por Salomão. Mas, preste atenção: O maior e o mais bonito nem sempre é o melhor.
         E aqui! Fica uma lição linda para cada um de nós... O que fazemos para D-us, aos olhos humanos pode parecer pequeno ou até mesmo insignificante no momento. Mas, o SENHOR fica feliz e Brada forte não pelo que é grande ou mais bonito... Mas, o que é certo. Ou seja, vamos ser fieis aos pequenos começos que D-us vai fazer coisas grandes através de nós e por nós. Assim, como foi com Zarobabel com o prumo nas mãos. Uma vez que, ele tinha que começar certo e acabar certo a responsabilidade que o SENHOR lhe deu.
        Apesar do prumo parecer insignificante aos olhos do SENHOR... Era um passo de fé que o Alegrava... A colocação do primeiro tijolo é tão importante quanto o últimos. Pois, nada deixa de ser notado por D-us conforme o texto de Hebreus 4. 13 que nos revela que: E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
        Esse texto, tem um grande segredo para nós! Vamos ler os versículos 2 e 3 desse texto: Olho, e eis um castiçal (candelabro) todo de ouro, e um vaso de azeite (óleo) no cimo, com as suas sete lâmpadas; e cada lâmpada posta no cimo tinha sete canudos. E, por cima dele, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda.
        O Candelabro: É um símbolo de Israel... Que representa Luz para todo o mundo. Depois, da queda de Israel, ela se tornou símbolo da Igreja de Cristo, que tem a mesma obrigação de levar Luz de D-us para os que estão nas trevas, perdidos e sem uma casa para congregar.
        O óleo: Representa o preenchimento do Espirito Santo em nossa vida para que essa Luz nunca acabe ou apague dentro de nós.
        Em Êxodo nos mostra isso bem claro quando diz: Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira, batido, para o candelabro, para que haja lâmpada acesa continuamente.         
        Temos que ser um diferencial neste mundo corrompido onde nos alerta o texto de Filipenses 2:15,16  que diz: Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de D-us inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.




[1]  Enciclopédia da Vida dos Personagens Bíblicos de A a Z: A vida dos Principais Personagens Bíblicos em Detalhes. Pg. 462. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário